Som no Tibia: Tópico Oficial de Discussão. Venha participar!
Olá, tibianos do fórum! Por favor, leiam o tópico todo! :)
Eu criei esse tópico com a intenção de mostrar os prós e contras da possibilidade de colocar som no Tibia. Com certeza esse assunto já foi muito comentado e muitos tópicos foram criados sobre isso, mas pretendo fazer desse tópico o mais profundo sobre o assunto, que certamente é um assunto bem polêmico. Isso mesmo, não será mais apenas um tópico falando “som no Tibia seria legal” nem nada do tipo. Será uma discussão profunda, séria e ampla, por isso, peço que todos colaborem. Tentarei mostrar os benefícios que o som traria ao jogo e darei espaço para todos criticarem e comentarem. Só peço que, por favor, não postem comentários do tipo “nem ligo pra isso, não faria diferença, seria perda de tempo, pra quê mexer nisso agora, dúvido que iam fazer isso” e semelhantes. Conto com a colaboração de todos aqui. Já há muito tempo venho pensando em trazer esse assunto à tona. Já vi falarem bastante disso, mas dessa vez vou ir fundo mesmo! E não é só um tópico de curiosidade: estou determinado a cavar realmente fundo e até sugerir isso oficialmente para a CipSoft. Se você não leva essa empreitada a sério, por favor, não precisa comentar: o assunto aqui será levado a sério. Mais uma vez, conto com a colaboração de todos. E claro, se você veio aqui pra comentar que não gostaria de som no Tibia por qualquer motivo, leia mais abaixo, tem uma seção especialmente para você! Leia tudo com atenção e deixe sua opinião!
Som no Tibia: pra quê?
Muitos de vocês devem ter pensado isso. Direi aqui os benefícios que eu acredito que a implantação de som no Tibia traria a nós. Você já deve ter lido em algum lugar que eles realmente pensaram em colocar som no Tibia em 1999, e até hoje Tibia não tem nenhum som! Tirei um trecho da Wikipédia:
Citação:
Postado originalmente por Wikipédia
“Em 1999 havia o seguinte texto na página do jogo: "Sound will definitely be implemented. This will take some time, but the sound tracks can be composed meanwhile. The format will be MIDI[1], que quer dizer "O som definitivamente será implementado. Isso tomará algum tempo, mas as faixas de som podem ser compostas nesse meio tempo. O formato será MIDI".”
Primeiro de tudo: de que tipo de som você está falando? Se você pensou em sons irritantes, músicas enjoativas e barulhos estridentes e repetitivos, parecidos com sons de celular, sossegue, não é nada disso. Basicamente, vamos pensar em dois tipos de sons: música ambiente e efeitos sonoros.
Música ambiente seria, por exemplo, uma música para cidades, para um determinado local, para cavernas, quests, viagens, etc. Poderia ser uma música calma e leve, até alguma um pouco mais agitada. Imagine poder ouvir sons tranqüilos como pássaros cantando, o som da grama, de água pingando em alguma caverna, de anões martelando ao longe, e tudo isso com uma música leve que combine, tocando ao fundo.Tudo respeitando o ambiente medieval, então possíveis instrumentos seriam flautas, harpas e afins, mas não pense que isso seria chato e entediante! Pelo contrário. Tenho certeza que bons compositores fariam músicas maravilhosas, calmas, relaxantes e até tensas e animadas.
E os efeitos sonoros? Talvez seja a parte que mais preocupa os tibianos ao tocarem nesse assunto. É comum pensar em sons chatos e repetitivos, mas repito, não seria assim. Poderiam ser sons leves e, por exemplo, gravar vários tipos de sons diferentes para uma espadada ou uma magia. Assim, não ficaria tão enjoativo. Mas claro, isso ainda poderia irritar. Então, continue lendo e você vai chegar na parte que fala disso!
Agora que você já consegue ter uma noção de como seria ter sons no Tibia, vou apresentar os benefícios que eu acredito que os sons trariam.
Incentivaria mais o roleplay. Esse pode ser o maior benefício que o som traria. Com certeza seria um prato cheio para roleplayers e fãs da idade-média. Ajuda muito mais imaginar uma aventura ouvindo os sons do ambiente do que ouvindo música ou o som da TV. Talvez a falta de som não ajude os jogadores a participar mais de perto das aventuras, mas veja bem: não estou dizendo que é impossível usar a imaginação sem som. Existem muitos roleplayers que não se incomodam nem um pouco com a ausência de som, mas eu creio que ajudaria mais, principalmente jogadores novos. A primeira impressão é a que fica.
Seria mais emocionante e divertido. Seria mais legal jogar ouvindo sons das lutas, ouvindo rumores de monstros passando, o rugido de um dragão, passos de alguém chegando perto de você numa caverna escura, entre muitas outra coisas. Com certeza, sons exercem influência sobre o ser humano, e deixaria o jogo muito mais legal. Tudo ficaria mais divertido, desde caçadas e quests até brincadeiras com seus amigos.
