Muito bom, está de parabéns :)
:*
Esperava mais respostas sobre esse update... espero que não estraguem os mages. :X
Bye~!
Versão Imprimível
Muito bom, está de parabéns :)
:*
Esperava mais respostas sobre esse update... espero que não estraguem os mages. :X
Bye~!
nao gostei da entrevista!!!!
pelo lado da nova reporter foi ooooteeeemaaa, mas o guido n deu mole ;( alemao feioso ;P
parabens pelo trabalho srta nova reporter ^^
Todo mundo reclama sobre que u guido n falo nd 0o...por mim tudo bem..aliais...os update tem q ser uma supresa msm, e ele n pod falar mta coisa c n estraga..mas bem q ele poderia falar mais coisa msm xD
aliais
Excelente entrevista Gwen, gostei msm :enaccord1
eu tb qria mais respotas sobre itens e quests doq sobre updates
GUIDO ele um verdadeiro de um mentiroso ele fala q tem gamemasters ativos, mas dois tutores powers abusers mataram meu amigo pq ele tava caçando e eles queriam itens sem motivo algum: os nomes desses tutores angelinna um outro q nao lemmbro o nome entaum os gamemaster incomopetentes nao fizeram nada
:triste: :triste: :triste: :triste: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
Alemão esquisito esse Guido, nao revela nada, parece que tem 1 certa insegurança com o Tibia...
Logo logo tibia vai ter 2 opções:
-vira 3D
-Vai a falencia
Com essa tecnologia de hoje e placas de vídeo a preço de banana, quero ver se daki a 5 anos nego vai quere Joga Tibia ainda...;)
Mas enquanto Tibia nao morre, vou esperar pra ver esse update...
Não esperem nada pra free account ( a nao ser balanceamento)
Free accounts, juntem-se comigo e façam o ritual ''Chupa-dedo'' :yelrotflm (sim, minha p.a acabou)
O Q EU MAIS QUERO NO TIBIA E TIPO UM DIA PODER TER EVENTOS,TIPO EVENTOS COM A XP TIPO COLOCAR A XP 2X 3X DURANTI UNS 3 DIAS ETC E O Q EU MAIS QUERO EM TIBIA EVENTO DE XPS COMO ACONTECE NO MU E EM OUTROS JOGOS :P
isso é tibia e naum mu ou gbound q é cheio de evento..... :yelrotflm
se tibia vira 3D, volto a joga tibia e paro de joga muuuuuuuu(vakinha :P )
Bem, nao sei porque tanto suspence assim.
Mais tem alguma possibilidade sera de tibia virar 3d?
Talvez iria perder a graça [...]
Jogar um jogo meio que ridicolo desses que é o divertido :P
a entrevista ate q ficou boa, mas fiquei muito decepcionado com a pergunta da entrevistadora, que falava dos knights mas nao falou nada da vocacao mais prejudicada de tibia q sao os paladins, que a cada update sao piorados...
ate concordo que knights tem desvantagem em relacao aos mages, mas dizer que tem desvantagem em relacao aos paladins eh nao conhecer a atual condicao da vocacao
caso discorde de mim, e ache que paladins "reclamam de boca cheia", eu sugiro que ao menos se tente criar e jogar com um para ai sim emitir sua opiniao com mais conhecimento do que acontece
ps: meu c cedilha ta com problema :P
Ótima entrevista.
Famoso e misterioso GUIDO ^^:)
Ja pensou se tibia fosse em 3D oO?
RoX gogogo + entrevistas assim ^^ :P
Cara ridiculo.
Pra que intrevista? Não achei boa idéia vocês intrevistarem, mas não adiantou nada.
O cara só respondeu até um certo limite, que todo player conseguiria responder e adiar.
O que tem demais intrevista um cara desses? Bem melhor intrevistar aqueles caras que marcaram história no Tibia. Lendas.
Muita decepção.. Demaissssss!
Mas eu também, não esperava muito.. Mas ao menos contasse para gente um pouco né? A cara nem vo fala muito se não vo arruma briga. Mas de boa mesmo, não tentem se matar pra entrevistar essas pessoas.
Valeu a vontade, e as perguntas. Só da parte dele, ridiculo. :D
O que vale é a intenção.
Knight ta em desvantagem?????
e paladin???nignuem diz nada???????
afff.....
fiquei feliz sobre a resposta de 3D....tibia 3D não é tibia....quando vc flaa pr aalguem: Ou vc joga tibia? todos dissem sorbe paint brush online e outras piadinhas....isso eh a alma do sucesso deesse jogo..
tibia é tibia....!!
