Mas o que seria esse a do resultado? Será que existe mais de um valor então? Porque o -3/2 dá certo se você conferir...
Versão Imprimível
A substância quimica sacarose é comumente conhecida como açucar. Para adoçar uma xícara de café, usam-se em média, 7 g de sacarose. Supondo que o volume final do café adoçado seja 50 cm³, calcule a concentração molar, aproximada, do açucar no café e assinale a alternativa correta:
Dado: massa molar da sacarose é 342 g/mol
a) 0.30 mol/L
b) 0,50 mol/L
c) 0,40 mol/L
d) 0,60 mol/L
e) 0,80 mol/L
O certo seria eu perguntar pro meu professor, mas aqui eh mais legal. xD
Realmente era mais difícil do que parece... só consegui entender vendo a resolução da UFRJ:
http://img515.imageshack.us/img515/7527/ufrjmat3.jpg
UFRJ é bruta :O
Vai prestar pra lá?
Pura conversão de unidades e regra de 3. Primeiro descobre-se quantos mols de sacarose a solução contém:
342g - 1mol
7g - x
x = 0,02 mol
Depois, vamos ver o volume em litros da solução:
50 cm³ = (50/1000) dm³ = 0,05 dm³ = 0,05L.
Então, a concentração é de 0,02 mol / 0,05L = 2 mol / 5 L = 0,40 mol/L. A resposta é a letra C.
"Na dúvida, marque a C" - Albert Einstein
Eu to com uma duvida aqui que ta me artomentando,
tipo tava lembrando outro de um jogo que jogava na rua com amigos. Taco.
http://img521.imageshack.us/img521/4...jogartaco1.jpg
Chega uma hora no jogo que vc tem que proteger e não rebater. Então pensei.
Não precisa ser exatamente o jogo e nem nessas medidas.
Imaginem um pedaço de madeira com 15cm de largura fazendo o seguinte movimento <------> lateral em um espaço de 1,5m.
Eu tenho que jogar uma bola de tênis para fazer com que ela passe pela madeira sem encostar nela.
Em quais condições eu terei certeza que a bola vai atravessar sem encostar?
Tenho que jogar com uma velocidade maior que a do movimento da madeira?
Tenho que jogar no canto? No meio?
E em outras condições o que faria com que a dificuldade aumente ou diminua para passar?
Claro que não tem como ter certeza que a bola vá passar pelo taco, mas vamos ver as variáveis: alvo do lançamento e velocidade.
Considerando o movimento do taco, percebe-se que ele passa iguais vezes em todos pontos da trajetória, menos nas duas pontas dela, mas isso é compensado pelo tempo que ele fica nessas pontas, então não dá pra tirar vantagem dessa variável.
Quanto a velocidade da bola, ela não influencia em nada na probabilidade de encontrar o taco no caminho, pois é tudo aleatório. Você colocar a bola mais rapida pode acabar fazendo ela bater no taco, sendo que ela não bateria na velocidade normal. Ou então ou mesmo acontece se você colocar ela mais devagar. A única coisa que poderia influenciar nessa probabilidade é o fato do taco poder atingir a bola pelo lado, como uma batida de beisebol. Nesse caso, uma bola mais rápida diminuiria a possibilidade desse choque.
Talvez tenha viajado muito aí em cima ;D
De qualquer jeito, que eu lembre, o cara pode mexer no taco durante o seu lançamento né? Então o melhor jeito é tacar forte, e talvez quicado.