Editando para adicionar informações: Não posso jogar tibia atualmente, então procurei no wiki.
Que bom que ainda tem gente interessado nela, mesmo se for como o colega falou só tiver dois dragons e nada mais, já ficaria satisfeito em resolver. Não jogo tibia a anos (uns 5 pelo menos), acompanho beeeem por alto os updates então estou desatualizado. Já explorei todo o deserto na minha época, participei de praticamente todos os tópicos sobre o deserto nesse fórum e pelo visto continuarei participando xD
Já fui um "historiador tibiano" e os mapas e npc's estão sempre conectados, seguindo essa linha de pensamento a quest deve envolver NPC's fora do Jakundaf, porém ligados a sua história.
Posso contribuir apenas com especulações (acho que todos né ?) e reflexões:
No passar dos anos, algumas novas mecânicas foram inseridas no jogo, já podem ser feitas poções ou algo do gênero ? A quest é super antiga, então deve envolver principalmente os antigos NPC's.
Quem já fez Banshee, Hat of the Mad (tem outras em Mintwallin) e principalmente PARADOX, sabe o tamanho e a complexidade da quest e como envolve interpretação e NPC's.
Como sabemos o deserto é uma "área" do tibia, onde muitas vezes existem várias "quests menores" geralmente interligadas a uma "quest maior". As criaturas e NPC's presentes no local sempre tem uma explicação e ligação com o local. No deserto tem uma banshee, fire devil's, beholder's (bonelord ?), orcs e dragões. Quais a ligação entre esses seres, de algum modo eles foram parar lá ?
O deserto possui ao menos 2 quests conhecidas (panpine e 10k). Tem ligação com outras 2 (triangle tower e spike sword). Ou seja nem todas as quests estão dentro do deserto, mas começam e (ou) possuem informações na biblioteca dele.
Nossa jornada pelo deserto começa ao acharmos o diário de Morrin, que nos leva a Hagor que nos leva a biblioteca (parte central de toda história) e Adrenius, que por sua vez nos levam a Nemal. Tudo isso interligado pelo livro de Netlios que se encontra na biblioteca.
Netlios é um necromante assim como Adrenius, porém o NPC não existe no jogo ou não foi encontrado.
O que os livros relevam (minha interpretação):
- Eram 5 exploradores (espadachim, mago e o de calças verdes (druida ou paladino) ?
- Um deles morreu, sobraram por coincidência 4.
- A vocação de 3 está descrita em um dos livros.
- Adrenius pergunta somente sobre 4 deles, incluindo o que morreu e ao final confirma que as histórias de Netlios estavam certas.
Hagor é um hunter "paladino" e explorador que mora no deserto e usa calças verdes. Poderia ele ser um dos 5 e sobreviveu até hoje ? Ele sabe a história dos 5 aventureiros de Netlios, a qual Adrenius afirma fazer sentido e ser verdadeira.
Nemal está ligado a quest das vocações, porém releva outras coisas interessantes e que ainda não foram solucionadas como:
- Diz a seguinte frase quando perguntamos sobre tesouros: "You can find some treasures here - some are bigger, some are smaller, some are of true value, some are of materialistic value."
- Gharonk - seu pai sabia falar. Seria ele o autor dos livros ? Nemal diz não saber ler nem escrever.
- Nemal: I don't sell things. If you really need somthing, better walk straight to one of the towns or ask another adventurer. - Hagor é um explorador (aventureiro ?)
Adrenius é um sacerdote de Fafnar (o sol, o dia) que por sua vez é filha de Fardos (um dos criadores segundo o gênesis) e do Fogo. Fogo esse que é descrito no livro III e foi a causa da morte de um dos aventureiros. Eis uma passagem interessante "A primeira fonte potencial de perigo que eu quero discutir é o fogo! É claro que o fogo é necessário para sobreviver no deserto [...]".
Seguindo o gênesis Fafnar teve ciumes de sua Bastesh (água, mar) o deserto tem uma ilha dentro e fica perto da água. O aventureiro que morreu, fez uma fogueira para cozinhar os peixes que pegou em um rio próximo a ele. Fogo (fogueira) matando por causa da água (peixes) ?
Poderiam esses NPC's revelarem serem a chave para as outras possíveis quests ? Nemal parece indicar que sim.
As criaturas do deserto:
- Os animais (escorpião, urso, etc) são comuns a cavernas
- Fire Devil e Dragon, criaturas de fogo - Fafnar
- Banshee e Bonelord, estão ligados com a morte "necromancia". - Adrenius
- Minotauros e Orcs não se encaixam
De acordo com os livros da biblioteca outras possíveis quests são: O corpo do lago, os Gharonk e as poções
Livros da biblioteca:
- About Strange Mechanisms - Fala sobre pressão hidráulica e mecanismos ativados por ela, seriam os switches da biblioteca ?
- On Different Fluids, 2nd Publication, Pt 2 - Fala sobre o óleo fazer seu relógio voltar a funcionar. Em uma outra quest, uma alavanca volta a funcionar com óleo, os switches da biblioteca não estariam enferrujados também ?
- Gharonk Journal Day 1 e demais - Possível livro escrito pelo pai de Nemal
- Gharonk Journal Day 2 - A cidade tem leões por perto
- Gharonk Journal Day 3 - [...] "an adventurer came back from his travellings." [...] his cloth were dusty and full of sand [...] I tried to communicate with him, but he always just repeated the words: "Orzog! Nag Orzog! Atul! Atul! Nag mob mula! Atul!" - Pelo idioma ele fala gharonk e estava fazendo alguma coisa no deserto, então a cidade fica próxima, mas não no deserto.
- Gharonk Journal Day 7 - [...]I found out many other words, I wrote them all down in a table. Maybe I'll teach this language one day to someone, who is interested in....[...]. Escreveu onde e ensinou pra quem ?
Como esses livros foram parar na biblioteca já que parecem ser um diário ?
- On Mixing Potions - Fala de uma língua antiga conhecida apenas por sábios feiticeiros (Gharonk ?) - Outra possível quest ?
- Potion of Regained Vision - Nemal prova ser verdadeira, poderiam as outras então funcionar ? O imperador Kurik fala algo sobre visão verdadeira, teria alguma relação ?
- Algum NPC em Kazordoon (?)
- Algum NPC ou lugar relacionado com as poções: visão, voar, felicidade, reviver os mortos, etc...
- ]Remarks on the Legend of Lake Amros - Fala sobre o tesouro da ilha (nunca resolvido).
- Procurar por algum NPC em Carlin
Procurar:
- Locais com Trolls (aventureiro atacado por eles) - Existe uma quest com trolls próxima ao deserto.
- Ursos - Existem ursos no deserto ? Não lembro.
- Outros locais com leões e possíveis desertos.
- A casa do Nemal em Thais e o paradeiro de seu pai.
- Outras localidades próximas ao deserto (outlaw camp, mount sternum).
- Ligação dos orcs e minotauros com o deserto.
Tentei deixar o mais organizado possível, com tantos anos longe e apenas consultando wiki foi o que consegui lembrar. Qualquer sugestão e correção será bem vinda.