Primeiro queria agradecer ao Onilink. Cara, valeu mesmo pelo apoio! Eu acharia mais legal se pudéssemos trabalhar juntos... quem sabe futuramente, não? ;)
E eu não acho as perguntas dele "idiotas", de forma alguma, meu. Cada um tem seu estilo próprio, e isso deve ser respeitado.
Bom, tem uma galera aí reclamando daquela pergunta na qual eu mencionei knights.
Gente... eu não estou dizendo que knight é ruim, meu são Genérico. Acontece que, depois do update em que as wands e rods foram implementadas, as coisas ficaram absurdamente mais fáceis pros magos! E os paladins não podem reclamar tanto quanto knights, não... se é que podem reclamar. Já citei os motivos e citarei novamente: knights não usam runas pra atacar. Paladins, ao contrário, além da distance fighting habitual, também podem atacar com runas.Citação:
Postado originalmente por Edmo 182
Paladin e sorcerer, na minha opinião, são as melhores vocações.
Se tem paladin reclamando, das duas, uma: ou o cara é level "baixo" (abaixo de 45, mais ou menos... e realmente, paladin nesse level é tão xarope de jogar quanto um knight, na atual conjuntura) ou o cara não sabe jogar com paladin.
Mil desculpas se ofendi alguém com isso, não foi minha intenção.
Knight leva uma claríssima desvantagem em relação a qualquer outra vocação, e disso eu não tenho a menor dúvida.
Aliás...
Concordo com esse cara.Citação:
Postado originalmente por Abath Lightbringer
Quanto às perguntas sobre itens, quests e essas coisas...
Sinceramente, se o Guido sequer respondeu todas as perguntas da entrevista, vocês acham que ele responderia algo sobre quests e itens? Na boa mesmo, pensem um pouco e respondam, vai...
Eu não acho.
Acredite, minha filha: eu FIZ mais perguntas. Ele só respondeu as que ele quis e do jeito que quis. Como o Onilink disse, foi uma puta falta de respeito do alemão.Citação:
Postado originalmente por Ikas~
Uns comentários pessoais:
Pra começar, eu adorei o fato de Tibia não se tornar 3D. Aplausos, porque Tibia 3D não seria Tibia, mais.
A questão do "Tibia com som"... bom, eu sempre jogo com alguma coisa tocando no winamp. Se resolvessem colocar som no Tibia, eu usaria a opção de desabilitar, com certeza. haha
Acho que é só.
Aliás, só pra reforçar:
Obrigada e abracinho a todos. ;)
Desculpem pelo post gigantesco.
Perae...Citação:
Vocês vão notar algumas diferenças no estilo das entrevistas a partir de agora, elas serão mais uma conversa do que apenas uma série de perguntas e respostas amontoadas. O intuito disso é trazer entrevistas não tão mecânicas, como estava acontecendo ultimamente.
ja comecamos mal eu particularmente nao gostei de ler isso quando apareceu la no site mas relevei...mas agora sinto-me forcado a vir aqui dizer umas palavras...
Eu nao acho que as entrevistas do onilink eram perguntas e respostas amontoadas :triste: mas isso ai que ta ai e triste cara.
mas porque e triste?
primeira pergunta e segunda: essas foram sobre os comunity managers , mesmo tendo sido explicado como eles agiriam e para que foram incluidos no proprio site tibia.com , nao acho nem que eram nessessarias.
quarta pergunta: aqui foi perguntado algo que obviamente nao seria respondido, porque e claro e para ser uma surpresa se todos ja souberem ates exatamente o q vai acontecer nao vai ter graca e e claro que por questao de marketing ele nao adiantaria nada.
quinta pergunta: sentar no sofa??? OMG nem presciso continuar com essa...
sexta pergunta: em muitos foruns por ai sobre tibia houveram enquetes citando "sera que o tibia vira 3D um dia" ou "voce jogaria tibia se fosse 3D?" e o que a maioria respondeu? NAO ! nao seria muito dificil que o povo da cip saiba que o jogo poderia ter uma queda com isso pelo menos agora talves num futuro... obviamente eles nao iriam arrisca tudo assim.
setima pergunta: aqui como eu nao quero me repedir vo dizer uma coisa so, eu acho que essa entrevistadora nova ao inves de se focar em algo que realmente interessasse , comecou a fazer sugestoes do que ELA gostaria que acontecesse no tibia assim como tambem na sexta pergunta.
as perguntas que nao citei e porque estao realmente de acordo com o que devia. mas note que sem elas sobraram poucas ou seja por isso ninguem ficou satisfeito com as respostas.
sem as perguntas certas nao da pra ter mesmo boas respostas.
