Postado originalmente por
Ston Hargus
Estou sem tempo para ler tudo o que falaram, então vou somente atentar à pergunta feita.
Primeiro, para responder esta questão temos que nos perguntar: O que afinal é inteligencia? Existem divergencias...
Na minha opinião pessoal, considero inteligencia a facilidade de aprendizado. Isso, creio eu, mantem-se praticamente inalterado durante a vida do individuo, salvo as exceções da infancia (onde o individuo tem uma capacidade maior de aprender), a velhice (onde as capacidades cognitivas e fisicas como um todo vão decaindo), e disturbios psicologicos e psiquiatricos, sem contar habitos não saudáveis que possam prejudicar a atividade cerebral.
Creio ser um engano confundir inteligência com conhecimento. O conhecimento pode ser adquirido e só tende a aumentar com o exercicio mental (a leitura por exemplo). Na minha concepção, uma pessoa que passou em 1º lugar em medicina na USP não precisa ser necessariamente inteligente, apenas esforçada ao extremo. Porem, nesses casos a inteligencia é um fator, sem duvidas, diferencial.