nao cara, é tema determinado pela professora
Versão Imprimível
nao cara, é tema determinado pela professora
qual é o tema?
é esse cara
Tradição e Modernidade
já fiz uma parte, vejam o que acham:
obs: não tá em ordem inicio/meio/fim, fui escrevendo o que vinha na minha cabeça pra depois poder organizar
A tradição aparece como a essência, o passado primordial; a modernidade, por sua vez, é o o presente em movimento. Uma vez estabelecidas relações entre ambos os conceitos, pode-se detectar uma dependência da modernidade para com a tradição. Se os ideais tradicionais deixassem de existir, se fossem completamente substituídos pelos da modernidade, deixaria também de ter sentido a afirmação da modernidade, uma vez que deriva de aspectos primordiais, ou seja, tradicionais.
A verdade é que, pelo menos desde a Revolução Francesa, a modernidade parece conviver cada vez pior com a Tradição. E o quadro piora se dessa Tradição pretendermos valorizar os usos, costumes e valores. O caso do Colégio de São Bento, que completa 150 anos neste ano de 2008, é um exemplo claríssimo. Embora mantenha a tradição de não permitir a entrada de estudantes do sexo feminino no colégio, o pensamento moderno entra em conflito com tal costume (ultimamente há a possibilidade de integração das estudantes no colégio, provavelmente por causa de tal conflito). Isto é, quanto mais o colégio valoriza suas tradições, mais a modernidade as conflita.
To pensando em botar alguma analogia à Aristóteles, mas ai acho que a professora vai achar que eu to viajando demais
Tá muito contraditório o 1º parágrafo o.o
e o 2º poderia não ter os ( )
já que todo mundo do colégio sabe disso (ou não :X )
cita algumas culturas (a nossa por exemplo) que tem muito contraste de tradição e modernidade... pode até falar de namoro, já que o dia dos namorados se aproxima :X
ahh
e presente em movimento, pelo menos pra mim, ficou estranho...
acho que dá pra descrever a modernidade de um jeito melhor
ps: só sugestões :S
não sou nenhum escritor o.o
que que tem de contraditório?
E eu to fazendo a redação como se fosse o vestibular, nao pra turma
e nao vou mais citar exemplos nao, já citei 1, vou procurar outra coisa pra desenvoler em outro parágrafo
EDIT:
E por isso que eu queria botar Aristóteles, uma comparação de ato e potência
A modernidade (potência) precisa do ato (tradição), ou seja, necessita de um ser para vir-a-ser
Mais ou menos isso hiuaeheauiheaui
mas pra mim o conceito de modernidade é isso sim, o presente em movimento
mas po, que que tu viu de contraditório ali?
eu li várias vezes e nao achei nada ainda..
Na verdade é porque você fala que uma depende da outra e depois diz que depois da Rev Francesa a tradição e modernidade convivem cada vez pior
tipo, a modernidade precisa da tradição pra existir, e depois de criada, é ela que vai contrariar a tradição e estipular novos ideais, através do conflito moda x tradição
ou seja, sem tradição não há modernidade (se nao fosse assim, tudo seria novo, e nada seria primordial, isto é, impossivel), mas só que o ideal moderno entra em conflito com o ideal tradicional pois as novas idéias não condizem com os as idéias essenciais
Um fato nao exclui o outro, entende?
acho que nao
eahuieahiueaeai
MENGÃO CAMPEÃO DE BASQUETE
3 X 0 NA SÉRIE CONTRA O BRASILIA
Oi
Tchau, vou dormir ;*