O que muitos se perguntam são se realmente vida inteligente fora da terra existe...
Eu particularmente acredito que possa existir, mas ao mesmo tempo não.
Por isso estou criando esse tópico pra debater sobre o assunto.
Extraterrestres
"Todos" acreditam que os extraterrestres ou os ets, são verdes, tem cabeça "oval", queixo alongado, olhos grandes, e etc.Pelo menos é isso o que a grande maioria de filmes relatam sobre ets ou pelo menos os mais antigos.
Uma imagem de uma face "estereotipada" de ET:
http://www.happyballs.com/Merchant4/...all_topper.jpg
O estudo do fenômeno extraterrestre evoluiu muito nas últimas décadas com o crescimento do interesse da população pela vida fora do planeta Terra. A ufologia é o nome utilizado para o estudo de indícios de vida fora do planeta.
A literatura, o cinema e a televisão já exploraram muito a possibilidade de contato com seres inteligentes de outros planetas (chamados de ETs), porém sempre estimulando a idéia de um contato hostil causando o protesto de alguns ufólogos. Devido a essa influência negativa da mídia, boa parte da população teme um contato com seres extraterrestres.
A ciência que se ocupa da vida fora da Terra chama-se Exobiologia.
No Brasil e em Portugal usa-se a sigla OVNI para designar Objeto Voador Não-Identificado, equivalente ao inglês UFO. Muitas pessoas acreditam que a aparição desses objetos seja a prova não apenas da existência de vida extraterrestre, mas também de que seres de outros planetas visitem o nosso. Os pesquisadores dessas aparições são chamados de ovniologistas ou ufólogos.
http://www.theonion.com/content/file...n_news2038.jpg
Extraterrestres e OVNIs
Embora nada haja de especial em se ser incapaz de identificar algo, incluindo objectos voadores, este termo é usado para referir alegadas naves de origem não terrestre e seres que viajam de outros planetas e galáxias para a Terra.
Dr. J. Allen Hynek, astrónomo e proponente da OVNIlogia--foi ele que prepôs a expressão "encontros imediatos do terceiro grau"--define a OVNIlogia como:
A percepção de um objecto ou luz no céu ou em terra, e cuja aparência, trajectória, dinâmica geral ou comportamento luminiscente, não permite uma explicação lógica convencional,e que permanece não identificada após uma avaliação cuidada das evidências por pessoas tecnicamente cpazes de fazer uma identificação, se tal é possivel .
Um quadro não lisonjeiro de Hynek é dado por James Randi que afirma que Hynek "continuamente recusou debater com J. Klass quer na televisão, quer em pessoa, a questão da verdade sobre discos voadores. Sem oposição é um orador convincente. Nunca saberemos como se aguenta com um oponente informado.Mas passemos da pessoa Hynek e consideremos a sua definição. A maior parte dela é evidente por si mesma. As pessoas veem coisas no céu e não conseguem explicá-las por meios convencionais. Estas coisas voam e são não identificadas. Mas a parte que admite discussão é a que afirma que permanece um mistério após uma avaliação cuidada das evidências por pessoas tecnicamente cpazes de fazer uma identificação. Aqui começa o problema: o que Hynek considera as evidências pode ser muito menos do que um céptico consideraria razoável.
As evidencias dos ovnilogistas consistem de: o testemunho de pessoas que afirmam ter visto extraterrestres e/ou naves extraterrestres; factos sobre o tipo de pessoas que dão os testemunhos; a falta de testemunhos contrários ou provas fisicas que, ou expliquem o avistamento por meios convencionais (balões meteorológicos, meteoros, reflexos de luz, etc.) ou ponham em causa a idoneidade do testemunho; e, alegada fraqueza nos argumentos dos cépticos contra os ovnilogistas. O ultimo item é irrelevante para a questão mas tem um papel desproporcionado na argumentação ovnilogista. A tática de atacar os argumentos e motivos de um opositor, em vez de apresentar provas positivasde defesa de um ponto de vista, é comum em discussões, e não é surpresa que seja usada pelos defensores do oculto. O filosofo Paul Feyerabend fez carreira atacando argumentos contra a astrologia, medicina não convencional e pseudociência.Claro que não é errado atacar os argumentos de um oponente e expor as suas falhas. Mas a refutação não substitui o suporte. É uma lógica errada concluir que, como posso mostrar que as razões para a sua crença falham, as minhas crenças ficam provadas como válidas. As minhas razões podem ser tão erradas ou mais que as suas. Não fico bonito ao provar que você é feio. Posso ser tão ou mais feio do que você.
