Realmente os MMO's estão sendo menos procurados, mas acho que nunca deixará de existir. Sempre tem uma galera que será fiél ao jogo. Basta a empresta se adaptar com a redução (exemplo Tibia, fundindo servidores - reduz o custo deles e melhora os mundos vazis para os players) e criar coisas novas para tentar atrair o público ou pelo menos manter os players atuais e fiéis.
Acho que parte dessa redução está por conta de pessoas novas geralmente jogarem algum jogo mais rápido e que está na moda, como MOBAs ou FPSs. E da mesma forma, as pessoas mais velhas que jogavam MMOs podem ter tanto enjoado do jogo quanto não ter mais tempo para se dedicar tanto, também preferindo um estilo de jogo mais rápido.
Eu mesmo, por exemplo, durante período de trabalho/faculdade só jogo MOBA e nas férias geralmente volto pro Tibia.
E no caso de jogos como MOBA, existe ainda a chance de você entrar no competitivo. Em Tibia só existirá 1 top global do Tibia e você jamais alcançará esse prestígio, mas em MOBA se você for bom, poderá alcançar o prestígio de estar entre os melhores. Isso dá mais esperança aos que jogam de forma "TryHard", os que buscam reconhecimento em jogo.