Citação:
Postado originalmente por
Mig Master
Não é nada ilógica, tanto que fora da sua mitologia você pisa em terreno desconhecido.
E você só pisa naquilo que conhece a fundo. E se você repetir mais vezes sobre “Minha Mitologia” sem apresentar um fato plausível, paro de debater.
Citação:
Não há nada que prove que Deus existe
E nem que não exista.
Citação:
Contra ele, temos toda a ciência que ignora um principio de Deus criador para basear todo nosso Universo.
O fato de algo ser ignorado por alguma instituição não é prova de sua inexistência. Se eu ignoro que existe fusca no mundo, não quer dizer que o mesmo não exista.
Citação:
Inversão do ônus da prova no segundo parágrafo?
Quem dizia que mostraria a inexistencia de Deus? Você, Mig, já começou a me cansar.
Citação:
A ciência não precisa provar a inexistência de alguma coisa.
Mas você precisa. Eu não estou debatendo com a ciência, mas contigo. Você fez uma firmação temerária:
“Não, Deus não existe. Demonstra-se isso tanto logicamente quanto a partir da não-necessidade dele para o Universo como um todo.”
Se você pode demonstrar que Deus não existe logicamente, então demonstre. Não é ficar afirmando que a mitologia minha é que me desmente que você vai demonstra-lo.
Citação:
Ao contrário, quem tem que provar é quem, há uns bons 6 mil anos, afirma que existe algo além.
Não inverta as coisas. Tu me chamaste para um debate sobre Deus e eu claramente disse que não faria tal coisa. E agora eu que tenho que provar? Quer dizer que vocês me desafiaram, sem eu querer, e agora eu sou o encarregado de fazer aquilo que você mesmo propôs:
“Não, Deus não existe. Demonstra-se isso tanto logicamente quanto a partir da não-necessidade dele para o Universo como um todo.”
É assim que vocês ateus debatem? Obrigam um sujeito ao debate e depois passa a responsabilidade para ele de algo que Ele não propôs?
Citação:
Agora, em embate filosófico, temos diversos, para ambos os lados. A verdade é que a maior força do argumento pró-divino é o Deus agostiniano, o fim de uma regressão ad infinitum. O que é um argumento um tanto bizarro.
Não me diga qual o meu melhor argumento. Senão tu argumentarás sobre ele e não sobre o que eu falei.
Citação:
Minha razão é simples: o Universo não necessita de um criador. Dá pra ver isso tanto pelos posts do Angel quanto por palestras do Stephen Hawking.
Então coloque aqui o que ele disse. Não basta anunciar que o universo não precisa de um criador, tem que mostrar o por quê com a proposta de Stephen Hawking.
Citação:
E não use a palavra "teoria" de forma leviana nesse tipo de argumentação: Deus nunca superou o método científico. Duvido que ele tenha sequer passado de hipótese (Laplace: "Senhor, eu não preciso dessa hipótese"), quiçá se tornado uma tese.
Hhhuuuum
Citação:
Melhor que provar baseado na Roda do Poder. O que é isso? Não espera que eu responda. Se esperas que eu responda isto deves estar enganado.
Roda do poder. Você já repetiu isto só algumas vezes. Talves, de tanto repetir, eu descubra o que é
Citação:
Pra alguém que fala tanto de lógica, você incorre em erros lógicos o tempo todo. Pense bem: Não é por que não sabemos de onde veio a matéria e como o Universo veio a ser dai que necessariamente Deus criou. Ainda mais quando Deus não tem validade científica.
Não estamos discutindo a validade cientifica de Deus, mas sua existência.
Citação:
E não cite o Design Inteligente (português) ou Intelligent Design (inglês, decida-se). Toda vez que você fala deles, um biologo teme pela humanidade.
Agora vais me proibir de usar meus argumentos. Mig, paciência. Eu sou um sujeito muito paciente e calmo. Senão, já teria perdido ela no começo de seus argumentos.
Citação:
Outro erro lógico, e dessa vez partindo de outra metonímia. Não é por que está certo em alguns pontos que tudo que está escrito é verdade. Tanto é que outro ramo científico, este um pouco fora do seu escopo, acredito, diz que a Terra tem 4,5 Bilhões de anos. Enquanto o seu livreto (sim, LIVRETO) afirma ter 6. MIL.
Cometeste um erro colega: a biblia foi traduzida do hebraico e a palavra hebraica usada em Genesis para “Dias” tem duplo sentido: serve para Dias ou Eras. Portanto, o meu livreto não está errado como afirmas. Mas tenho que pesquisar na internet sobre esta palavra, pois estava em um livro de escatologia que peguei emprestado. Depois aprofundamos mais no assunto.
Citação:
Seria uma afirmação lógica se houvesse argumento lógico favorável ou evidência científica suficiente. Em não havendo ambos, é uma afirmação baseada em fé, que num debate cientifico-filosofico não vale nada.
Não diga o que vale ou não vale em um debate. O amigo não é moderador do mesmo.
Citação:
E você afirma novamente que o "mitológico" é verdadeiro por metonímia. Dilúvios, Terra Jovem, Terra Plana... Quer mais ou está bom de erros?
Continuas com a mesma afirmação. Se esperas irritar-me, estás enganado. Se espera provar alguma coisa com a mesma afirmação sobre a bíblia, é bom mostrar um fato que a bíblia não é uma fonte histórica confiável. Mas sou paciente e vou esperar.