Outra tática comum é a tentativa de reforçar a sua posição afirmando que a oposição não pode provar o contrário. Com os Ovnis há dois momentos. Um é afirmar que nenhuma explicação lógica existe porque algum ovnilogista, cientista, piloto, ou psicólogo consegue encontrar nenhuma. O outro é apontar a falta de provas em contrário: não há testemunha visual que contradiga o avistamento, não há provas de que não fossem extraterrestres ou naves alianigenas. Aqui também há um erro lógico. O facto de qualquer génio não conseguir uma explicação é irrelevante para saber se a explicação correcta é serem visitantes do espaço. A escolha não é sabemos que esta explicação convencional é correcta OU os extraterrestres visitaram-nos. Se justificamos tudo o que nos baralha dizendo "foram os extraterrestres" até onde nos leva esta lógica? Porque não Deus, o Diabo, Santo António, Cavaco Silva?
Parece-me mais razoável acreditar que a unica razão porque não consigo explicar um avistamento é porque não tenho todos os dados, do que acreditar que o avistamento foi de um ovni. Se tivessemos todos os dados seriamos provavelmente capazes de explicá-lo por meios convencionais. O facto de você não conseguir provar que eu não sou um extraterrestre não suporta de nenhum modo a hipótese de eu não o ser.
Se uma pessoa razoável pretende acreditar em ovnis tem de ser pelas declarações de uma testemunha, não porque ela ou um cientista não conseguem encontrar uma explicação lógica ou devido à fraqueza dos ataques dos cépticos. A prova relevante fica no que a testemunha afirma ter visto e quem essas pessoas são.
Muitos ovnilogistas pensam que visto testemunhas como Whitley Streiber (autor de Comunhão) ou Betty e Barney Hill não são doentes ou diabólicos, não podem ser enganados. Não percebo isto, quando qualquer pessoas sã, boa, normal é enganada acerca de muitas coisas, a começar por ilusionistas de circo. Se é razoável aceitar o testemunho de uma pessoa normal, sem motivo a posteriori, de algo facilmente comprovável, não se segue que, a não ser que se prove que essa pessoa é louca, se deva acreditar no seu testemunho acerca de um acto extraordinário. Quando a afirmação envolve o incrivel, provas adicionais são requeridas. Condenava um paraplégico com base no testemunho de um colega seu que afirmava tê-lo visto voar nu com asas de anjo e roubar a bolsa a uma velhinha? Pensava antes que o seu colega está a cometer uma maldade, ou que se enganou, antes de pensar que um paraplégico pode abrir asas e voar.
O que faz um crente em visitas de extraterrestres perante um relatório da Força Aérea americana (Projecto Blue Book) que afirma que "após vinte e dois anos de investigação...nenhum dos objectos não identificados investigados apresentou qualquer ameaça à nossa segurança nacional"? Dizem, Aha! Isto é o que eles querem que a gente acredite! Que faz um crente em ovnis quando lhe é apresentado o Relatório Condon? Aparece perante o Congresso dos EUA e, como cientista que pensa que o governo americano devia dar mais dinheiro para a pesquisa ovni, desacredita o relatório.
A maior parte dos objectos voadores não identificados são posteriormente identificados como acontecimentos astronómicos (cometas, meteoros, etc.), aviões, satélites, balões meteorológicos ou fraudes. Após estudos da Força Aérea americana, menos de 2% das manifestações relatadas permanecem por identificar. Seria provável que, com mais dados, esses 2% pudessem ser identificados como acontecimentos naturais.
Há duas razões principais que explicam a razão porque tantos cientistas acreditam nos relatos sobre ovnis. Por um lado os observadores são muitas vezes pessoas credíveis e por outro lado nenhuma explicação lógica parece aceitável. Os sujeitos são credíveis porque são médios, decentes, ou não médios, como pilotos ou cientistas sem desejo de fama ou fortuna. As pessoas inteligentes costumam pensar que só os estupidos podem ser enganados e iludidos e que se uma pessoa é de confiança os seus testemunhos tambem. Se é verdade que é justificado duvidar do testemunho de alguem que tem algo a ganhar com isso (nem que seja apenas fama e reconhecimento), não é verdade que devamos acreditar no testemunho de alguem só porque nada tem a ganhar com isso. Um observador incompetente, enganado, iludido, bebedo, não pode ser acreditado, mesmo que esteja puro como uma nascente de montanha. O facto de uma pessoa ser decente e amável e nada ter a ganhar mentindo não a torna imune ao erro na interpretação das suas próprias percepções.
