-Vadia, vo te comer e voce ira presa, ok? :fckthat:
Versão Imprimível
-Vadia, vo te comer e voce ira presa, ok? :fckthat:
Eu não acho que seja tão simples assim. Primeiro porque penso que a Fé e, por consequência a organização dela (Religião), são características inatas da própria razão humana e se ligam à sociedade de maneira quase embrionária. Muito dos nossos conceitos morais, bons ou ruins, advêm de um pensamento religioso ou mítico.
É claro que eu partilho do seu pensamento Martiny, uma sociedade racional e livre em idéias é o ideal a ser atingido. Mas isso não quer dizer que o ateísmo seja o caminho, por exemplo. O ateísmo imposto pelo Estado, como no caso da China durante a Revolução Cultural, é tão estúpido e perigoso quanto qualquer outra teocracia. Mesmo o ateísmo não sendo dogmático, em teoria.
Se o entendimento da não existência de Deus não é algo que vá acontecer para toda a sociedade, resta fazer com que a fé que exista não interfira tanto na sociedade de modo com que alguma particular seja imposta.
Eu gosto de espalhar um ateísmo positivo e cutucar nas crenças das pessoas (ou eles se tornam mais fortes ou eles são abandonados, de qualquer forma, pra mim, é positivo). Concordo com você que cada um pode acreditar no que quiser, e é ótimo que todos tenham a liberdade de pensamento. Não tenho problemas nas crenças das pessoas, desde que não meta o nariz na felicidade e liberdade do próximo (o que, infelizmente, eu acho difícil de acontecer).
Só pra enfatizar novamente, gosto de uma discussão saudável e de pressionar opiniões (e gosto quando pressionam os meus pontos de vista também e que esfregue minhas contradições na minha cara. É expondo as mentiras das pessoas que nós chegamos na verdade).
Mas já está desviando muito do tópico, acho. Parei por aqui.
Edit:
Ao Bob Joe ali em cima.
Concordo com o que você escreveu. Quero ver uma sociedade em que nossas decisões sejam discutidas e racionalizadas, visando o bem estar de todos. Não estou tentando afastar o pessoal da religião para entrar no ateísmo cegamente, mas sim levar a discussão a tona e se livrar de dogmas que possam ser danosos a nossa sociedade (sejam elas religiosas ou não).
Correto, criacionismo não é ciência e nem propus que fosse levado como uma. Disse apenas que essa pseudo-teoria deveria ser ao menos mencionada em escolas, da mesma forma que a gente menciona as pseudo-teorias da abiogênese.
Sim, evolução é um fato. Acho que vocês vão ter que deal with it.
Olha, eu não vejo problema algum em querer acreditar em Deus (até porque eu acho válido para a ciência o questionamento da possibilidade da existência de uma entidade superior cosmológica e criadora, embora descarte totalmente a ideia de um deus pessoal como o católico), e realmente, não há mal algum em querer seguir tal crença ou tal religião, só acho que deve haver discernimento entre o que é embasado por fatos reais e prováveis do que é dogmático e baseado apenas em fé.
Não acho absurdo. Cultura é cultura. Nós temos a nossa aqui e eles têm a deles (Oh, really?), creio que se eles viessem para cá ou vissem como são os nossos costumes, nossas leis, nosso governo e entre outros, eles também ficariam chocados. É exatamente isso que está acontecendo em relação à essas reações de espanto que muitos tiveram. Eu acho que não tem como nós julgarmos algo que não faz parte do nosso cotidiano.
Olha, não vou dizer que você está completamente errado, não está. O problema básico de pensar que por ser uma coisa da cultura deles, isso deixa de ser absurdo é como se pudessemos dar carta branca a todas as atrocidades que eles possam fazer apenas por ser algo alheio a nossa ideologia de civilização.
Sobre a praga do confronto entre o evolucionismo e o criacionismo, bem, estamos num cadinho. Porém o evolucionismo segue procurando o encaixe das peças nesse grande quebra-cabeça que é a evolução humana. O criacionismo varia muito de religião para religião e nem em sombra oferece uma possibilidade da procura de respostas claras. Não fecho os olhos para a crença, mas considerando que por séculos fizeram com que a humanidade acreditasse que estamos no centro do universo, que o Sol girava ao nosso redor, que existem divindades para cada evento natural; enfim, deu pra entender.
Não querendo aferir pouca credibilidade a qualquer crença, eu acho a Bíblia Sagrada uma fonte inesgotável de reflexões legais, mas quando qualquer religião tenta explicar a sua teoria para explicar a nossa existência, com certeza chove groselha.
Sou um pouco religioso até, mas sei filtrar o que é e o que parece ser.
Semper Fidelis
Eu acho que é complicado você falar sobre o "bem-estar" de uma outra pessoa. Como eu ou você podemos dizer o que é melhor para outra pessoa também? Uma pessoa, que aliás, é completamente diferente de nós, em quesitos étnicos, culturais e religiosos. Nesse caso e em muitos outros também. O que é bem-estar pra você? E o que é bem-estar para ela?
O que diferencia ela de uma mulher que foi estuprada aqui no Brasil? Pra muitos, o que o "governo/religião" dela faz é errado. Agora olha para o nosso, acho que é hipocrisia se alguém falar que é melhor do que o deles porque o nosso faz isso e aquele não. Conceitos são diferentes e ninguém muda isso.
E eu não disse que concordo com o que estão fazendo com ela, muito pelo contrário, deixo altamente explícito aqui que não concordo, mas isso é a minha opinião. De acordo com o que EU acho que é certo e errado, levando em conta o ambiente em que cresci, e os ideais que eu aceitei a levar comigo.
@El Tristeza tropeirón
Eu até que concordo com você. Não acho que falar que é a cultura ou a religião de uma pessoa que devemos aceitar tudo que foi imposto por isso. Eu fui criada como católica e eu até acredito na religião, entretanto não é por isso que eu concordo com tudo que eles ditam. Inúmeros fatos que ocorreram e que a Igreja Católica prega, eu discordo plenamente. Não acho que haja uma possibilidade de limitar, dessa maneira, uma religião e o que ela prega. E pelo que eu li na notícia não é só a questão de religião e cultura, tem a parte política atrelada, o que torna ainda mais complicado.
Não creio que o conceito de bem-estar que o Martiny falou seja só empírico ou relativamente moral. Por exemplo, nós conhecemos o suficiente de psicologia para saber o que acontece na cabeça de qualquer mulher quando é vítima de estupro, seja em uma sociedade em que isso é normal, seja em uma em que é condenado. E sabendo disso podemos dizer que estupro não é bom na perspectiva humana.
É claro que você pode relativizar a relação social homem-mulher e ligar isso à cultura. Mas atitudes de violência em geral geram os mesmos efeitos na mente humana, seja aqui, seja lá. Então é coerente dizer que o estupro é humanamente condenável, assim como infanticídio, por exemplo.
Exato.
Que tipo de liberdade uma mulher que é estuprada e tem que escolher entre prisão ou casamento com o violentador (e tem que ter sorte para poder escolher, já que elas poderiam ser mortas pela sua família, se não me engano) tem? Ou ela escolhe ficar presa durante anos, ou tem que viver com o homem que a violentou para toda a vida. Nenhuma dessas opções parece ser boa, independente da cultura, se olharmos pelo ponto de vista psicológico de uma vítima de estupro.
Tem um bom vídeo que gera muita controvérsia e que eu considero ser muito bom, a fins de discussão. Coloca bastante coisa nova na mesa (por mais que seja difícil concordar com tudinho e tem coisas que parece estar mal explicada), veja quem estiver interessado. Admiro bastante Sam Harris.