PS 1:Eu nao estou julgando o trabalho dela longe de mim fazer isso so acho que deixo a desejar nessa estreia , mas provavelmente e todos esperam isso ela vai pegar o jeito! :) nao e facil entrevistar alguem desse porte e ainda por cima por e-mail.
PS 2:Desculem a falta de acentuacao mas meu teclado ta de mal humor totalmente desconfigurado.
Queria primeiramente dar os parabéns ao TibiaBr por estar danu chances de nois conhecermos melhor o tibia entender e etc...
E ainda conseguirao entrevista com o Misterioso Guido ^^..
Parabéns e gostei muito dessa entrevista ^^....
Esse cara é massa! =D
Pois eh, 2 updates por ano ja eh ridiculo. Tem que atualizar o jogo sempre, nao ficar esperando 6 meses pra colocarem algo que deixa tibia pior ainda. Alem do mais, olha soh como ele fala de "planos futuros". Ele ta falando de anos, isso nao existe. Pra que tanta demora? Se a ideia eh boa, trabalha nela e coloca no jogo o quanto antes, nao ficar enrolando pra no final acabar em pizza! Quem sabe o que vai ser de tibia no ano que vem? Sera que vai continuar com 50 mil nego pagando pa pra eles? Otra, eles nunca falam nada, soh enrolam. Tudo no tibia eh obscuro, tem muita coisa que nao tem nem no site oficial... :rolleyes:Citação:
Postado originalmente por Anderslash
muito boa entrevista :)
a mim ele nao desapontou dizendo q o tibia nao sera em 3D, tibia eh otimo do jeito q esta
Não havia sido perguntado, ainda, como a comunidade entraria em contato com eles.Citação:
Postado originalmente por Romancist
Você como knight, deveria estar bem interessado nisso. De qualquer forma, a pergunta não foi mal colocada, o entrevistado que poderia ter colaborado e comentado um pouquinho mais.Citação:
quarta pergunta: aqui foi perguntado algo que obviamente nao seria respondido, porque e claro e para ser uma surpresa se todos ja souberem ates exatamente o q vai acontecer nao vai ter graca e e claro que por questao de marketing ele nao adiantaria nada.
"Sentar no sofá" foi apenas um exemplo sobre um update gráfico que pode ser feito em Tibia, que tornaria o jogo um pouco mais interessante. Apenas um detalhe, claro, mas acho que você deve ter entendido a intenção dessa questão, não é mesmo?Citação:
quinta pergunta: sentar no sofa??? OMG nem presciso continuar com essa...
É fato que a CipSoft contratou um designer 3D, e as especulações sobre Tibia 3D aumentaram bastante depois disso. Eu mesma talvez parasse de jogar Tibia caso um projeto em 3D fosse implantado no jogo... mas independente disso, é algo que deveria ser perguntado, sim.Citação:
sexta pergunta: em muitos foruns por ai sobre tibia houveram enquetes citando "sera que o tibia vira 3D um dia" ou "voce jogaria tibia se fosse 3D?" e o que a maioria respondeu? NAO ! nao seria muito dificil que o povo da cip saiba que o jogo poderia ter uma queda com isso pelo menos agora talves num futuro... obviamente eles nao iriam arrisca tudo assim.
Ao menos vocês já têm a resposta definitiva, agora.
Claro que isso é algo que eu gostaria que acontecesse... eu e a torcida do Flamengo, inteirinha.Citação:
setima pergunta: aqui como eu nao quero me repedir vo dizer uma coisa so, eu acho que essa entrevistadora nova ao inves de se focar em algo que realmente interessasse , comecou a fazer sugestoes do que ELA gostaria que acontecesse no tibia assim como tambem na sexta pergunta.
Não soltei essa pergunta assim, do nada. Pesquisei antes de perguntar, pedi opiniões de outras pessoas.
Quais seriam as perguntas certas, então? Sobre quests? Itens? Você acha mesmo que ele responderia sobre isso?Citação:
sem as perguntas certas nao da pra ter mesmo boas respostas.
