Postado originalmente por Shining Blade
Para quem fala que o lag é causado por excesso de dados em circulação: Judigator(Markus Hoff, suporte) afirma que o lag de Calmera(que esteve em crise e ainda hoje gera algum receio) não é causado pelo servidor. "Checamos o consumo do servidor nos horários de pico. Não chegava a 40%."
Isso a nível de servidor. A nível de usuário eu me incomodei em monitorar a transferência de dados na internet enquanto eu jogava.
Parado nas cidades, mal passava de 1 kb por segundo. Em hunts circulava entre 1 e 5 kb por segundo. EM CARLIN também ficou aproximadamente entre 1 e 5 kb por segundo.
Quanto ao lag BRASILEIRO: Em meados de julho, bem pertinho do update, um cabo de transmissão de dados via internet que ficava na fronteira Brasil-Paraguai foi cortado, e as outras transmissões receberam a carga que ia pra esse cabo(que passava dos 50 mil usuários online de acordo com o jornal). Infra-estrutura pode ser aceitável mas não foi montada pra esse tipo de sobrecarga.
Para os poloneses especificamente também tem explicação: Um dos provedores mais populares de lá teve problemas de transmissão em um dos roteadores da fronteiram, causando quase todo o lag.
Tirem as conclusões que quiserem, mas não é culpa da quantidade de eventos sendo transmitidos literalmente como um "broadcast" que causa esse lag.