Bem, esse tópico é um aviso, um blog e uma pergunta. Desde novo fui sempre "atleta", tendo praticado 5 anos de Jiu-jitsu, 3 de muay thai, corria também bastante, jogava bola direto, entre outros. Cuidava relativamente da alimentação, e era considerado bem atlético e forte pra minha idade. Tinha gente que achava que tomava até bomba, com menos de 15 anos lol...bem nessa idade comecei a conhecer baladas, e a maior desgraça da vida, que foi começar a fumar. Logo estava viciado, e aos 17 já fumava pelo menos uma carteira por dia. Continuava enchendo a cara umas 2x por semana, quando ia pras night, sem contar carnaval, viagens com amigos, jogos juridicos, october fest, rodeios como barretos, etc...onde se passa uma semana inteira enchendo a cara. Continuei com os esportes, mas agora me voltei pro fisioculturismo. Fui direto pra academia uns 3 anos, dos 17 aos 20, tendo atingido a marca de 87kg, 1,74 de altura, 7% de gordura de corporal. Problema que para isso me entupi muito de suplementos, que apesar de parecerem inofensivos, sobrecarregam demais o fígado e rins, atingem indiretamente o sistema hormonal, para seu processamento. "Asteroides" nunca tomei, nem ECA e coisas do tipo, felizmente. O principal foi que parei de fumar...fiquei 1,5 sem botar um cigarro na boca! As noitadas regadas a alcool continuavam. Comecei a fazer dietas tiradas de livros de fisioculturismo, como uma "dieta anabólica", na qual vc comia só carne e gordura praticamente, sendo carboidrato liberado aos sábados...
Após isso só veio decaída. Após passar uns 3 meses sem ir pra academia, por motivo de viagem, desanimei totalmente. A queda em força e tamanho foi muito abrupta, entrei até em depressão. Não bastou um mês e eu tinha voltado a fumar, exagerar mais ainda nas baladas, e agora era um sedentário completo. Comecei a passar o tempo com coisas inúteis, como o próprio Tibia, entre outros.
Ano retrasado resolvi tomar um jeito, e voltei de leve pra academia. Botei na minha cabeça que ao menos ia me exercitar e ficar fortinho, pois estava um frango pançudo, e assim fiz. Completei 1,5 de treino regular, tendo aumentado pelo menos uns 8kg de músculo, e sem tomar quase nenhum suplemento, apenas whey protein, bcaa e um complexo de vitamina de vez em quando. Cheguei no fim do ano passado com 85kg, mas com 20% de gordura, por que parei de cuidar da alimentação. Nunca estive tão gordo, mas quase ninguém nota por que to fortinho, e daí esconde um pouco. As noitadas e cigarro não diminuiram, completei uns 4 anos enchendo a cara 2x por semana em média (e é encher mesmo, coisa de no mínimo meia garrafa de vodka cada vez), e fumando 2 carteiras por dia.
Acontece que um primo meu, que levava uma vida parecida, assim como todos meus amigos, resolveu fazer um checkup. Deu na ecografia que o cara tava com esteatose, gordura no fígado, e hipertensão. Tem a mesma idade que eu, 24. Resolvi fazer o mesmo e quase caí pra trás. Esteatose felizmente não tinha, mas estou com colesterol, acido úrico e triglicerídios em nível estorado. Índice piores que do meu pai, com 60 anos, e a mesma predisposição que eu. No teste de esforço que fiz, nunca passei tanta vergonha....não guentei correr nem 3 minutos, depois de ter andado 5, e já tava com a pressão e batimentos estorados, além de palpitação no coração, etc....
Moral da história...ao mesmo tempo que to fortinho, aparentemente bem, na verdade to um gordo e podre por dentro. Foi realmente um grande baque pra mim. Com 24 anos e já to tomando 3 remédios de velho...
Agora tomei vergonha na cara, e já nessa segunda fui a uma nutricionista. Ela me falou que o peso ideal é 78, ou seja, tenho que perder 6. Passou uma dieta beeem balanceada, e tenho que combinar com exercícios, para melhorar a saude, e também consequentemente a estética. Espero que mude meus hábitos para o resto da vida...já prometi não beber por um longo tempo, e mesmo depois se beber, beem moderadamente. Cigarro vou largar esse mês também.
Ufaa...após esses relatos, gostaria de saber se alguém aqui tem esses problemas de saúde, apesar de jovens, e se fazem cagadas igual eu fiz, como dietas suspeitas, suplementos pesados, abuso de alcool e cigarro, e sedentarismo. O que você faz para cuidar da sua saúde?
Eu achava que meu corpo era de ferro...podia brincar e tals, levando em consideração sempre a estética...mas acabei de ver que a coisa séria. Estou aqui na real pra alertar a galera que tá começando a vida de night, ou tá sedentário...pois se eu mantivesse essa vida por muito tempo logo estaria morto...seja de cirrose, infarto, entre tantos problemas.
Abraços!