Postado originalmente por
Maxim
é esse cara
Tradição e Modernidade
já fiz uma parte, vejam o que acham:
obs: não tá em ordem inicio/meio/fim, fui escrevendo o que vinha na minha cabeça pra depois poder organizar
A tradição aparece como a essência, o passado primordial; a modernidade, por sua vez, é o o presente em movimento. Uma vez estabelecidas relações entre ambos os conceitos, pode-se detectar uma dependência da modernidade para com a tradição. Se os ideais tradicionais deixassem de existir, se fossem completamente substituídos pelos da modernidade, deixaria também de ter sentido a afirmação da modernidade, uma vez que deriva de aspectos primordiais, ou seja, tradicionais.
A verdade é que, pelo menos desde a Revolução Francesa, a modernidade parece conviver cada vez pior com a Tradição. E o quadro piora se dessa Tradição pretendermos valorizar os usos, costumes e valores. O caso do Colégio de São Bento, que completa 150 anos neste ano de 2008, é um exemplo claríssimo. Embora mantenha a tradição de não permitir a entrada de estudantes do sexo feminino no colégio, o pensamento moderno entra em conflito com tal costume (ultimamente há a possibilidade de integração das estudantes no colégio, provavelmente por causa de tal conflito). Isto é, quanto mais o colégio valoriza suas tradições, mais a modernidade as conflita.
To pensando em botar alguma analogia à Aristóteles, mas ai acho que a professora vai achar que eu to viajando demais