Essa sua resposta simples está longe de representar a realidade, e nesses lugares da pra contar no dedo quem está usando máscara.
Versão Imprimível
https://doi.org/10.1111/eci.13484 :thinking:
Estudo por estudo tem uma porrada por aí, e corroborando qualquer ponto de vista que vc quiser defender.
Pra mim o problema desse já começa na escolha dos países, que são bem distintos em muitas outras variáveis, as quais deveriam ser observadas e isoladas. Se querem fazer uma comparação que faz sentido, que comparem países que estão em um contexto parecido de densidade populacional, hábitos, clima, cultura, pirâmide etária, etc. Querer comparar a Suécia com EUA, UK e afins é comparar banana com maçã.
Já falei aqui outras vezes, é bem claro que a comparação contra a Suécia tem que ser em relação aos países vizinhos, que são extremamente parecidos nessas variáveis que citei, sendo muito mais plausível avaliar de forma isolada o efeito das restrições por si só.
Mortes por milhão de habitantes:
(Qual será o único país nórdico que não tomou nenhuma atitude?)
Suecia: 1.257
Dinamarca: 408
Finlandia: 136
Noruega: 115
E antes que venham falar de economia, o PIB da Suécia caiu igual/pior que estes países aí.
@Emiz
Tu nem leu o estudo, né? Confessa aí...
E está se apressando nas conclusões, bicho. Só achei interessante o estudo e trouxe pra mesa, sem emitir qualquer opinião.
Só corri o olho mesmo, o que me chamou a atenção foi a escolha dos países. Não acha curioso que o estudo não tenha escolhido os países vizinhos da Suécia? Metodologicamente faz muito mais sentido controlar as outras variáveis, para conseguir isolar o efeito de uma variável com sucesso.
Ainda existe um senso comum de que se existem "estudos" é porque o ponto de vista X ou Y é sustentável. O problema é que grande parte dos estudos apresentam viéses fortes desde o início. Normalmente já são direcionados para o que o autor quer concluir.
Fora que esses "stay home" desses países parecem bem mais restritos que o nosso "lockdown abrasileirado" ...sinceramente, me assusta o tanto de gente ligando o f0da-$e pros protocolos mínimos dessa pandemia...
Isso não tem nem discussão mais, já vimos que o problema não é a galera sair pra trabalhar, e sim os que ficam fazendo festa ou qualquer tipo de aglomeração que não é necessária pra sobrevivência. Brasil explodiu de casos justamente 15 dias depois do ano novo, e 15 dias depois do carnaval, os motivos estão claros como o sol do meio dia.
Variante brasileira do coronavírus pode driblar sistema imune, diz pesquisa... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/reute...pid=copiaecola
E agora, será que a vacina continua funcionando para o chorona BR?
OFF: O virus não é chines mas a variante é brasileira, pqp bicho
Saudades do @bobão
Será que perdemos o bobão para o COVID?
Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
https://twitter.com/FogCityMidge/sta...39107540815872
Governador do Texas vai suspender o lockdown completamente, a partir de amanhã. Nem máscaras serão exigidas... Vamos acompanhar de perto issae? Estou genuinamente curioso...