Vamo que vamo, mais uma review !
Queria deixar claro, que não faço só reviews de jogos exclusivos do xbox, mas eu só faço aquelas, dos que eu jogo. E to dando prioridade pra alguns títulos que tem uma continuação. Zerei ME1 pra jogar o 2, e em breve sairá a review do 2 :B
Mass Effect.
http://img534.imageshack.us/img534/6...seffect643.jpg
Na minha opinião, era um dos melhores jogos que eu já tinha visto na minha vida. A continuação só me fez ver, que é o melhor jogo de toda a minha vida. Por pouco não levou de melhor jogo do XBOX 360 e de longe é melhor que qualquer outro exclusivo.
Enredo.
Nessa série você comanda o personagem John Shepard (tá, você pode criar um com seu nome, mas vamo com o principal mesmo) que é um (você pode escolher entre herói de guerra, habitante da terra , entre outras características pessoais) soldado da aliança terráquea.
Acontece que no ano de 2148 os humanos descobrem uma tecnologia em Marte que permite a viagem a outras galáxias. Assim, eles descobrem que não estão sozinhos , existem outras espécies alienígenas (a maioria amigável) que dividem o resto do universo com eles.
Mas nisso, um alien da aliança Spectre (a 'polícia' intergaláctica mais forte de todas) decide se unir aos outros aliens maus pra dominar o universo. E cabe ao comandante John Shepard e seu esquadrão detê-los.
Jogabilidade.
Mass effect é um rpg de mão cheia. Já de início você escolhe um tipo de classe que permite mesclar os poderes bióticos (criação de campo de força em massa , arremesso de inimigos , levantamento de inimigos com uma força extracorporal) ou poderes técnicos (campo de força tecnológico, hackear aparelhos etc) ou uma classe que domina cada um deles. Sem falar da classe que domina as armas (Shotgun - Pistol - Assault Rifle - Sniper Rifle).
Durante o jogo existem 2 menus que permitem utilizar os poderes do personagem, e o outro que permite mudar as armas. O sistema de combate é em terceira pessoa, e a maioria do jogo se dá pelo cover. Como todos sabemos, não existe nenhuma novidade quanto a isso.
Ainda existe uma parte do jogo que permite modificar o esquadrão, aplicando pontos de habilidade a cada level ganho, outro que permite identificar os inimigos (conhecido como codex, quem não se lembra da pokedex?) e outro que permite equipar o personagem e adicionar boosts a cada arma/armadura.
O jogo ainda permite em algumas partes comandar o Veículo Mako , quando você explora alguns mundos em busca de minerais - gases e outros artefatos. É porque mass effect corre por uma história linear, mas o que ajuda a entender toda a situação são as sidequests, que exigem que o jogador explore todos os sistemas da galáxia, procurando por soldados desaparecidos, acabando com colônias de piratas entre outras coisas.
Gráficos
A bioware utiliza uma engine muito eficiente para o tempo que o jogo foi lançado. Apesar de desenvolver uma melhor em ME2, ela dá um bom caldo pro jogo que foi lançado a 2 anos atrás. Em uma tv de alta definição, você vê que tudo é extremamente perfeito, desde os cenários, indo ao menu de combate , e acabando em qualquer outro tipo de detalhe.
Som
Toda sci-fi que se preze, necessita de um ótimo som. E mass effect não decepciona, talvez o melhor quesito do jogo esteja ai. A série busca em outros sucessos do mesmo ramo, músicas e arranjamentos sonoros de primeira qualidade. Quem conhece, irá identiciar a trilha sonora de Blade runner (não a do Vangelis) em algumas partes do jogo. Sem falar dos efeitos sonoros, que vão desde o motor do carro, até os disparos de armas bióticas. Tudo em perfeita harmonia.
Os diálogos também enobrecem o título, e garantem completo entendimento da história, por todo o jogo. Nota 100000 !
Gamertag.
Mass effect é um jogo que possui uma inteligência artificial bem elaborada, exige muito do jogador, e então, algumas conquistas, como de virar no Insane são dificílimas. Outras são extremamente chatas, como terminar o jogo aliado a cada espécie alienígena na galáxia, ou executar uma certa quantidade de kills com uma certa arma ; o que demora muito tempo, visto que cada classe não domina 100% uma arma, o que faz você ter que zerar a história 2~3 vezes pra ganhar uma boa parte dos gamerpoints.
Ainda assim, existem conquistas pra cada capítulo e pra cada açao importante que você toma durante o enredo.
Considerações Finais.
Sem essa console war , mas eu tenho pena de quem não pode jogar ME. O 2 já saiu pra computador e assim, os mais aventurados poderão curtir quase tudo que é exposto a eles.
Mass effect não revoluciona o mercado de RPG, mas modifica muito o estereótipo que alguns tem na cabeça, e ainda assim é um jogo muito bem elaborado, que não deixa de faltar em nenhum quesito, e ainda promete muitas horas de divertimento ao jogador.
Gráficos - 9.5
Jogabilidade - 10
Som - 10
Gamertag - 9.5
Enredo - 9
Nota final - 9.5