Não li tudo oq escreveram, pulei algumas pessoas, mas queria comentar esses quotes ;)
poredia juntar os dois em um só e dar somente uma responsta....mas é isso mesmo que vou fazer.
Eu gosto muito de musica, sou ecletico, porem sensato :p, e uma das coisas nessa evolução musical tem a ver com o que vc diz.
O exemplo mais claro que dou é o Hip Hop.
Na época do Velozes e Furiosos I, com Lil Jhon bombando com "Get Low" geral ouvia hip hop, ate quem nunca ouviu....todos os carros de som tocavam a mesma musica na rua.
Dai vieram os camelos vendendo CD's de HIP HOP, confesso que comprei tbm, na época internet pra baixar musica era pra poucos.
E nos CD's sempre as mesmas musicas...."Pega o guaxinim e agarra o guaxinim" (
Eve - Got What You Need)
a moda do hip hop parou qdo começou a surgir os Psy Trance. Adorei, que acabasse a moda...claro, eu odiava ver quem não gostava de hip hop tirando onda ouvindo em seu fusca tunado.
Mas odnde quero chegar?
Simples. Como disseram sobre jogos tipo MU, Ragnarok e fãns, foi assim que começou e pra mim, assim q ta acabando.
Entram jogos novos (como Cabal, que nunca joguei mas ja vi mta gente jogando) e mais pessoas vao se tornando adeptas, ate sair outro mais novo ainda e algumas pessoas desvinculam de um e vao para outro.
E só quem é fiel a um time permanece sempre nele.