Essa semana, eu terminei de ler o terceiro livro da saga Hunger Games da autora americana Suzanne Collins, a nova modinha entre os adolescentes (foi o que eu li no busdoor do filme) e farei uma pequena resenha do que eu achei do livro.
O livro conta a história de um mundo pós-apocalíptico (não entra em muitos detalhes do que de fato aconteceu) onde uma cidade chamada Capitol controla outros 13 distritos com mão de ferro após uma rebelião que terminou na destruição do último. Cada distrito tem especialidade em algum serviço para oferecer à Capitol (Agricultura, pesca, mineração etc) e a cada ano deve oferecer um garoto e uma garota para lutar em uma arena televisionada para o resto do mundo até a morte. Esses jogos são conhecidos como os Hunger Games.
A narrativa se passa com a menina do distrito 12, Katniss Everdeen, que se voluntaria para ir para a arena no lugar de sua irmã menor, juntamente com seu conhecido Peeta Mellark. Ambos vão conhecer juntos o valor da sobrevivência e os horrores da arena, além do descaso das pessoas com a vida humana, mostrado pelos residentes de Capitol.
Spoiler: Segundo e Terceiro livros.
O livro claramente tem alusões à mitologia grega. O mito de Teseu é subentendido na história (entre Katniss e sua irmã) ; além disso muito dos Hunger Games vem da idéia dos gladiadores romanos, mostrando que a autora buscou uma certa inspiração ao trazer um misto de Big brother e Spartacus. Além disso, a autora traz denovo a idéia do senso de autodestruição dos humanos, com a guerra, algo que aconteceu de fato com ela, pois ela perdeu o pai na Guerra do Vietnã.
Ao contrário da Saga Twilight, que também foi feita para o público juvenil, existe uma história de amor (que se desenrola de fato para o fim) mas, pela personalidade fria e calculista da personagem principal ; não é desenvolvida de uma forma melosa e piegas.
Eu que sou um cara muito corneteiro pra finais de livro, gostei desse. Mas poderia ser melhor se certas pessoas não morressem.
Só pra relevar, essa foi a primeira trilogia que eu li no computador. Mesmo com um preço razoável, eu acho que pagar 30 reais para um livro de 250 páginas é muito. Apelei pros e-books (traduzidos, uma pena) e consegui ler um livro a cada dia disponível. Gostei bastante dessa trilogia, recomendo.
Dou 9 livrinhos pra ela (escala de 10).
Pra quem tiver interessado, a trilogia é
Os jogos vorazes - Em chamas A esperança todos de Suzanne Collins.