A razão porque nenhuma explicação lógica parece credivel é, provavelmente, porque os que escrevem ou leem os relatórios não querem ouvir ou não querem fazer esforços para encontrar uma. De qualquer modo, o facto de pilotos ou cientistas afirmarem que não conseguem encontrar explicações lógicas para uma observação, não é prova de que tenham observado um artefacto não-humano..
OVNIlogia é a mitologia da era espacial. Em vez de anjos...agora temos...extraterrestres. É o produto da imaginação. Serve uma função poética e existencial. É a expressão da nossa fome de mistério...a nossa esperança de um significado transcendente. Os deuses do Monte Olimpo foram transformados em viajantes espaciais, transportando-nos pelos nossos sonhos para outras paragens--Paul Kurtz
Finalmente, podemos perguntar-nos porque é que os OVNIs são quase sempre observados por pessoas não treinadas e quase nunca por profissionais ou astrónomos amadores, que passam boa parte do tempo a observar o céu.
http://tn3-1.deviantart.com/fs11/300..._SirenFoxx.jpg
->Relatos<-
"No dia 30 de setembro, oito trabalhadores de construção perto de Marcilly-sur-Vienne, França, viram um objeto em forma de disco no chão, e um pequeno ser em forma de homem usando um capacete, de pé na proximidade".
Oito testemunhas, contudo apenas uma oração para descrever o suposto incidente, considerando que alguns relatos de uma só testemunha já tiveram livros inteiros dedicados a eles.
Ainda mais exasperadores é o relato de pouso de Monza, Itália, de 8 de novembro de 1954. Um disco apoiado em três pernas, emitindo uma luz branca ofuscante, foi relatado como tendo sido visto em um estádio. Figuras vestidas em cores claras e usando capacetes transparentes estavam próximas de pé. Elas pareciam se comunicar com "sons guturais". A nave eventualmente saiu voando silenciosamente. Nenhum detalhe adicional é dado embora o número de testemunhas a este incidente tenha sido calculado como 150!
Um dos casos mais famosos da ufologia nacional teria sido desencadeado a partir de Pernambuco. Na madrugada do dia 8 de fevereiro de 1982, um boeing da Vasp que ia de Fortaleza a São Paulo começou a ser perseguido, na altura de Petrolina, por um OVNI em forma de disco que emitia luzes brancas, azuis e vermelhas. O fenômeno foi avistado por vários passageiros e pelo comandante. Este último chegou a entrar em contato Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) que informou não haver outro avião trafegando pelo local naquele momento. A "perseguição" continuou até o avião iniciar o procedimento de pouso no Rio de Janeiro, onde havia uma escala programada.
Em setembro de 1987 André Ângelo Portela contou com muita "sorte fotográfica", como define Edison Boaventura, para registrar um objeto voador não identificado sobrevoando os céus do Recife. Ele fotografou uma pessoa na varanda de um apartamento, tendo como fundo um avião decolando no Aeroporto Internacional dos Guararapes. No diaseguinte, depois de ouvir rumores sobre um estranho objeto ter sido avistado naquele mesmo dia sobre o aeroporto, ele ampliou a foto e teve a surpresa: um suposto disco voador pairava sobre acima do avião.
Na noite do dia 09 de janeiro de 1999, por volta das 20h, um casal observou a aparição de um suposto disco voador no meio de um canavial, próximo à estrada de terra que liga Porto de Galinhas a Serrambi. Segundo o relato ao ufólogo, o casal teria visto um objeto em forma de uma panela, emitindo uma luz muito forte que mudava de branca para azul. Em torno da "panela", haviam várias luzes menores. O objeto se movimentava em silêncio e desapareceu em grande velocidade.
Em 1992, José Amaro de Sousa Filho, morador da ilha de Itamaracá, disse ter avistado OVNIs pairando sobre o Forte Orange. "Em 1992, vários trabalhadores montavam uma estrutura para um show que ia acontecer aqui no Forte. Por volta das 18h, todo mundo viu uma bola de fogo no céu. Todos os trabalhadores saíram em debandada, de tanto medo que ficaram", disse ao pesquisador. José Amaro disse já ter visto outras luzes ("que não eram aviões", frisa) circulando pelo mesmo local.
Um OVNI teria sido avistado por mais de mil pessoas no município de Lagoa dos Gatos, a 176 quilômetros do Recife, no ano de 1996. Uma das testemunhas, Jonas Soares da Silva, contou ao ufólogo paulista que o fato aconteceu no distrito de Batateiras, em uma noite em que acontecia um comício político na localidade. Todos os presentes teriam avistado um objeto luminoso que cortava o céu em alta velocidade.
http://www.astronomers.net/ufo/images/uu220-gd.gif
Relatos de Internautas:
OVNI em Porto Alegre
Date: Tue, 21 Dec 1999 00:36:11 -0200
From: "Anelise Troian Vieira"
"Por volta das 01:00 am de domingo, dia 19 de dezembro de 1999, zona norte de Porto Alegre, vimos algo vindo no sentido leste-oeste, que nos chamou a atenção: parecia um cometa, algo incandescente! Corremos para o terraço e chegamos a pensar que seria um avião em chamas mas numa grande altitude, no entanto, aquele fogo foi parando, a medida em que o aparelho foi diminuindo a velocidade e, praticamente parou de se deslocar. Notamos então que estava subindo na vertical. Tinha o formato triangular e brilhava num tom avermelhado. Achamos então que poderia ser um balão, porém, essa teoria foi por água a baixo, quando vimos o objeto voltar para o leste numa altitude que quase confundíamos com as estrelas. Procurávamos nem piscar os olhos para não perdê-lo de vista, mas foi cada vez mais longe até sumir. Gostaríamos de saber se mais alguém viu, pois comentamos com várias pessoas e ninguém soube de nada."
Avistamento UFO em Artemis - Piracicaba.
Date: Mon, 19 Dec 1999 00:52:27 -0200
From: "Esdras Martins"
"No dia de ontem 18/12 por volta das 09:30 hs fomos acionados pela imprensa local e por duas testemunhas para relatar o avistamento de um UFO na periferia de Piracicaba. O fato ocorreu na Rodovia SP 304 nas proximidades do distrito de Artemis (região já conhecida pela incidência de avistamentos) . Estivemos a campo no sábado e durante a tarde de hoje 19/12 (domingo) entrevistando e checando todas as informações no local, proximidades e com a pessoa que socorreu as duas testemunhas . As mesmas relataram que por volta das 02:50 hs da madrugada estavam retornando para a chácara onde residem, estavam a aproximadamente 1,5 km da rotatória que dá acesso ao distrito quando avistaram uma esfera de cor vermelha mesclada com preto e circundada com um anel dourado. Assim que avistaram o objeto uma das testemunhas, a que estava no volante acelerou para não perde-lo de vista pois a visão estava sendo encoberta por um morro ao lado da pista. Quando as testemunhas fizeram a curva o objeto já estava em baixa altitude sobrevoando a pista vindo em direção ao veículo. As testemunhas, tomadas pelo pânico pois achavam que o objeto seguiria em frente mantendo a altitude inicialmente observada, abandonaram o veículo no acostamento, sem fazer a manobra de contorno da rotatória. No momento em que encostaram o veículo a motorista teve o cuidado de desligar os faróis do veículo matando o motor e saindo em correria em direção ao posto de gasolina que existe no local no lado oposto da pista, notaram que assim que desligaram o carro e os faróis foram apagados o objeto desviou imediatamente sua rota, cruzando a pista e tomando o rumo da região rural desaparecendo da vista das testemunhas. A descrição do objeto, conforme descrito e desenhado (individualmente) pelas testemunhas tinha a forma de uma meia esfera alongada ou algo parecido com uma fatia de melancia nas cores citadas acima (vermelha/ preto). O interessante é que ambas afirmam e descrevem praticamente de forma idêntica a textura do objeto, parecia algo como uma parede salpicada de cimento com algumas ondulações,etc. Portanto, apesar da luminosidade pode-se observar esse detalhe, ressalte-se que a maior proximidade do objeto foi em torno de 150 mts, calcula-se que o diâmetro oscilava entre 20 a 30 mts. Estaremos investigando maiores detalhes,com fotos do local e das testemunhas e estaremos disponibilizando em nossa HP, assim que concluirmos os trabalhos avisaremos aos amigos. NB : Se alguém já recebeu informação de algum avistamento com essas características (descrição física do objeto) queira por gentileza manifestar-se para que possa servir de comparação com esse caso, agradecemos imensamente qualquer ajuda nesse sentido."
