Comecei Memórias Póstumas de Brás Cubas. Estou começando a me apaixonar por Machado.
Versão Imprimível
Comecei Memórias Póstumas de Brás Cubas. Estou começando a me apaixonar por Machado.
hhhhhhhhhmmmmmmmmmmm corintiano... HEUAHEUAHEUAHEUAHUE
não sei pq, mas nunca gostei da literatura clássica, acho tão chato aquele modo de escrever, a história sempre com intrigas ridículas de casos de traição e alguém que faz de tudo para atingir seus objetivos, não consigo me agradar lendo isso :/
http://thingsthatimiss.orgfree.com/w...pocalipse1.jpg
Não pude deixar de comprar quando vi ele lá na prateleira dos "Mais Vendidos", que orgulho, hahaha.
Li inteiro em 1 dia. Porra, a historia me prendeu, o Spohr está de parabéns. Recomendo fortemente.
Memórias Póstumas é COMPLETAMENTE diferente. De fato, o estilo é rebuscado, mas a ideia do livro é desconstruir essa literatura de intrigas e tudo mais. Machado dá uma cusparada na cara da sociedade elitista da época no melhor estilo Moliere.
Memórias e O Cortiço são os dois únicos livros da literatura brasileira mais antiga que eu recomendaria a qualquer um.
Atualmente estou lendo "A Noite do Carrasco".
Sempre leio alguns livros quando vou cagar no banheiro, para passar o tempo leio livro.
O último livro que li foi um de capa rasgada que não me recordo o nome, mas lembro do personagem principal que era Damian, um tal retorno de Lúcifer.
Vale a pena ler ele, e, oque eu li do "A Noite do Carrasco", estou recomendando também.
Tenham uma boa leitura.
tá, meu tópico está equivocado, eu fiz mais pensando no primo basílio que no resto... :/
eu até tentei ler o memórias póstumas de brás cubas, sei que é um livro diferente, mesmo assim não me agradou, o enredo não me prendeu...
eu gostei dos contos de machado de assis, tive que ler estes:
Machado de Assis (Contos Selecionados)
O Caso da Vara
Pai Contra Mãe
Capítulo dos Chapéus
pois estavam como leitura obrigatória para a ufrgs... eu achei interessante até ^^
li também lucíola, não gostei :/
Lucíola é um livro decente, fica bom da metade pro final. Machado realmente se supera nos contos (O Alienista, que é mais uma novela, é uma obra prima). Estou lendo Dom Casmurro, por obrigação, e vejo que estava equivocado quanto a ele, é melhor que o esperado.
Mas leia O Cortiço. É do Aluísio Azevedo, muito bom.
Aí está o problema. Tem história que o enredo não é a parte principal, e sim as digressões, o jogo de palavras, o sentimento etc.
Tem uma coisa chamada "estética da obra". As pessoas que estão acostumadas com uma estética de suspense (código de vinci etc) esperam que o livro prenda ele num enredo interessante e o que o final seja fodástico, por isso que eles literalmente broxam quando leem outro tipo de estética. Citando Dom Casmurro como exemplo, a beleza não se encontra no final, e sim na ironia de Machado de Assis, nas pequenas cenas (como a do primeiro beijo) e das relações sociais entre cada personagem.
Resumindo, você tem que ler cada obra com um olho diferente. Quando ler poesia, não espere suspense, e vice versa.
Machado de Assis conversa com o leitor, é cheio de digressões*.
*= só pra explicar o que é digressão pra quem não conhece: é quando o autor foge do assunto principal e começa a falar sobre algo completamente diferente, podendo voltar ou não ao tema principal. Se não ficou claro é só perguntar que eu escrevo um exemplo.
@Mig
Quando você terminar de ler Dom Casmurro, acho que vou criar um tópico dele pra todo mundo colocar suas teorias se Capitu traiu ou não Bentinho. É um livro que eu me aprofundei bastante, vai dar pra conversar bastante.
Aew *-*
A Rocco ainda não me respondeu, estou esperando a resposta deles
Mas vi numa comunidade do Orkut que eles irão traduzir o último livro da trilogia Guerras do Mundo Emerso, que que talves o livro se chamará Um Novo Reino (não tenho certeza)
Agora sim deu mais vontade ainda de ler, só vou terminar a saga do Percy e já vou pedir essa, no Submarino tem uma promoção, os 5 livros que já estão traduzidos por 50 reais +-
Recomendo os livros, mesmo que não tenho lido eles inteiros, mas pelos comentários de quem leu parece ser muito bom :D
@martiny e mig master: ces me convenceram, vou dar mais um chance a esses livros vendo-os de uma perspectiva diferente ^^ vou começar por machado de assis mesmo, memórias póstumas de bras cubas