Pergunta destinada aos engenheiros, em todas os cursos de engenharia tem que fazer Desenho Técnico? Em qual das engenharias tal matéria é mais aprofundada, na mecânica?
Versão Imprimível
Pergunta destinada aos engenheiros, em todas os cursos de engenharia tem que fazer Desenho Técnico? Em qual das engenharias tal matéria é mais aprofundada, na mecânica?
Vou fazer Eng. Elétrica,e o Desenho Técnico faz parte de todas as engenharias inclusive da minha.Com certeza,o Desenho Técnico MECÂNICO é muito aprofundado em Eng. Mecânica,enquanto na Eng. Elétrica vou ver projetos elétricos e apenas o básico de Desenho Técnico.
.
Na minha todas as engenharias tem no 1° semestre Desenho Técnico. Aí quem vai pra Mecânica ou Produção tem mais duas matérias de Desenho. Quem vai pra Civil também tem mais Desenhos, porém diferentes do nosso. Já Elétrica, Química, Têxtil estão livres dessa praga. Digo praga porque essa matéria é bem complicada.
começo esse mês em ciência da computação pela FEEVALE, vou faze só uma cadeira no primeiro semestre por não ter certeza se é isso que quero, fiz tecnico em informática e me interessei pelo mundo de programação mas não fui muito bem, vou começar por algoritmos para ver, por que prevejo que essa será a base do curso, quero até fazer CC pelas enormes possibilidades de emprego no exterior
Engenharia da Computação por aqui me parece bem diferente do que é nas demais universidades. A gente não tem nenhuma cadeira com desenho, engenharia de materiais, nada com química, etc. O que temos são os cálculos, eletrônica, computação e estudamos hardware um pouco mais aprofundadamente do que a galera que faz CC.
Concordo com quem disse que a parte de computação em si não envolve muito cálculo, excetuando Computação Gráfica e afins que é álgebra linear pura. Na minha opinião, engana-se quem acha que a maior dificuldade em computação são os cálculos. Uma das coisas mais difíceis de entender na minha vida foram alguns dos algoritmos usados em programação concorrente.
Po gente, ou vocês estão resumindo a matemática aos Cálculos ou as faculdades de vocês pegam muito leve com a parte teórica da computação (que em um curso de Ciência da Computação ou Engenharia da Computação, seria meio absurdo).
Toda a base da Computação é feita em cima de teorização e notação matemática. Grafos e Teoria da Computação usam notações e teoremas baseados na teoria dos conjuntos. Análise de algoritmos tem um bom pé lá na indução matemática. Banco de Dados utiliza Álgebra e Cálculo Relacional ao extremo. Você tem pinceladas de matemática discreta em todas as outras cadeiras do curso. Qualquer matéria que se propuser a explicar bem a situação, exige o mínimo de formalismo matemático, já que o objetivo é formar cientistas da computação e não programadores (que são os pedreiros da computação).
E esse tipo de matemática, pra mim, é bem mais difícil que cálculos, que é tudo bem mecânico. Se não me engano, a galera de matemática nem faz Cálculo, faz Análise, que é o estudo teórico de todos métodos utilizados por nós na matéria.
Quero fazer direito.
Passei numa boa faculdade e fui bem no ENEM mas n me interessei em ir adiante por n ter certeza do caminho a ser seguido. Diante disso, venho perguntar:
O que esperar?
Quais são as perspectivas de carreira?
Quais campos em essencial se abrem com o diploma do curso?
Manjadores, me ajudem, pfv.
Valeu.
Semper Fidelis
Pelo menos onde estudo, temos todos os cálculos além de Análise(que a grosso modo seria uma teoria que "constrói" todos os cálculos e os estuda de forma qualitativa). O mínimo que estudei de computação(as poucas disciplinas que meu curso exigia) existiam vários conceitos de lógica embutidos(até mesmo na linguagem), além de algumas implementações sofisticadas(que sofri) e recaía um pouco em teoria dos grafos. Tinham alguns estudos dos critérios de complexidade, alguns algoritmos de ordenação que envolviam recursividade ou outros que envolviam partição e seleção.