http://img5.imageshack.us/img5/5958/semttulofag.png
Versão Imprimível
A 13 eu fiz, vou simplificar os números porque tô com pressa, qualquer coisa posta aí
Coeficiente de angular da reta = f'(x) = 6x² - 5
Logo a equação da reta fica, y = mx + b, y = f'(x).x + b
Quando x = 0, y = 2 , logo b = 2
fica y = f'(x).x + 2
Para achar o ponto de intersecção entre a reta e a função igualamos:
f(x) = f'(x).x + 2
Resolvendo achamos o ponto de intersecção x = 1
Substituindo em f'(x) achamos o coeficiente angular que é 6.(1)²-5 = 1
Logo a equação da reta é y = x + 2
Ué, pra achar a reta tangente não tem que usar limite e derivada ?
Só fazer deltay/deltax e depois partir pro abraço.
Um exercício de Titulação:
Cheguei a um resultado de 20%, mas não se se está correto :/Citação:
0,56g de soda cáustica comercial foram dissolvidos em 100ml de água. Dessa solução, foi titulada uma alíquota de 25ml com uma solução de 0,05 mol/l de H2SO4. Sabendo que foram utilizados 28ml da solução ácida, calcule o teor, em porcentagem, de NaOH na soda cáustica.
Dado: NaOH = 40g/mol
Obrigado desde já
.
To meio enferrujado em titulagem, até porque faz tempo que não vejo isso, mas vamos tentar resolver aqui.
2 NaOH + H2SO4 = Na2SO4 + 2 H2O
A estequiometria entre a neutralização é 2 para um.
Contemos agora a quantidade de mols em NaOH = 0.56/40 = 0,014
Como a reação é de 2 para 1 seriam necessários 0,014/2 mols de H2S04 para titular essa bagaça ae = 0,007 mols de H2SO4
Calculando a quantidade de mols em 28 ml da solução 0.05 de H2SO4 = 0.05 x 0.028 = 0.0014 mols
Agora fazendo uma regra de três básica envolvendo 0.007 relacionado com 100% e 0.0014 relacionado com x achamos 20% da titulagem.
Que contas chatas ein, sem calculadora aqui.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/263/semttuloaho.png/]http://img263.imageshack.us/img263/9512/semttuloaho.png
Eu realmente agradeço muito a todos que estão podendo me ajudar. Tenho prova e cálculo na segunda, baseado nessa lista =X
Nem terminei o ensino medio ainda, mas nada pra fazer eu AXO que fiz essa 25 ai de cima, na verdade vou + postar pro pessoa ver se eu fiz certo ou oque eu errei, pq não sei calculo ;x
Pra uma função de 3º grau ter uma unica raiz real precisa ser f(x) = x³ , entao o "resto", 3x² -9x + c = 0.
Como -b/a = x' + x" --> 3 = x' + x"
X(vertice) =-b/2a = 3/2.
Como o "meio" entre as 2 raiz eh 3/2 , uma raiz tem que ser o "dobro" x" = 3. Como x + x = 3 a outra eh x' = 0. Para a raiz ser 0 ela toca na origem do grafico da função, ou seja toca na reta y no ponto "0" , como o termo independente (c) é quando no momento y, x=0 temos c =0
Sendo o unico zero (Raiz) real = 0
Seila, axo que nao pode fazer desse jeito, parece ter algo errado. Não leva minha resposta como certa, vamo esperar alguem que saiba de fato responder
EDIT: ta errado ai em cima, c vai ter que ser >5, fikei brinkado aki de valores. não sei como faz ;/
Realmente, o raciocinio parece bom, mas o c tem que ser 5 mesmo
Bom, uma dúvida em Física:
Quando um corpo está a 10m/s significa dizer que ele está se locomovendo 10 metros a cada segundo que passa. Mas e quando o móvel tem aceleração de 10m/s², como ficaria? :confused: