Humm entendo :hmm:
Então é melhor ainda. Me faz ter experiencia para o torneio... Quando tiver irei me dedicar ao máximo. Aprendi bastante como as pessoas votam, os pontos que enaltecem e o que faz empobrece história. ;)
Versão Imprimível
Bom, seguirei o método dos demais aqui:
Texto 1: Bom, discordo de alguns leitores quando dizem que este texto foi feito às pressas, pois está bem extenso e com um enredo legal. Esses errinhos de português são incômodos, claro, mas não devemos esquecer que não estamos lendo nenhum conto escrito por phD's em língua portuguesa.
Conseguiu atingir o objetivo, por mais que tenha saído do tema tíbia, de deixar um suspense no ar ao final do conto, o que lhe acrescentou muitos pontos no meu quesito.
Texto 2: Tenho que começar dizendo que este escritor (gostaria de saber após a disputa quem é) é demasiadamente bom. Cativa o leitor de uma forma muito boa e te faz entrar dentro da história. Eu estava claramente imaginando uma criança franzina enfrentando um espírito maligno e seu destino trágico.
Como pontos contra, o escritor foi muito sucinto, deixando uma clara falta de detalhes na história, o que fez com que o conto terminasse depressa demais e por isso ficou bem atrás na disputa. Além disso não houve aquele suspense no ar no final o que empobreceu grandemente a história como um todo.
Resultado: Como já deu pra perceber, meu voto vai para o Texto 1.
Só um detalhe importante galera...
Tibia não é de era nenhuma, de nenhuma idade média ou qualquer outra coisa.
Vocês estão confundindo as coisas!
Me lembro também que o próprio Guido, god master do tibia, disse que o jogo só é baseado na idade média, mas é um mundo paralelo!
Acho que esse post pode derrubar alguns dogmas dessa seção né?(assim espero)
PS; não quero defender texto algum, só quero terminar com essa discussão tola.
Nossa, gostei da discussão sobre os objetos/Idade Média/trololo do Tibia! Rendeu bastante e nos trouxe mais conhecimento!
Bem, quanto aos textos, no final do prazo eu dou minha opinião (sem voto) e revelo quem ganhou, certo escritores?
Abraço!
Sim, eu concordo, falei tola, porque é sem sentido. Querem rotular o tibia... :D:D
O senhor dizendo que é medieval, o Neri dizendo que é mesclado.... Para com isso e admitem logo que tibia não é nem um nem outro :P
Acredito que a história não pode ser desmerecida por um simples detalhe de época. Na verdade nem por erros ortográficos(A menos que sejam graves). Mas sei lá né... cada um tem sua opinião... Mas o que conta para mim é enredo, detalhes e história.
Concordo em partes, mas acredite, erros ortográficos é umas das coisas que mais desmerece um história, pois indica que a mesma foi feita com um pouco de desleixo do autor.
Agora a parte do tibia ser de um mundo paralelo, convenhamos que esse tal mundo paralelo puxa MUITO mais para o lado medieval, afinal, não existem armas de fogo no tibia e afins. Todas as armas são medievais, arcos, espadas, machados, clavas e etc. Além do mais, as vocações são claramente de um típico RPG medieval.
Mas não discordo de Tibia se passar em um universo único. Repleto de fantasia e aventuras de vários tipos, não sendo, necessariamente, apenas um jogo medieval.
Sim Darksael, o problema disso tudo é quando um autor se sente preso ao criar sua história. "Não pode isso". Acho que todo o escritor tem o direito de colocar coisas de fora da era medieval. Não exagerar porque se não fica feio. Agora a luz elétrica por exemplo, uma coisa que tem no tibia, tem pessoa reclamando(Isso não é uma indireta ao Senhor das Botas, existem diversos outros membros da seção que já vi reclamarem disso).
Acho que colocar coisas inventadas até meados de 1800 ou 1900 não é nenhum exagero. Agora, tem coisas que não dá, como por exemplo tibia com carros e computador(você consegue imaginar como seria?) A partir disso, pode dar um ponto negativo a história, a final, o leitor não consegue se imaginar muito bem na trama.
Não sei se vocês tem convivido/lido/escrito histórias esse tempo inteiro tendo que respeitar as épocas. Mas se o fizeram está na hora de mudar(Mudar não, digo, respeitar quem mudou).
Enfim, espero que tenham entendido o meu ponto, até porque não é uma opinião minha.
Agradeço a todos por essa discussão, é sempre bom ter uma discussão saudavel(vamos ver se continua assim né :D)
Seria bom ter um tópico somente para isso, discutir temas e duvidas :hmm:
É que o problema de fazer isso, como eu posso dizer bem educadamente? "Empobrece" a história e mostra que a pessoa não tem um conhecimento da língua portuguesa avançada.
O texto 1, do vaso e do banheiro por exemplo. Substituir o "vaso" por um termo melhor e "mais medieval", como uma latrina seria melhor. Mas eu não votei no texto 2 só por causa disso, mas sim porque o 2 continha menos erros e a história tava boa a ponto de cativar o leitor à ler mais(Achei uma p*ta sacanagem da parte de alguns membros votarem no 1 SÓ, segundo suas justificativas, porque ele era maior, sendo que o 2 até estava bom, embora esteja mesmo pouco pequeno. Claro, não tão pequeno a ponto de perder VÁRIOS PONTOS e consequentemente o voto).
E não, isso não "prende" tanto o autor quanto pensa. Um exemplo é a Disputa pelo Terceiro Lugar no 2° Torneio Roleplay, entre o Mano Mendigo e Azeth Lawk com o tema da Guerra de Djinns. Poxa, me desculpem por repetir palavrões e outras coisas obscenas, mas achei uma p*ta sacanagem o Azeth ganhar o prêmio, sendo que ele contou EXATAMENTE como era a história, sendo que o Mano Mendigo contou de um bom jeito, sem sair do tema e com uma boa descrição de cenários e história compatível(como faltou no texto 1), pra no final perder o terceiro lugar. Sério, mesmo não sendo o Mano, fiquei um pouquinho indignado com isso.
Bom, me desculpem por aquele post meu e por esse, não quis ofender ninguém nem nada, apenas quis fazer uma crítica construtiva. Espero que não levem a mal meus posts...
Bom Senhor das Botas, pelo visto o senhor toma para si o título de conhecedor supremo da língua portuguesa. Esse teu modo cínico de "tentar" não ofender ninguém é pior do que uma crítica direta, demonstrando falta de caráter de vossa parte, como diriam os antigos: "Seja homem, honre essa coisa que tem entre as pernas", fale diretamente ou não fale.
Você ao mesmo tempo diz que não votou no texto 1 não só pelos erros de português e em seguida diz que votou no 2 porque continha menos erros. :mybrain:
Claro que, acima de tudo, cada um tem seu gosto, mas o que eu tento entender é quais são seus critérios de avaliação. Em uma história de roleplay é comum tentar consertar os erros de português dos escritores afim de melhorar a história. Mas em uma disputa alguns erros pequenos e palavras mais coloquiais, que de acordo com você "empobrecem" a história, devem ser deixados de lado para avaliar a criatividade do escritor, seu enredo e como abordou o tema designado.
Bom, creio que talvez se queiras levar para a frente algumas de minhas palavras poderia ser um bom começo para uma mente mais aberta aos erros inerentes ao ser humano.
Boa sorte na sua jornada evolutiva meu nobre companheiro de seção,
Orlando.
Acho que tu se cafundiu, a disputa do terceiro lugar teve outro tema....
Concordo em partes.
Em parte pois não vou colocar nomes afrente de minha crítica, pra não causar um flamewar.
Concordo pois o pessoal pega pesado demais nas críticas com a mesma desculpa sempre: "Críticas construtivas".
Talvez a pessoa que critica faz isso pois já tomou uma crítica dura, mas acho improvável, pois sempre tomei duras críticas, e mesmo não aceitando no começo (vide Levi Ben, apenas os fortes entenderão), começei a entender e melhorar com isso sem mudar muito meu estilo.
Vou levar um exemplo, algo totalmente fora do contexto de tibia e da seção: Os críticos.
Cara, acho ridículo um cara que esculacha cantores/a porcaria toda para ganhar audiência, seja aonde for. Não importa onde você esteja, se você faz uma crítica dura, é pq você se encontra em uma posição confortável no seu espaço (nesse caso, a seção), ganhando assim uma fama mais concreta de usuário rei da seção de histórias (nesse caso, pseudo).
Olha, talvez eu tenha falado besteira, mas é o que eu acho, pois falar o que pensa para iniciantes ou pessoas de opinião formada não seja tão recompensador.
E para alguns que me chamarem de hipócrita por eu ter falado isso mas 1 mês atrás eu estava esculachando os outros em posts, aí vai minha réplica:
Eu criticava mais os mais experientes e andados do fórum. Pessoal nova na seção, eu sempre dava dicas, falando algo aqui e ali, e tal.
Abraços.