Não sei bem se "todos esperam", porque boa parte aí gostou da entrevista, elogiou o trabalho e soube valorizar. Não acho que deixei a desejar, não... fiz o que pude pra tentar "arrancar" algo do entrevistado. Porém, considerando que a entrevista foi feita por e-mail, já que não tem outra forma de entrar em contato com qualquer membro da CipSoft, fica realmente impossível insistir pra que ele responda todas as perguntas da forma mais completa possível.Citação:
PS 1:Eu nao estou julgando o trabalho dela longe de mim fazer isso so acho que deixo a desejar nessa estreia , mas provavelmente e todos esperam isso ela vai pegar o jeito! :) nao e facil entrevistar alguem desse porte e ainda por cima por e-mail.
No mais, me sinto satisfeita com o meu trabalho.
:P Affff nem foi taum boa ...... podia ter perguntado + , o Guido tbm n flo nda de intreressante ,pensei que ele ia fla +
:triste: + deu pra fica com curisosisade =] plz tibia br fassam + entrevistaasss!!
hauhauhauha GUIDO
virou goleador, Guido 5 x 1,5 Tibiabr !!!
Acho q na proxima entrevista tentem jogar verde para colher maduro, pq respostas diretas ele acaba nao revelando muito.
só espero q essa nova area seja para free tbem, mais como eu sei q´eles estao interessados em preservar os lvls ALTOS, entao meu amigo essa area vai ser sinistra :P
fico legal apesar de ele nao ter dito nada de novo sobre o jogo afinal é isso que todos nos esperamos nessas entrevistas
Boa a entrevista, estou entusiasmado para que chegue logo o update de verão ^^ :p
Poh...Daora...mais o cara numn pergunto nada..sobre os pally...falo ods kina..mais eu axo que os pally tao mais ferrados q os kina..sera q vai melhor os pally?
osa pally tao na maior desvantagem...duvida??
olha os top 100 exp entao e preocura quantos pally tem
[QUOTE=Gwendydd][FONT="Arial Black"][SIZE="4"][COLOR="Green"]Gwendydd: Sobre os servidores do Tibia, A CipSoft tem algum projeto para servidores no Brasil?
Guido: Nos realmente gostaríamos de implementar servidores no Brasil. No entanto, até agora não conseguimos encontrar um parceiro confiável e com uma boa conexão para os nossos jogadores brasileiros.
=O
q mancada essa em? :mad:
ele podia pergunta pro tibiabr se eles podia fazer um servidor br
mancada guido
Uoow
Muito boa a entrevista doutor!
agora como sempre enrolando e enrolando
esse Tal cara pra mim é misterioso d+
devia ter + vamos se dizer "gingado"
falar pelo menos um poco do novo update
nao gostei do guido num responde nada...mas a entrevista foi boa gwendydd de parabens
haha soh falta por um respawn de yeti fixo nas novas ilhas
muito rox
Me descupem, mas, que que é isso?
Se tem paladin reclamando, das duas, uma: ou o cara é level "baixo" (abaixo de 45, mais ou menos... e realmente, paladin nesse level é tão xarope de jogar quanto um knight, na atual conjuntura) ou o cara não sabe jogar com paladin.
Eu tive um Royal Paladin level 138 com skills:86 de distance,69 de shielding e magic level 21.Estava caçando hydras um dia desses quando deu um kick desgraçado e eu tive de ficar esperando (meu char tava com a vida cheia) uns 5 segundos.Então, aparece a temida frase do jogo:You are dead.
Se fosse um knight teria sobrevivido é óbvio.Mas, graça a inutilição de um shield por causa de meu crossbow eu morri e a culpa não foi minha foi da maldita cipsoft.
E você disse que ou o cara era low level ou não sabia jogar.Meu amigo disse que eu era o jogador mais fodástico do jogo inteiro pois eu tinha consiguido chegar no level 138 no mesmo tempo dele chegar no level 112 com um Master Sorcerer.
Depois disso, Ambos (eu e meu amigo) paramos de jogar tibia.E eu parei de jogar na versão 7.8 onde Paladin já era um merda.
É praticamente impossível ser top com um paladin.Mas, com knight sim tanto que, Eternal Oblivion ficou top mais de 6 meses.
E você ainda diz que Knight precisa de melhoras.
Puta queu pariu.Ainda bem que eu não jogo mais essa porcaria de jogo.
Eu não parei de jogar pelo simples fato de ter morrido não.Eu conversei com pessoas que ficaram 50 horas online seguidas.Vai te cata.Esse jogo é um dos jogos mais viciantes do mundo.
