Velho, vou te dizer algo: parei e hoje sou bem mais feliz. Dá pra alternar entre Tibia e vida real? Sim, é bem difícil mas dá.
Tem horas na sua vida que você precisa dar um tempo de tudo, de Tibia, da sua casa, das coisas que você fazia antes, da sua namorada, então acho que é comum. Da mesma forma que pessoas começam a jogar Tibia todo dia, outras param todo dia, é como gente morrendo e nascendo (wtf, exemplo tosco).
Mas vamos lá, respondendo ao seu tópico:
Citação:
Acha que foi tempo perdido ?
- De forma alguma, creio que Tibia acrescentou muito em mim. Capacidade de trabalhar em time é aprimorada, tal como sua capacidade de comunicação e seu entendimento de outras línguas e culturas. Tibia acrescentou muito, e creio que no tempo em que eu estive jogando, não perdi muito, se perdi tô ganhando agora (:
Citação:
Aproveitou bem enquanto jogava ?
- Isso com certeza eu fiz. Haha. Boas épocas aquelas de caçar amazons no amazon camp em Venore, logo que eu comecei... eu nem sabia de nada direito, tinha como inspiração um colega meu - que conheci no Tibia mesmo - que 'upava rapidão'. Mas eu achava estranho... sempre que chamava ele, ele respondia uma, duas, três horas depois...
Depois, a disilusão: a pessoa que eu buscava alcançar era mais um jogador desonesto.
Citação:
Oque você faz pra ocupar seu tempo agora ?
- Atualmente tenho saído bastante. Se for comparar com as minhas épocas tibianas, acho que saio 100% a mais do que eu saia. Antes era deprimente: eu só saia de casa arrastado pela minha família para compromissos familiares mesmo, tipo ir na casa do meu irmão, etc.
Hoje é diferente: saio mais com meus amigos e com as minhas amigas. Enquanto o Tibia te diverte, tá valendo. Mas chega uma hora que agente quer mais do que um simples sprite pra se alegrar, não é mesmo? (:
Citação:
Lembra de alguma história inesquecivel dentro do jogo ?
- Opa, claro: várias. Acho que uma das mais inesquecíveis foi uma naquela época de noob...
Eu e meus amigos (noobs) fomos 'dar uma volta' em Plains of Havoc, e descobrimos o porque do nome peculiar do lugar. Mas eu não morri não... foi logo que eu cheguei em mainland, eu usava poções clicando em use with.
Haha, muito bons esses tempos. Esses sim eram os tempos que eu aproveitava o Tibia. Hoje em dia entro por obrigação, ou então pra ver uns amigos aí que restaram.
Racionaldo, eu concluo que não há uma coisa certa a fazer, tipo parar ou continuar, vem muito de você. Se você se sente melhor sem Tibia, acho que é válido né, acho que agente tem que se sentir alegre por coisas que existem fora da tela do PC. Se você alcançou isso - coisa que muitos tentam mas não conseguem - me resta dizer os parabéns, e deixar meu voto de felicidade pra você.
Achei o tópico muito interessante, parabéns pela iniciativa.
Um grande abraço,
~R.