Postado originalmente por
sirtchuck
Eu não ia me meter nesse tópico, mais a discussão ta tão quente que vou comentar.
Primeiramente, e evidentemente, Tibia vem passando por diferenciações na maneira como é jogado. Atualmente, são poucos os jogadores que param seu tempo de hunt para fazer as diversas quests que o jogo possui, ou então que abre algum chatzinho disponível e fica trocando idéias aleatórias.
Tibia sempre foi um jogo considerado difícil. Seja na dificuldade de pegar um novo level, ou nas complicações que uma eventual morte traz. O ponto é que, devido a essas coisas, a busca por ficar X tempo caçando Y criatura é o que a Cipsoft mais influencia hoje, e o que sempre foi influenciado. Um exemplo claro disso são aquelas Tasks, que eu particularmente acho meio forçado.
Só que esse lado powergaming não é tudo. Tibia possui uma gama imensa de possibilidades, que variam desde conquistar skills, ou ir em busca de quests, ou apenas conversar. Eu normalmente só entro no jogo pra conversar com o pessoal da VIP List!
Não adianta agora, depois de 15 anos, querer implementar coisas que são e serão encaradas pela maioria como recursos usados em meio ao desespero, só porque WoW e o caralho a quatro tem altas opções e tudo mais. Não tem como comparar Tibia com jogo NENHUM.
E é por isso que você joga tibia e nunca para, porque sabe que sempre vai além.
Eu já joguei tanta coisa, chega uma hora que acaba. Acabam as opções, as coisas novas, e fica um monte de personagem igual, com algumas diferenciações mínimas executando TAMBÉM tarefas idênticas a vida toda. São mecânicas comuns de jogos.
Bom, pra resumir isso tudo que eu disse, minha opinião fica que o jogo Tibia não está acabando (ou ficando menos popular) pela mecânica, jogabilidade, gráficos e etc que possui, e sim porque existem MILHARES de joguinhos hoje em dia. Alguns anos atrás não existiam computadores que rodassem WoW, ou BFIII, e todo mundo se contentava em jogar Tibia, por ser divertido, fácil, prático, viciante e sempre inovador. E socar de coisinhas non-sense no jogo não vai resolver isso. A empresa administradora ta muito presente entre a comunidade, e 30.000 jogadores online/dia para um jogo idoso, pioneiro e simples é MUITA coisa. Amanhã ou depois a febre WoW passa, e Tibia vai continuar ai, assim como foi com muitos jogos.
É questão de tempo, e não de se adaptar.
E como o Gryllo falou, o Tibia precisa focar no que tem, e não inserir conteudo desfreadamente para chamar newcomers.