OVNI em Guarujá
Date: Wed, 15 Dec 1999 21:14:23 -0200
From: "Wallacy Albino"
"Caros amigos e companheiros de pesquisas, hoje (15/12), acordei com um telefonema por volta das 8:20 hs. de um amigo "informante" da Base Aérea de Santos, me relatando que hoje por volta das 5:30 um morador de Santos de nome Carlos Eduardo havia ligado para a Base relatando um avistamento de um OVNI nas proximidades de Santos se deslocando em sentido a Vicente de Carvalho (distrito de Guarujá) e que o Cabo Isaldo e o Controlador de Vôo Sargento T..., também puderam observar o OVNI. Meu informante me passou o telefone da testemunha e o número do celular do Controlador de Vôo, liguei imediatamente para ambos, segue os relatos dos dois:
Carlos Eduardo (testemunha civil): " Eu e toda minha família pudemos observar o objeto por cerca de meia hora da janela de nosso apartamento, o objeto estava abaixo das nuvens, piscava rapidamente e mudava de cor de um branco brilhante para um amarelo e depois um vermelho escuro, era um pouco maior que a estrela Vênus e fazia manobras muito rápidas e depois foi em sentido ao Guarujá e então resolvi ligar para a Base onde me disseram que se tratava de um avião Bandeirantes..."
Sargento T.... (testemunha militar):
"-Como você conseguiu meu telefone?
-Foi através de um amigo meu que é militar e soube de um provável avistamento nesta madrugada no qual você também teria observado e eu gostaria de saber se realmente você testemunhou um OVNI hoje?
-Realmente eu pude observar, mas já tive amigos que passaram por isso e eu sei o que acontece depois, portanto se você mencionar meu nome eu negarei tudo.
-Pode ficar sossegado, eu só quero que você me confirme o que viu e se poderia realmente ser um avião?
-Vi um objeto brilhante que se deslocou em direção à estrada de Piaçaguera e com certeza pelos meus anos de serviço militar as manobras e a luminosidade não eram de nenhuma aeronave conhecida. Portanto eu tenho certeza que não era nenhum avião."
Incidente de Varginha
http://uforc.com/news071604/images/UFO100.jpg
O incidente de Varginha foram alguns acontecimentos no ano de 1996 com difícil explicação na cidade brasileira de Varginha, Minas Gerais. Tais fatos envolviam relatos de objetos voadores não identificados, assim como o aparecimento de criaturas estranhas, supostamente extraterrestres que teoricamente foram capturadas pelas autoridades brasileiras. O caso também ficou conhecido como "o caso do ET de Varginha".
O caso foi noticiado em inúmeros meios de comunicação da América Central e do Sul, além de ter sido mencionado no Wall Street Journal.
É uma possível fonte de inspiração para uma cena do filme Sinais de M. Night Shyamalan, na qual a festa de aniversário de um menino na cidade de Passo Fundo é interrompida pela visão de um assustador extraterrestre.
Filmes
* 2001: A Space Odyssey
* Abducted
* The Abyss
* Alien Hunter
* Alien Intruder
* Alien Nation
* Alien
* Alien: Resurrection
* Barbarella
* Battlefield Earth
* The Blob
* Breeders
* The Brother from Another Planet
* Invasion of the Body Snatchers
* The Cat from Outer Space
* Chicken Little
* The Chronicles of Riddick
* Close Encounters of the Third Kind
* Cocoon
* Cocoon: The Return
* Communion
* Coneheads
* Contact
* Creature
* The Creeping Terror
* Creepozoids
* Critters
* Dark City
* Dark Star
* The Day the Earth Stood Still
* Decoys
* Doom
* Dreamcatcher
* E.T. the Extra-Terrestrial
* Earth Girls Are Easy
* Earth vs. the Flying Saucers
* Evolution
* Explorers
* The Faculty
* The Fifth Element
* Fire in the Sky
* Flight of the Navigator
* Galaxy Quest
* Ghosts of Mars
* Halo
* Hangar 18
* H.G. Wells' The War of the Worlds (2005)
* H.G. Wells' War of the Worlds (2005)
* The Hidden
* The Hitchhiker's Guide to the Galaxy
* Impostor
* I Married a Monster from Outer Space
* Independence Day
* Invaders from Mars (1953)
* Invaders from Mars (1986)
* It Conquered the World
* It! The Terror from Beyond Space
* It Came from Outer Space
* Invasion of the Body Snatchers