Bah Dome Fu, mas tá dificil de tu entender.
Greve é um tipo de protesto, só isso.
Cansei de tentar explicar pra ti uma coisa óbvia, talvez você que seja lento e não seus professores ruins.
Versão Imprimível
Bah Dome Fu, mas tá dificil de tu entender.
Greve é um tipo de protesto, só isso.
Cansei de tentar explicar pra ti uma coisa óbvia, talvez você que seja lento e não seus professores ruins.
Não exatamente.
A greve é a forma máxima de protesto, quando todas as outras tentativas de expor o problema não são levadas em conta. Já cansei de ver professor fazendo passeata, redigindo panfletos e o próprio sindicato tentando entrar em contato com o MEC ou o Ministério do Planejamento para ajeitar esse tipo de situação.
A greve não é boa para ninguém, acredite em mim. Os professores terão que repor as aulas e trabalhar durante as férias, não podendo sair do país até finalizar o programa. O governo perde muito dinheiro com salários para um público que teoricamente não trabalha e os estudantes perdem tempo (aqueles que tem a formatura e entrada atrasada).
Mas é uma forma de protesto, e ultimamente eu tenho percebido que é a que mais funciona. Essa greve federal, era pra sair no ano passado, mas foi contida pelo governo com a promessa de aumentos na base salarial e melhoria das condições de trabalho. O que não foi cumprido.
Quem gosta de greve mesmo, são os funcionários públicos, aqueles técnico-administrativos que adoram faltar o trabalho e ficam coçando o saco dentro das salas regadas a ar condicionado.
Exatamente.
A grande mídia do Brasil é de direita. Ela não está nem um pouco interessada em deixar as pessoas saberem que existem protestos. E quando ela deixa, é pra falar mal, é por isso que muitos aqui acham ruim os protestos que veem.
Dica: protesto não muda nada da noite pro dia. Protesto ajuda a fazer pressão. Até parece que dá pra resolver os problemas do Brasil com um único ato.
Você está confundindo professores universitários com professores de escola.
Professores universitários são pesquisadores que a universidade obriga a darem aula pra não perderem o emprego. Isso é um problema estrutural das universidades.
Professores de escola são professores profissionais. Só que ganham uma miséria. Isso, aliado as condições ruins das escolas, é o que faz eles trabalharem mal.
Não acho que exigir 10% do PIB para a educação seja um motivo babaca. É uma forma objetiva de se pedir melhoras na educação, porque o mínimo é que a área tenham mais verbas e atenção.
É claro que não é a única solução, como tudo no Brasil, a administração de qualquer verba em qualquer área é o principal motivo para serviços públicos serem ruins.
Vídeozinho para acrescentar à discussão:
Você usa o tipo de argumento "vejo professores ruins, logo a maioria são ruins". E nem de longe isso acontece(existe até esforços da universidade para melhorar o nível das aulas). Se vc quer falar em maioria, ponha estatísticas em questão. E greve se faz necessária MUITAS vezes, você legitimando ou não.
Ai você vira e pergunta pro caboclo: "Por que 10%?"
Ninguém sabe, ninguém viu. Já me disseram que foi "um economista", mas elas por elas eu posso ser um economista melhor que o cara. Por algum motivo, 10% do PIB (que, por algum motivo místico, acham que o Governo faz com o PIB o que bem entende) é uma cifra mágica que vai resolver todos os problemas da Educação.
Você mesmo já disse que 10% do PIB não faz sentido, se teve uma troca de coração, me explique por que, já que até agora ninguém conseguiu me explicar isso (e dai minha crítica sobre isso ser um protesto idiota, ninguém sabe por que, vão com a massa e depois dizem que a Globo manipula tudo, mas não percebem que são também manipulados).
Por mim pediam controle Federal sobre todas as escolas, o que diminuiria o desvio de verbas e provavelmente subiria o piso salarial dos professores (ou seja, melhores objetivas que nenhum "economista misterioso" precisa por a mão).
A porcentagem é apenas uma simbologia, independente de ter ou não estudos de economistas para isso. Se você tem uma reivindicação concreta, é muito mais fácil para um movimento criar uma mensagem. Protestar apenas pela "melhora da educação" deixaria o tema extremamente subjetivo. É a mesma coisa que protestar pela "Paz".
É claro que não resolve, mas o que resolve realmente, não pode ser conseguido apenas com pressão da opinião pública, o que resolve realmente precisa da competência de órgãos públicos e vontade política.
Eu também sou completamente a favor da federalização do ensino público, mas isso é algo maior, que depende de mudanças na constituição, o que provavelmente nos levaria à questão da criação de uma nova constituinte. E assim se dissolveria qualquer tipo de reivindicação pela educação.
Protesto popular tem que ser simples e direto.