Aqui vai minha opinião a respeito deste fato.
Eu venho de uma "turma/galera" muito antiga no tibia, especialmente de Libera (pois na época que jogava para valer só existiam 13 mundos), com o passar do tempo a percepção do jogo foi mudando, como se imaginava no passado, hoje não há um interesse por descobertas, hoje o que temos são os chamados level up, que por sua vez só fazem a quest com spoil ou para obter certo item.
Não desmereço quem joga assim, porém admiro muito mais jogadores antigos ou novos que gostam de ver os detalhes nas coisas, e o que falta é exatamente isso.
No meu ver existem vários motivos para a atual situação em que se chego - lembre-se que isso já era comentado por jogadores a uns 4 anos - :Uso de Bot (para upar o char) Spoil, idade dos jogadores, os Updates da CiP e - acho que o fundamental para tal mudança - o fator tempo.
Acredito sim que o tempo é a questão chave, hoje não há possibilidade de se passar mais de 10 horas tando descobrir algo em um jogo, puts 10 horas é muito tempo, da para fazer muitas outras coisas mais importantes, então vejo isso como um fato a ser analisado com um outro olhar... pois para se fazer PoI na minha época levou-se quase o dia todo, onde é que a pessoa passa o dia todo no pc? infelizmente se isso acontecer me descupe ser sincero, é caso de Viciados.
Bem ai já é outra historia... em fim, em suma acredito que hoje seja uma coisa rara você fazer e ou encontrar alguém que faça, eu mesmo nem faço, não jogo mais por entender que existem outros focos que hoje são mais importantes. Mas fazer o que né já fui um viciado e para deixar de ler ou falar algo de uma coisa que você passou 7 anos é muito tempo... 2004 minha acc, faz tempo ein?
Abraços