Nenhuma ideia vale uma vida, ainda mais uma que nao seja a sua.
Semper Fidelis
Versão Imprimível
Sim, vale para Hitler. Lembrando que estamos falando de respeito, e eu não concordo com as atitudes de Che e muito menos de Hitler. O que eu enfatizei é a defesa de idéias, se tu tem uma idéia ou um ideal, sempre vai ter alguem ou alguma coisa tentando te convencer do contrário, então é muito difícil se manter defendendo este pensamento por muito tempo. Hitler e Che morreram fazendo isso (aqui entra o respeito) e infelizmente tiveram que matar também. Os 2 defendiam um ideal que achavam ser o melhor, o problema é que o que é bom pra uns é ruim para outros.
Não se faz um revolução sendo um Santo.
Mas esse texto também é tendencioso pro neoliberalismo e pros inimigos do cara na época.
Eu gosto do idealismo do Che, não concordo com o posicionamento político-econômico dele, mas era um cara diferenciado.
Não é essa postura humanista que tá registrada na história. Ideologias fortes que moveram a história quase (e digo quase porque não sou historiador pra afirmar com certeza) sempre derramaram muito sangue antes de representarem alguma mudança.
Mas eh uma postura minha.
Matar alguem, inocente ou que nao esteja envolvido diretamente com a revoluçao que EU quero promover eh algo que foge completamente do tal "humanismo" que vc citou, Pedro.
Fora que nem toda "revoluçao" eh boa. Vale ressaltar que uma mudança que tende pro lado dos cerceamentos da liberdade privada e do estado total, esta mais eh pra involuçao.
Semper Fidelis
Infelizmente? Um dos objetivos principais deles era matar os que não estavam de acordo com o pensamento deles.
Se for respeitar uma pessoa só porque ela defende o que acredita até o fim, você vai respeitar muito crápula, bandidos, assassinos, estupradores...
Eu respeito uma pessoa por suas qualidades, entre outras coisas. Claro que seguir um ideal por sua vida inteira é algo notável, mas dependendo do ideal da pessoa, pode ser algo doentio, igual o do Hitler, pelo menos para mim, se a visão de mundo dele tivesse se espalhado eu não estaria nem vivo, talvez você também não.
Eu não concordo, mas se esse é o seu pensamento, tudo bem.