Não compliquei nada. Esses são os métodos comuns de obter inversa. :cool:
Pra falar a verdade, eu não entendi o que você fez.
Se quiser explicar melhor...
Versão Imprimível
Pq tanto o seu valor qnt do seu professor me parecem errado.
E não sei não, to destreinado mas se vc cruzar os valores ae vai ver q meio que parece um sistema inderteminado:
Cruza ae, chamando a primeira coluna da inversa de a, d e g daria
-a + 2d + g = 1
2a + 3d + 5g = 0
a + d + 2g = 0
Manipulando, todos valores da ultima darão zero. Muito tempo sem ver matriz e nem sei mais o que faço, qm sou eu e aonde estou, mas creio isso ae. Se conseguir a resolução poste ai, amanha tento.
Isso muda tudo. Malditos vetores.
O Sete ta certo, essa matriz que você digitou não admite inversa.
Basta verificar que o determinante dela é igual a zero.
Vc deve ter digitado alguma coisa errada.
Por que diabos está tentando resolver o sistema linear?
Para obter a matriz inversa você utilizará a matriz tendo como regra
a i == j = 1
a i != j = 0
ou seja, a11 a22 a33
o método que fiz para obter a inversa seria
a11 a12 a13 | 1 0 0
a21 a22 a23 | 0 1 0
a31 a32 a33 | 0 0 1
Aí você aplica as propriedades elementares como escalonamento, multiplicação, divisão, etc
Ao lado é uma matriz identidade, eu farei com que os valores da esquerda se tornem os valores da direita, ou seja, aplicando a regra do a i == j... etc
Isso foi o que fiz, aprendi assim
Agora se me engaram não sei t_t
/sim, na mão você vai aplicar várias vezes escalonamento, multplicação, etc para tornar os valores 1 e 0 de forma que a matriz da esquerda se torne 1 e 0, e a da direita no final será a sua matriz inversa
/a linha que traçei o | é imaginário, é só para você saber que ao lado está a matriz identidade
Cara, não to entendendo mais nada.
Mas que tipo de operação você vai fazer pra igualar a identidade?
E quem são esses coeficientes?
Tipo a relação válida pra uma matriz quadrada quando admite inversa é
A.A^-1=I ^-1 elevado a menos um
A você conhece, A^-1 você chama cada coeficiente de uma incognita assim multiplica ambas as matrizes e iguala a identidade.
Gëik, pesquise sobre escalonamente de matrizes que tudo ficará mais claro :]
Speender, não te enganaram não huahua, esse método é melhor mesmo pra determinar inversa de matrizes, seja de ordem baixa ou alta. Mas essa matriz aí não tem inversa não, segundo minha hp o det dela é zero.
Oras, joguei sistema linear pq é o jeito que sei. Matriz de terceira ordem, tem q jogar sistema linear. Se eu vou jogar admitindo coeficientes ou jogando em sistema ai é opção minha, prefiro o sistema. Não vejo nada que o Geik tenha falado de errado e nem entendi o que vc tá tentando fazer, até onde eu sei matriz inversa se acha assim:
A . A-¹ = I
Ou seja, se multiplica a primeira matriz com a inversa para dar a identidade. Nem entendi o que vc tá fazendo. Eu prefiro chamar os membros da segunda de letras do que de a12, a13 etc pq sempre me confundo o q é linha e o que é coluna. Multiplicação de matrizes, para achar o primeiro membro da matriz produto (que seria identidade), vc multiplica todos os valores da 1º linha da 1º matriz com os da 1º coluna da segunda, somando. Por exemplo:
Matriz A
1 1 1
2 2 2
3 3 3
Matriz B
1 2 3
3 2 1
2 2 1
Matriz produto
a b c
d e f
g h i
1º linha x 1º coluna = a
1x1 + 1x3 + 1x2 = a
Agora se para achar matriz inversa a segunda matriz que seria a matriz produto ali do meu exemplo, e a matriz produto seria a identidade, não teria como fugir do sistema linear já que vc teria 3 incógnitas.