Citação:
Seu livreto não vale. Erra na mesma medida que "acerta".
Você já disse muita coisa sobre a biblia. O interessante é que você fala e fala e eu aqui hmildemente à espera de algum fato que comprove suas afirmações. Se continuar assim, terei que ignorar teus testos enormes de tanto que tu fala sem apresentar algo para confirmar aquilo que o amigo diz.
Citação:
Cientificamente, não tem nem por que desprovar Deus.
Então, por quê me chamaste para o debate? Ou esperas que eu fique aqui aturando tua filosofia sem nada para comprova-la?
Citação:
É chutar cachorro morto. Como mostrei acima, nem de hipótese passa.
Mostrou? Ué, não vi. Você fez centenas de afirmações. Se é assim, posso supor que o amigo é um retardado mental e ficar por isto mesmo. Se afirmações valem como fato, a minha afirmação de que és um retardado mental é tão verdadeira quanto a sua afirmação de que Deus não existe. Suposiçôes por suposições...
Citação:
Veremos agora a filosofia por trás de tudo isso. O Deus cristão, afirma-se, deve ser o máximo de bem, o máximo de justiça, o máximo de misericórdia, atemporal, onipotente, onisciente, onipresente, dá livre arbítrio e, mais importante, imutável e impossível de mentir ou corromper.
Vamos para o imponderável. Se a ciência não resolve, a filosofia há de resolver.
Citação:
Lembremos que em lógica, uma contradição pode ser resolvida através de uma mudança de estado ou momento. Mas sendo Deus imutável e atemporal, isso é impossível neste caso. E uma contradição demonstra que Deus não pode existir, já que ele não poderia se corromper.
Vou fingir que entendi. A quantidade de afirmações de sua excelência é sinal de que a verdade e a lógica estão contigo. Terei que respeitar.
[Resposta logo abaixo]
Citação:
Bem, vamos a lista de contradições.
A passagem já mostrada pelo Loops e a postada por mim demonstram um Deus mal.
Os dez mandamentos, especificamente o de não ter ídolos e ter Deus acima de tudo, demonstra um Deus ciumento.
Isso é a parte simples.
Temos um Deus misericordioso e justo. Como pode ser justo, sendo misericordioso? Se fosse o máximo de misericórdia, não poderia punir, pois punição não demonstra misericórdia. Se fosse o máximo de justiça, não poderia ter misericordia de crimes, especialmente daqueles contra os mandamentos dele.
Acompanhando? Próximo.
Deus é onisciente e atemporal. Ou seja, compreende todo o tempo de fora dele, conhecendo futuro, passado e presente, sem diferenciá-los, sabendo-os desde o "princípio". O famoso alfa e omega, inicio, fim e meio e etc.
Pois bem. Como pode existir um livre arbítrio se já aconteceu aquilo que você ia fazer? Se não existe livre arbítrio, Deus mente, e Deus não pode mentir. Outra contradição pra lista.
Ai você vai vir e perguntar se Deus existe, ignorando toda a argumentação por que não consegue compreender o simples ato da suposição e o fato de que não importa se ele existe ou não pra ele ser uma contradição lógica como ideia e, portanto, não poder existir da forma como você quer. Mas, vindo de alguém que se esconde atrás de falácias e argumentação ilógica, isso já é esperado.
Assim fica fácil.
Todas as suas afirmações partem de um único principio: Deus existe por quê é bom, etc,etc,etc,etc.
Vamos usar alguns exemplos para entender sua lógica:
- O uso da cor vermelha é sinal de excelência. Portanto, um fusca só será fusca se for vermelho, um cavalo só sera cavalo se for da cor vermelha.
- O conceito de misericordioso é sinal de excelência. Um juiz só será juiz se for misericordioso tanto quanto um presidente só é presidente se for misericordioso.
- Justo: um juiz só é juiz se for justo, etc, etc, etc, etc,etc,etc,etc,etc,etc,etc,etc.etc.
Resumindo tudo, a existência de Deus está condicionada ao que ele é. O Lula, por exemplo, não é o Lula se ele não for presidente, pois segundo a filosofia do Mig, a condição de existência de um objeto (Deus: objeto de adoração) está condicionada aos atributos de um ser ou objeto.
Portanto, segundo a filosofia do Mig, eu, Eliel, não existo se não for cristão, mas como eu sou cristão, eu existo.
Só um adendo, Mig: não vou ficar filosofando a intermináveis questionamentos seus somente relacioados à biblia. Tu passou pelo argumento da existência(de Deus) para discutir erros e contradiçôes. E eu não vou ficar dia e noite somente para fazer isto, pois a bíblia tem 66 livros, com milhões de afirmações extra-contextuais. Se eu tiver que debater sobre cada uma delas fora do contexto, eu paro aqui. Não tenho tempo para este tipo de questionamento. Você ficará a vida toda me questionanto e eu a vida toda só para responder teus questionamentos. Enquanto isto tu fica só observando.
Portanto, ou você responde com fatos o questionamento sobre a inexistência de Deus,a través da ciência ou usa a bíblia. No segundo caso, eu ficarei refém a vida inteira, pois existem milhões de afirmações bíblicas fora do contexto que tu usarás. Portanto,s eja mais objetivo.