Deixaria o jogo com aparência mais madura. Como já dito, realmente é a primeira impressão que fica no nosso íntimo. Muita gente reclama que o Tibia não tem som, e isso é um ótimo motivo de piada para todos que não gostam do nosso jogo. Não é de hoje que vejo tirarem tanto sarro do nosso jogo por causa disso; eu diria até que é um dos maiores motivos de zombaria ao Tibia. E tem até certa razão; Tibia é um dos únicos jogos atuais que não tem som. Quase todos os outros jogos, sejam superiores ou inferiores, com fabricantes mais ou menos ricos, têm som! Por que nosso jogo também não pode ter? Com certeza o som daria uma aparência mais madura, mais profissional, mais de “jogo bem feito”.
Mas eu não quero som no Tibia!
Muita gente diz que prefere que o Tibia continue assim, sem som mesmo, por diversos motivos. Irei listar aqui os maiores deles, e tentar dar uma explicação satisfatória aos gostos mais diversos dos jogadores.
- “Pra quê mexer nisso agora? Faz 10 anos que tá assim, deixa do jeito que tá.”
- “Ah, duvido que iam mudar isso mesmo, depois de tanto tempo, não vão mexer agora.”
Nunca é tarde pra mudar, ainda mais se for pra melhor. Inclusive, nesse momento que o Tibia está crescendo (apesar da maioria desaprovar as mudanças que a CIP faz), seria um bom momento para implantar o som. Qualquer melhora é bem vinda! Não vamos ser preguiçosos, cruzar os braços e falar “nem ligo”. Me ajudem nisto! :D
- “Os jogadores de Tibia costumam ficar horas caçando sem parar, e por mais que fosse um som bem planejado, uma hora acabaria se tornando enjoativo.”
- “Eu prefiro ouvir músicas ou fazer outra coisa enquanto jogo Tibia, som me atrapalharia.”
- “Não quero som no Tibia! Assim é legal, a ausência de som dá um aspecto clássico ao jogo que poderia se perder com sua implantação. Tibia só é Tibia sem som, foi feito para ser sem som!”
Isso tudo é verdade, mas tem uma solução muito simples: O botão “Off”. Claro! Nas opções haveria a possibilidade de escolher: “Sound ON/OFF”, e pronto! Se a pessoa não quer ouvir som, é só desativá-lo e jogar Tibia como sempre. Talvez o jogo mudo deixe mais “clássico”, mas só por isso temos que eliminar completamente a outra possibilidade? Vamos agradar a gregos e troianos, todos têm direito de jogar como quiserem! Se quer ouvir música, desliga o som do Tibia e pronto, jogue como sempre! O argumento de que Tibia é para se jogar sem som também não é válido, pois os próprios criadores já pensaram em colocar som no jogo.
- "Isso tudo iria deixar o jogo pesado demais e atrapalhar mais do que ajudar, é desnecesário."
- "Iria mexer demais em pontos delicados do jogo, melhor não."
A possível solução seria a sugerida por Fontoura's father. O site poderia disponibilizar dois tipos de client: um com som, e outro sem. Se você gosta do clássico mudo, baixa o tradicional. Se quiser ouvir os sons, baixa o com sons. Seria uma maneira legal de agradar a todos e continuar respeitando os que gostam sem som e também de dar uma opção mais leve, mas não acredito que os sons iriam dar tanta diferença no peso do jogo. O argumento de que iria mexer demais no Tibia também não seria válido, pois quem gosta de jogar mudo iria poder continuar jogando mudo. Principalmente nos dias de hoje, que ninguém liga mais pro roleplay, o som poderia ajudar as pessoas a olhar pra esse lado do nosso querido jogo.
- "Simplesmente, muita gente não iria gostar e iria reclamar!"
Isso não é novidade nenhuma, pois a cada update que sai, vem junto uma chuva de gente reclamando da CipSoft. As pessoas só pensam em si mesmas e sempre reclamam de alguma coisa, e às vezes, de tudo que os caras colocam de novo, sem nem pensar a fundo sobre as coisas que foram mudadas. Resumindo, muita gente não iria gostar do som assim como não gostaram de muitas coisas novas colocadas no jogo, e iriam reclamar assim como reclamam de tudo a cada update, já faz parte do Tibia.
Então, o que vocês acharam dessas propostas? Quem gostar, por favor, fique do meu lado, pois realmente pretendo ir a fundo e enviar tudo isso pra CipSoft. Estou mexendo no buraco do tatu e não vou desistir! :P Qualquer comentário, dica, sugestão ou informação adicional será muito bem vinda. Críticas negativas também são bem vindas, mas leia tudo antes de postar uma.
Espero com a colaboração de vocês nessa empreitada que estou iniciando!
Muito obrigado a todos que leram o tópico.