Agora não sei de outras formas, mas tanto seu resultado qnt do seu professor estão errado, e como já disseram a matriz em questão n aceita inversa (da um sistema linear inderteminado, mais facil verificar fazendo o determinante como falaram, que dá zero).
Mais tarde vou dar uma repassada nessa matéria pq to devendo demais em matemática.
Mais uma dúvida de cálculo:
http://img198.imageshack.us/img198/8613/semttulorqy.png
Uploaded with ImageShack.us
Se puderem mostrar a resolução desses, ou dar meios de eu resolver, eu agradeço
Já esqueci completamente isso.
f(x) / x com x->0 = 0
Qnt mais perto de 0 chegar x pela direita e pela esquerda, o resultado tenderá a zero. Pra isso, f(x) terá que ser igual a 0, caso contrário tenderia a valores diferentes (+ infinito e - infinito).
Só jogar qlq valor ae pra ver por exemplo, usando a lógica. Já vou te falar que não lembro o sistema pra resolver isso, provavelmente vem de propriedade, sério, faz muito tempo e nunca fui bom em calculo, então vou só explicar, o motivo vc acha por causa disso.
F(x) < 1, usa 0,01
use 0,00001 para x só pra jogar bem perto de 0
O resultado seria 1000, bem longe de 0.
F(x) > 1
100000. Longe de 0.
F(x) < 0
Usa ae -1
-100000
-1 < f(x) < 0
sa -0,01
O resultado seria -1000, bem longe de 0.
Agora joga 0 no lugar de f(x). Pode ser o valor mais perto de 0 possivel em baixo que vai dar 0 no final. Funciona assim, vc vai limitando determinados valores.
Mas isso só pra te dar uma luz até um manjer de calculo aparecer, sempre fui mal em calculo. Daqui a pouco tento ver o resto.
A 2º
Se bem que se for pensar assim dá pra jogar 0 na segunda também haeuhaeuhaeuhaeu mas sl hein, vc tá tentando aprender isso e eu não sei nd só to palpitando.
A 3º
f(x) / x² + x com x -> +infinito
se x tende a +infinito, o numero de baixo será incrivelmente grande
Para continuar indo para o +infinito, o numero de cima teria que ser muito maior que o de baixo (se não tenderia a 0). Então f(x) isoladamente também deverá tender ao infinito.
Ainda vo te avisando, to só seguindo a lógica, n to usando nd de conceito.
A 4º
Essa ai vc tem que isolar o f(x) e achar o limite das duas funções que isolam ela. Se não me falha a memória, se os dois limites derem igual esse será o limite de f(x), se não derem é pq não existe.
f(x).cos(u) com x->0
u = 1/x + x², não importa o valor, cos estará limitado entre 1 e -1. Com x-> 0 esse valor será infinitamente grande, e cos de um numero infinitamente grande, posso estar enganado, mas eu consideraria 1 (o maldito tá sempre oscilando, então n sei se deve se considerar 1, -1 ou n deve considerar nada). Logo eu consideraria esse limite igual o anterior.
Ai só fui seguindo a lógica mas dei uma deturpada ai pra dar conta de resolver.
Acho que ambos os valores dão 0 (sec 0 é 1?)
Olha meu raciocinio e veja se concorda.
Com f(x) isolado, fica limitada pelas 1 + x² + x^5/5 -1 (tava junto com o f(x))
Com x-> 0 = 1 + 0 + 0 - 1 = 0
A outra: Sec x² + x^5 / 5 - 1 (que tava junto com f(x))
Com x-> 0 = sec 0 + 0 - 1
sec 0 = 1/cos 0 = 1/1 = 1
1 + 0 - 1 = 0
Como os dois são iguais, a função por eles limitadas admitirá esse valor como seu limite.
Agora voltando ao limite q tem cos, se vc reparar vai multiplicar pelo f(x), eu utilizei o valor de 1 para cos u pq me foi conveniente, admito que fui equivocado. Mas por ser 0 o f(x), qlq valor que vc jogar para o cos u (que poderia ser -1 e 1), será indiferente.