Não tenho a versão exata da fábula, mas a idéia é essa.Citação:
Um grande incêndio havia se abatido sobre uma floresta. Os animais da floresta se mobilizaram para combater o fogaréu e salvarem seu lar. O elefante, o leão, a cotia, o lobo e o sabiá.
O leão observava atento que o sabiá enchia o seu bico de água e depejava em cima da imensidão do fogo. Então questionou a ave: "Por que tu, que és tão pequena criatura, tenta combater esse incêndio colossal?".
E a ave lhe respondeu: "Sei que o que faço é pouco, mas fará a diferença".
@Tópico
Não. Triste e lamentável, porém o irremediável e cruel dogma da realidade. E não foi por falta de tentativas. Por mais que você relute em não acreditar, sempre haverá o oportunista, o invejoso, o insensato, o covarde etc. Acredite, já tentei mudar alguma dessas pessoas. Fracassei miseravelmente. Elas só se importam consigo e o resto que se foda. Foda-se o pobre, foda-se o feio, foda-se o moribundo, foda-se o gentil. Você tenta argumentar e mostrar a essa pessoas que elas são tão vítimas quanto essas pessoas que elas desprezam.
Um dia eu visitei um lar de velhinhos. Só para você ter uma idéia, tinha uma amiga minha que estava com medo dos velhinhos, porque a situação deles era muito degradante. Não culpo... mulher tem dessas coisas. E essa visita me fez refletir bastante e constatar toda a teoria que eu tinha em mente: que as pessoas, invariavelmente, são egoístas. Não pensam duas vezes antes de se livrar de um estorvo, mesmo que isso viole frontalmente os princípios morais impostos socialmente. E todos nós chegaremos a essa fase, a não ser que nesse meio tempo a ciência ache um paliativo ou uma solução.
E uma das coisas que eu mais temo e acabar me tornando o tipo da pessoa que eu tão acidamente critico hoje. Talvez seja esse o propósito do ser humano: empreender uma jornada egocentrista até o fim de seus dias.
E a cada dia que passa, eu fico mais descrente que podemos mudar o mundo. Por que o capitalismo não dá margem a confraternizações, só dá margem à competição desenfreada em busca de dinheiro e reconhecimento.
Por hora, essas são minhas conclusões. Eu primeiro tenho que me ajudar para depois pensar em ajudar o próximo. Não há como um cego guiar outro. Não posso prever o futuro mas minha expectativa é a de poder ajudar a quem não tem ninguém.
A única coisa que posso fazer é estudar e aproveitar a chance de ouro que poucos tem. Embora não tenha o que muitos tem, também tenho o que muitos não tem. As coisas poderiam ser piores: eu posso andar, conversar, ver, ouvir... enquanto que outras pessoas passarão o resto de suas vidas na escuridão, sem jamais poder apreciar a beleza feminina, sem jamais poder jogar um video game, sem jamais poder ler com os olhos (cegos lêem com as mãos, através do sistema braile).
Uma de minhas muitas filosofias de vida é a seguinte: "As coisas estão ruins, mas poderiam ser piores".