Eu acho que o maior problema de todos é o powergaming, como foi discutido recentemente num tópico do Rasunik.
Sabe por quê? O powergaming foi incentivado brutamente pela CipSoft por anos, e foi assim que tudo chegou nesse ponto. Isso ocasionou diversas mudanças.
Por exemplo, as classes não teriam precisado de tantas tentativas de "balanceamento" se a CipSoft não estivesse tão preocupada em como elas fariam pra upar freneticamente. O PvP não teria ficado assim, também.
Não existiriam guilds dominantes se o jogo não permitisse que você atingisse levels simplesmente absurdos, graças à inserção desmedida de monstros cada vez mais fortes e incentivo da caçada sem fim.
Não haveria tanto power abuser se os jogadores honestos pudessem competir de maneira justa, o que não acontece já que botters upam rápido e atingem levels ridículos em pouco tempo.
E por aí vai, dá pra falar o dia inteiro sobre isso.
Gráficos não são o problema. Mesmo que a molecada de hoje seja tão adoradora de gráficos, a magia do Tibia sempre cativou até mesmo aqueles que o xingavam. Quanta gente não metia o pau no Tibia quando via pela primeira vez, e depois acabava viciando também? Isso não é só graças à jogabilidade. É graças à toda magia que o game tinha.
Vou dizer o que eu acho que deveria ser feito pro Tibia voltar a ter a magia de antes, mas sei que nada disso vai acontecer nunca, pelo jeito.
Chega de powergaming. Incentive a diversão de variadas formas, esqueça esse negócio de upar e apenas upar. Volte a investir no conteúdo, nas lendas do Tibia, nas histórias que faziam cada lugar ser especial e ter sua magia. Coisas que recompensassem o jogador simplesmente pela pura e genuína diversão, como encontrar um lugar secreto, explorar uma região desconhecida com aquele medo de acabar morrendo, descobrir uma quest nova (nada de quests com tesouros valiossísimos que precisam de services pra serem feitas). Parem de colocar cada vez monstros mais fortes pra agradar powergaming. Planejem as novas áreas com critividade em vez de simplesmente criar espaços cheios de bichos pra caçar, entulhados com decoração bagunçada e questionável. Criem histórias, novas possibilidades, novos lugares, novas culturas, novas magias, novas criaturas, novos itens, mas que nada disso seja pra agradar fortões, e sim pra acrescentar conteúdo e diversão ao jogo.
Chega de botters. Pare de enrolar com explicações e acabe de uma vez com essa praga, antes que eles acabem com o jogo de modo irremediável. Não importa o quanto lucro possam trazer pagando premium, o prejuízo no final será pior. Nada paga a imagem queimada que o Tibia está ganhando. Sem massbans pra grego ver. Sem sistema automático. Simplesmente acabem, porque é plenamente possível, desde que não se tenha medo.
Chega de moleza. Tire as coisas que facilitaram o jogo desnecessariamente. Esse jogo era muito mais amado e viciante quando era difícil. Tirem as runas e potions das hotkeys, acabando com a moleza na hora de caçar; isso faz com que os jogadores tenham que praticar a técnica, nada de coisa automática. Criem criaturas que exijam habilidade para serem derrotadas, e não apenas apertar botões. Tirem as runas dos NPCs, incentivando maior interação entre as classes. Faça as pessoas precisarem umas das outras; atualmente há uma grande falta de respeito porque ninguém precisa de ninguém. Aumente a penalidade de morte novamente, fazendo as pessoas pensarem duas, três ou vinte vezes antes de arriscar alguma coisa. Façam com que bichos fortes sejam impossíveis de serem derrotados sem um grupo devidamente preparado e unido. Chega de caçadas solitárias, que os botters adoram pra colocar lá seus robôzinhos; Tibia precisa de interação e união entre as classes, e não de cada um jogando num canto. Chega de automação pra tudo. O divertido é justamente conseguir realizar algo difícil, mesmo sem recompensa depois. A recompensa é justamente a sensação que você obtém da experiência do game. Diversão verdadeira.
Chega de ouvir quem só quer facilidade e moleza. Escute os jogadores fiéis que não vão abandonar o jogo, porque realmente o amam. Pare de se importar tanto com esses que preferem apenas a facilidade, adoram runas nos botões e gostam de morrer sem perder quase nada ou largar o charzão lá upando offline o dia inteiro. Alguns podem falar que o jogo é difícil pra quem não tem muito tempo. Bem, bem-vindo à realidade, meu caro. Quem tem muito tempo livre sempre vai poder jogar mais, sempre foi assim, até nos videogames. Isso prova como os jogadores estão absurdamente mal acostumados; querer mudar o jogo pra se adaptar à realidade de quem tem mais ou menos tempo é ridículo. Quem não tem tempo, paciência, tudo na vida é assim. Muita gente pode falar que o Tibia está melhor agora, mas isso é apenas porque está mais fácil do que nunca em todos os aspectos imagináveis. Chega de conversa mole; moleza é chato e pronto. A gente gostava de dar duro e sofrer pra conseguir as coisas, a sensação de vitória era inesquecível.
Pare de contratar funcionário que vem dessa geração atual de games. Os games hoje em dia estão cada vez mais fáceis e levam o jogador pela mão o tempo inteiro, isso é incontestável. As pessoas que procuravam Tibia eram justamente porque gostavam da dificuldade, de estar num mundo fantástico sozinho e por conta própria, e se virar a partir daí. Não de bajulação ou facilidade. Naquela época já existiam jogos que eram mais fáceis, e os jogadores de Tibia escolheram Tibia em vez de todos eles. Esses funcionários querem botar no Tibia as coisas que existem em outros jogos, copiar a facilidade, e acabam criando é uma grande bagunça.
Essas são algumas opiniões minhas. Não sei se esqueci de algo, mas mesmo assim, o jogo ainda estaria prejudicado pela economia quebrada e personagens com level absurdo. Aí precisaria de uma atitude dura pra consertar essas coisas, ou criar novos servers "legais" e deixar esses antigos como estão mesmo, os caras se acabando de tanto upar.