Sim, vivemos a Era da Hipocrisia.
...
Pensando bem, não vivemos não. Hipocrisia é algo que sempre existiu, desde que o homem se entende por homem. Trata-se de um mecanismo de inserção social, uma forma de se mostrar probo perante os ditames impostos pelas sociedade. É mais comodo, é mais agradável trajar a manta do catolicismo, ostentar o cajado da benevolência e disseminar palavras de paz, amor e felicidade. Mas essas pessoas, de aparente boa índole, são as piores. Utilizam-se da hipocrisia para escamotear a irrevogável deletéria natureza humana.
Se existe uma coisa que eu sempre abominei em toda minha vida, é hipocrisia. Acredito nunca ter sido hipócrita (sem hipocrisia) em minha vida, não que me lembre. Infelizmente atitudes não hipócritas são contestadas com atitudes hipócritas... e isso ferve o sangue.
Agora você me pergunta: isso tem cura? Não. O hipócrita sempre será hipócrita porque a ele convém manter sua boa imagem, mesmo sendo o cão. É muito conveniente: ao mesmo tempo em que você ataca, você se defende fazendo-se de vítima.
Infelizmente, hipocrisia é uma patologia incurável. Seria um vergonhoso dispêndio de energia tentar fazer esta imutável mudar. Não há espaço para paradoxos no mundo real.
Indigna, revolta, causa furor? Sem sombra de dúvida. Terremotos, maremotos e vulcões também. A diferença é que com esses nós já nos conformamos. Em breve a Dona Hipocrisia entra no rol.