Só como exemplo eu vou usar eu mesmo.Eu estudava na faculdade no segundo ano quando descobri esse jogo.Então comecei a jogar e chamei uns amigos para jogar também.Eu ouvia todo mundo dizer que paladin era a melhor vocação do jogo pois o shield aumenta rápido, era uma vocação balanceada (entre mana e vida) e ainda atacava-se de longe.E pensei, nossa paladin deve ser a melhor vocação mesmo.E fiz um paladin.Depois de ter atingido o level 25 (e xingado todos os filhas da puta que disseram que paladin era a melhor vocação) eu cometi o maior erro da minha vida depois de eu ter começado à jogar Tibia.Comprei uma premmiun account de 6 messes.Então comecei a jogar umas 10 horas por dia e comecei a faltar na faculdade.Quase fui reprovado e quase saí da faculdade por que eu fiquei insatisfeito com as minhas notas.Depois de um tempo, aconteceuo episódio das hydras e eu parei pra pensar um pouco e comecei a conversar com pessoas que jogavam muito tempo por dia.Conversei com um cara que havia jogado 51 horas seguidas sem dormir,comer,tomar banho,pegar umas gostosas.Ele só bebia água até que ele desmaiou.Aí não tive duvidas quanto a esse jogo e decidi parar de jogar mas, continuei à ver o site do Tibibr pois seu trabalho era muito bom na época mas, vejo que caiu muito com a chegada da Gwendydd e por isso não vou nem mais ver o site.
Sei que muitos vão me criticar mas eu acredito nisso.
Adeus
Entendi. Vc é do tipo que quer melhorias nas vocações do tipo paladino e mago com mais vida, knight com SD, e etc. :thumb:Citação:
Postado originalmente por raphaelkm
Cai na real, bicho. Essas diferenças PRECISAM existir. Cada um escolhe a vocação que quer baseada nessas diferenças, por isso elas existem. Se vc quer mais vida, seja um knight ao invés de insistir no paladino até level sei lá quanto.
Deu kick? Deu, normal, azar. Isso é um jogo online e infelizmente ainda não inventaram uma maneira de eliminar esse problema.
Não me venha com desculpinhas esfarrapadas. Paladin precisa de melhorias? Sim, mas não tente me convencer de que é ainda mais desvantajoso que knights. E não tire suas conclusões através dos tops, Tibia vai muito além disso.
Citação:
ta boooooom ''anderman'' vc acha entaum q kina é pior q pally?em qual situaçao?quando q um pally mata um knight solo nesse jogo?nunca na vida, o pally soca sd e bolt(waste) enquanto isso o kina grudado no pally pq pally n corre do kina, pally lv 100 n corre de um kina lv 90,
pally upa mais fast q kina sim...mas pally n tem a msm resistencia q kina...
a respeito das crianças q falaram que iriam para de jogar TIBIA se o jogo ficasse com graficos 3D é pq devem ter um Amd K6-2 500Mhz 32 Memoria Dim,divindindo 8 pro video......................Internet 56kbs
CLAAAAAARO que não tem a mesma resistência, rapaz. Da mesma maneira que sorcerer e druid são menos resistentes ainda! É exatamente DISSO que eu to falando, dessas diferenças que precisam existir.Citação:
Postado originalmente por marlin
Quer resistência? Escolha knight. Quer poder de fogo? Escolha mago. Quer o intermediário? Tem o paladino. Você que escolhe, meu caro. Você que escolhe.
Um erro muito comum do jogador tibiano é comparar as vocações baseando-se no pvp de um contra o outro. Como se Tibia fosse só pra isso, ficar forte pra matar outros players. Hunf.
cara pra vc sabe oq e um GM q da POWER BAN ABUSE e POWER DELETED ABUSE em um server e o merda do GUIDO n faz nd, alias nem o TIBIABR faz nd tbm contra esse sujeito q so ta dando dor de cabeça em samera, um GM q tem seu proprio server e faz dele poucas e boa...msg dele na pagina do site no seu char Cuisdy on Samera da guild Mithos onde ele proprio e o lider.
I'm usualy ignoring private messages on this char. If you have something urgent, please state it clearly in one single line and wait patiently for an answer. I might not answer, though.
If you need to contact me, try messaging me on Ifos or Sakim instead.
To report rule violations use Ctrl-R in-game or post on GM Board.
Rule Violation reports via PM will be ignored. For all matters I'm just a regular player on this server. Thanks for understanding and respecting this.
