Postado originalmente por
Bob Joe
Ahh cara, acho que você está sendo muito condescendente com os bolsonaristas que fizeram a invasão. Faz parecer que eles não queriam isso, que eram crianças inocentes que só foram lá porque foram atraídos por alguma artimanha do PT. Não acho que seja o caso. As convocações para o dia 08/01 foram extensamente publicadas em conhecidos canais bolsonaristas, vários influencers na época compartilharam e amplificaram as convocações. O tom era alto e violento mesmo, porque essas pessoas que lá estavam eram os mais radicais, que resistiram até ao choque de realidade que foi a efetiva "subida na rampa" pelo Lula (algo que juravam que não iria acontecer). Todos eles chegaram em 253 ônibus fretados, o rastreamento da PF apontando que foram pagos por empresários bolsonaristas que também financiaram os acampamentos (esses empresários já foram indiciados, inclusive). Enfim, acho muito ingênuo acreditar que essas pessoas foram apenas manipuladas a agirem como agiram. Se alguém tinha o Capitólio em mente como exemplo de ação, foram eles. Obviamente, era uma insanidade que só daria armas para a oposição mas o bolsonarismo nunca foi reconhecido pela capacidade cognitiva de seus elementos.
Quanto ao "agir" do governo petista, o que temos até agora é o vídeo do General Dias, que ele diz estar editado mas é difícil acreditar na versão de quem escondeu deliberadamente a gravação. Do outro lado, também temos vários imagens, depoimentos e evidências de erros do governo do DF no processo. Se o governo do DF e o Governo Federal são partícipes em um crime de responsabilidade, acho que vai ser facilmente demonstrado caso exista uma CPI.
Certamente foi um baque para a cúpula do PT. O meu medo agora é que eles reestruturem o serviço de inteligência para agirem como o Bolsonaro agiu: relatórios paralelos, ABIN loteada de companheiros e sistema de inteligência a serviço do partido. O Bolsonaro ensinou ao PT algo que o partido não tinha feito com tanta atenção nos governos anteriores: controlar a inteligência estatal. Se a Dilma tivesse feito isso, dificilmente existiria Lava-Jato. Lembrando que a ABIN é muito mais amigável ao governo Lula do que foi ao governo Bolsonaro.
- - - Atualizado - - -
Um ponto importante disso tudo: muitos dos crimes que utilizam a internet como veículo perdem fatos a serem apurados porque os conteúdos são apagados e/ou os perfis foram retirados do ar à mando do STF/TSE. Isso é muito ruim, é preciso de um histórico persistente sobre esses fatos. Pouco se fala disso entre as autoridades que investigam crimes com interface digital.