eu joguei com melkfolk cruzader, cheguei na dungeon 10 muito de boa, até que um bando de yak me cercou e depois disso o teleporte não me ajudou em nada, fazendo eu ir em cima de outro bando... Ai nun dá né...
Versão Imprimível
Tem que ter as manhas... vo tentar postar um guia resumido aqui.
Estratégia de Skill
As skills principais são: Fighting, Polearms, Dodging, Spellcasting, Enchantments.
Essas você vai deixar sempre ativas, existem as skills de menor importância mas que você vai precisar treinar também como: Ice/Air Magic, Invocations, Translocations (mas essas são rapidinho pra treinar, explicarei adiante)
Estratégia de Magias
De preferência use sempre um Staff of Energy quando for soltar uma magia que ainda custe food.
Level 2 aprenda Freezing Aura.
Level 3 aprenda Berserker Rage.
Aprenda Blink assim que você achar algum livro que tenha ela e treina Translocations até ela ficar "Excellent", ache um ring de teleport control ou aprenda a magia de teleport control pra soltar Semicontrolled Blink pra escapar easy das situações de risco.
Aprenda Regeneration (bom pra situações em que você ache que o Poison vai te matar), Mephitic Cloud, Haste, Flight, Swiftness, Ozocubu's Armor, Silence (essa é muito util pra matar qualquer bixo que solte magia), Deflect Missiles, Condensation Shield, Recall, Selective Amnésia.
Depois que pegar uma boa arma com mods bons pode esquecer Freezing Aura com Selective Amnésia.
Treine as skills até a probabilidade de soltar as magias acima ficarem Very Good. Poder soltar semicontrolled blink é urgentemente a coisa mais importante portanto treine até Excellent.
Estratégia de Stats
Só coloque em Intelligence e Dextery, deixe esses dois atributos iguais e depois vá acrescentando 1 em cada um pra mante-los iguais.
Estratégia de Items/Equipamentos
Você vai precisar ter várias gears diferentes mas o principal é:
Use um Trident com um Buckler (só pode buckler, shields superiores ao buckler prejudicam sua habilidade pra soltar magias), use Robes pois armaduras mais pesadas prejudicam suas magias dai quando você achar um Robe of Resistance (que dê boas resistencias pode coloca-lo +8 e usar direto, rings/amuletos é bom manter de vários tipos diferentes como os que dão resistencias elementais, rings of sustenance (pra comer menos food), ring of teleport control, etc..
Deuses
Worshipe Okawaru pois o Might dele é MUITO útil, é tão bom quanto berserker e você não fica slow depois que ele acaba. O Haste de Okawaru é inútil, tem um custo alto, etc... evite usa-lo.
Depois você ira trocar pra TSO (The Shinning One).
Estratégia de Jogo
Ache o templo e worshipe Okawaru.
Faça Lair (não faça até o final se não tiver semicontrolled blink, na verdade não tente fazer nenhum final desses branch extras se ainda não tiver o semicontrolled blink).
Tendo Silence e boas resistências faça Elven Halls (não faça o ultimo andar).
Tendo Semicontrolled Blink, Deflect Missiles e Haste limpe o Hell (desça nele com todos os seus Buffs ativos).
Faça Vaults e durante ele, treine Invocations até level 10.
Faça Crypt mas antes mude de Okawaru para The Shinning One. Okawaru vai summonar uns gigantes ou uns bixos chatos de tempos em tempos mas é só fugir com semicontrolled blink ou haste.
Quando Terminar Crypt com Shinning One você vai ter Piety máxima, vai no altar dele e abençoe um Bardiche (que você tenha achado e guardado) pra transforma-lo num Bardiche of Holy Wrath então use todos os seus pergaminhos de Enchant Weapon I, II e III nele (guarde todos que você achar durante o jogo até aqui).
Quando for Zot lembre-se de usar todos os seus buffs, summone alguns divine warriors pra te ajudar, e tente SEMPRE lurar os bixos um a um pra mata-los e de preferência sempre em corredores. Cuidado com os Orb Guardians e com uns bixos que parecem uma bola de fogo voadora.
Depois que pegar a Orb of Zot é só sair ir subindo todos os andares de novo o mais voado possível, fazendo uma linha reta pras escadas, usando semi controlled blink pra fugir dos monstros q vão aparecer, e pronto... game owned.
Depois que zerei com o merfolk crusader tentei com diversos personagens diferentes que me recomendaram; Deep Dwarf Necromancer, Troll Berserker, Deep Elf Fire Elementalist, Mountain Dwarf Fighter, etc...
Morro com todos sempre la pela Dungeon 8, Dungeon 9 mas agora por incrivel que pareça fiz um Sludge Elf Transmuter e to achando ótimo, ja fiz Lair to dungeon 12 agora... ele é tipo um monk, ou seja, sai matando a galeires no soco só que também usa magias pra transformar seus punhos em espadas, se transformar em uma estátua boxeadora de gelo fuderosa ou até mesmo um dragao gigante ownador =)
O Legal é que no comecinho você mata os monstros e transforma o corpo deles em certas poções (de poison, de paralyze, de confusion) que você pode lançar contra outros oponentes mais difíceis.
As flechas servem para emergencia, eu acho.
As flechas servem pra serem transformadas em snakes com a magia sticky to snakes. Aperte "w", selecione as flechas pra você equipa-las na sua mão e depois use a magia.
Essa magia é muito útil no comecinho, vale a pena aprender pra lidar com as criaturinhas mais chatas e depois quando aprender as outras magias mais úteis como ice form, blade hands, etc... você deleta.
Estou jogando de troll berserker, é comilão mas é bom, bate muito.
Não estou usando esse cheater aí "save scumming", então o máximo que cheguei agora foi no décimo andar, mas fui um bicho filho da égua me teletransportou pra dentro de um daqueles "zoológicos" onde cercado, fui morto por um death yak.
Essa é uma combinação muito boa para iniciantes, já que o Deus Trog te impede de usar magias, então não precisa se preocupar com isso, é puro corpo a corpo. E os Trolls são mestres no corpo a corpo, só vão demorar um pouco mais nos presentes porque tem que tirar comida demais dos corpos, sobrando menos para o sacrifício. Porém os presentes de Trog nem servem pros trolls, que não usam armas (no máximo um club, mas tem que treinar).
Pra quem gosta de trapacear, além do "save scumming" tem o modo wizard, só procurar na wiki oficial.