TRADUÇAO:
Eu estou ignorando usualy mensagens confidenciais neste char. Se você tiver algo urgente, indicá-lo por favor claramente em umas únicas linha e espera pacientemente para uma resposta. Eu não pude responder, though. Se você necessitar me contatar, tentar o messaging mim em Ifos ou em Sakim preferivelmente. Para relatar a régua as violações usam o em-jogo ou o borne de Ctrl-R na placa do GM. Os relatórios da violação da régua através do PM serão ignorados. Para todas as matérias eu sou justo um jogador regular neste usuário. Agradecimentos para compreender e respeitar isto.
vc mexeu com ele ou a guild dele, ele loga o GM na hora e ban, se for muito grave deleted. q esses bando de maluco da CIP n sabe oq eh ser banido sem justa causa por um psicopata com um GM em um serve, so de piraça
link da pagina na net:
http://www.tibia.com/community/?subt...isdy+on+Samera
ele tem flogao tbm depois eu postos pra vcs o descaso da cip e todos os responsaveis do jogo em samera
Citação:
vc ali em cima quis dizer oq?q pally tem vantagem sobre kina...me fala em qual aspecto!Citação:
Não me venha com desculpinhas esfarrapadas. Paladin precisa de melhorias? ''''''''''''''''Sim, mas não tente me convencer de que é ainda mais desvantajoso que knights'''''''''''''''. E não tire suas conclusões através dos tops, Tibia vai muito além disso..
Entrevista show...
n vejo a hora d ver ice islands !! :cool:
De novo: eu afirmei que, de modo geral, paladino não é mais desvantajoso que knight.Citação:
Paladin precisa de ajustes sim, assim como os knights. Digo isso pelo simples fato de que os magos receberam um 'update' (wands e rods) e até agora nada aconteceu nem com paladins e nem com knights.
blz kd um com sua opniao =DCitação:
quero saber uma coisa a respeito de vc ter dito sobre mages terem recebido wands e rods...interessante?mas acho q issu realmente nao signfica 1% perto de eles tem uma magia da qual usa-se 20 de mana "Energy Strike" com o maior dano do tibia...........e tipo toda vida Knight teve uma arma até o final da vida...sorc gasta mana pra usar wands pally usa bolts ou spears =*
E lá vou eu mais uma vez: são diferenças básicas, são a estrutura raiz de qualquer RPG! Sem essas diferenças, não faria sentido dividir o jogo em vocações.Citação:
Magos: Mestres dos danos, resistência fraca.
Knights: Mestres em resistência, sem uso de magia.
Paladins: Intermediários.
Era só o que faltava, knight ter uma espada/clava/machado que gastasse munição, ou precisar a mana pra usar ataque né?Citação:
@raphellhm (sei lá o nome do infeliz)
Mew, vc acha que paladino precisa de escudo? MEU DEUS QUE BURRICE! QUANTOS ARQUEIROS EM LIVROS DE RPG OU MESMO FILMES VC JÁ VIU USANDO ARCO E UM ESCUDO?
Paladino tem o melhor (na minha opinião) ataque de todos. Mesmo precisando treinar (que é um dos melhores pontos de jogabilidade do Tibia, pois ao contrário de Ragnarok e outros RPGs que tu upa um level e clica pra aumentar um atributo e teu cara fica mais rápido/mais forte etc, no Tibia acontece como na vida real: a prática leva a perfeição), quando fica com bons skills fica uma das melhores vocações. Se vc não acha, cria um Sorcerer que é facil upa no começo. Porém depois que vc pega level alto, vc vê que vc poderia ter criado um paladino que tiraria mais dano agora.
Se toca, existem essas diferenças e essas diferenças é o que fazem o jogo andar, se vc quer que paladino tenha escudo então vc tá precisando aprende a joga melhor Tibia, todo mundo sabe que paladino quando fica trapado ou o bicho é rápido e 'cola' em vc, vc precisa de no minimo um beholder shield pra pode mata o bicho, ou então compra BoH e time ring e sai matando os bichos correndo.
Agora escudo em vocação que usa arco, jamais. E eu falo isso pq eu tenho um paladino, sei como é difícil treinar, pegar level e aumentar ML. Mas isso são as dificuldades da vocação, mas há vantagens, como por exemplo, a gratificação que vc tem quando vc treina bastante e tira danos altíssimos de monstros considerados 'fortes'.
PS: Eu tava ausente no fórum, mas uma besteira que nem esse cara falo faz qualquer um abrir uma exceção.
Sem mais,
Draco.