Postado originalmente por
Rocko
O que eu quero dizer com isso é que o capitalismo tá tão desenfreado que, de tanto se basear em crédito e especulação, acaba por concentrar capital de valores tão altos, cada vez maiores, num ambiente de recursos e serviços finitos, a consequência é que volta e meia estouram crises como a imobiliária nos EUA na década passada.
Outro ponto é o moral/ético, que aí é mais subjetivo, indo do pensamento de cada um, eu não vejo justificativa pra tanta desigualdade, muitos menos condições desumanas num cenário tecnológico atual.
Quem garante a manutenção da propriedade privada? Hoje, capitalismo, o Estado, mantido pelo coletivo, não vejo como sofismo nenhum isso.
Eu li, mas mano, eu sou muito burro porque não to entendendo até agora no que tá se baseando o que você tá apresentando. Quem dá o valor? O meio inserido? Quem lhe assegura a propriedade? Você mesmo? Um PNA entre os indivíduos? Isso me soa utópico, até anarcocapitalista. No caso da propriedade de terras, como que você aplica essas regras? Você vai comprar de outro, mas que obteve essa terra como? E sobre o uso dessa terra? Como equacionar impactos, que somados a de outros, geram consequências globais sem ferir esse individualismo?