Como o Gildão disse, isso é Lei de Hess. É um exercício bem simples, dá uma procurada sobre esse assunto que você consegue resolver.
Versão Imprimível
Alguém aí fez a UNESP? É impressão minha ou a prova tava muito muito muito fácil?
determinar o ponto B, simétrico de A(-4,3) em relação a reta x+y+3=0
nao sei nem por onde começar..
Cê notou a sequência dos gabaritos? A cada 5 letras repetia uma certa sequência e tal. Só fui perceber isso quando tinha passado o gabarito a caneta. Poderia ter acertado as 90 questões nessa merda se eu tivesse percebido antes de meter a tinta no gabarito.
Depois que eu percebi essa merda eu sai da prova sabendo exatamente quantas eu tinha feito na prova :yousir:
Sorte de quem percebeu a sequência haha
A reta que tu tem é r1: y = -x -3
Então a reta r2 perpendicular a r1 e que passa por A é r2: y = x + b
Essa reta passa por A, então o ponto satisfaz a equação:
-4 + b = 3 -> b = 7
Como B é simétrico a A em relação a r1, é intuitivo que B também está na reta r2.
O ponto de intersecção de r1 e r2 é encontrado igualando os y:
-x - 3 = x + 7 -> x = -5
Como esse ponto satisfaz as equações de r1 e r2, jogando x = 1 em r1:
y = 5 - 3 -> y = 2
A distância de A até o ponto mais próximo de r1 é dado pela raíz de:
[-4 - (-5)]² + (3 - 2)² = 1 + 1 = 2
A distância é a raíz quadrada de 2.
Então o ponto B(a; b) é tal que a distância de B até r1 é igual a (2)^(1/2) e B(a; b) satisfaz a equação de r2.
Assim sendo tem-se o sistema:
[a - (-5)]² + (b - 2)² = 2
a + 7 = b
Assim, substituindo b
(a + 5)² + (a + 5)² = 2
2(a + 5)² = 2
(a + 5)² = 1
E temos duas soluções:
a1 + 5 = -1 -> a1 = -6
a2 + 5 = 1 -> a2 = -4
b1 = 1
b2 = 3
A solução (a2; b2)é a que daria o ponto A.
Portanto o ponto B é dado pela solução (a1; b1)
O ponto B é B(-6; 1)
Não sei se você entendeu a resolução, talvez tenha ficado meio confuso.
Eu encontrei a reta r2 perpendicular a r1 e que passa por A
Encontrei a distância d de A até r1
Com isso montei duas equações e obtive um sistema 2x2
Resolvi o sistema que dá os pontos que passam por r2 e possuem distância d até r1, o que me deu duas soluções, sendo uma delas o próprio ponto A
Peguei um livro de matemática e estou estudando, agora vai! Mas vi algo que não consegui entender muito bem quando eu vi probabilidade. O que é esse símbolo? Vou desenhar no paint. (e qual o nome dele? daí eu posso pesquisar no google e achar explicações e tudo. Sim, sou noob).
http://img829.imageshack.us/img829/1...letamentar.png
Eu até pensei que tinha entendido direito, mas me expliquem esse caso:
3. Considere o lançamento de dois dados, um branco e um vermelho, e os eventos: A: sair 5 no dado branco e B: sair 5 no dado vermelho. Calcule:
a) A (arco em formato de U) B
b) A (arco em formato de U de ponta cabeça) B
(aliás, tem outro jeito mais fácil de representar isso no computador, sem ter que escrever "arco em formato de U"? kk)
Eu não consegui compreender muito bem a questão. Eu fiz errado. Alguém consegue dar a luz da sabedoria pra mim? (e sim, eu nunca tive isso no colégio, meu colégio sux)
é símbolo de conjunto
Citação:
A U B
união de conjuntos
Lê-se como "A união B"
Ex:
A={5,7,10}
B={3,6,7,8}
A U B = {3,5,6,7,8,10}
Citação:
A U(de ponta-cabeça) B
intersecção de conjuntos
Lê-se como "A intersecção B"
Ex:
A={1,3,5,7,8,10}
B={2,3,6,7,8}
A U(de ponta-cabeça) B={3,7,8}
A∪B -> Probabilidade do evento A OU o evento B ocorrerem, ou seja, as probabilidades são somadas.
A∩B -> Probabilidade do evento A E o evento B ocorrerem, ou seja, as probabilidades são multiplicadas.
De um modo simples é isso, na realidade só é válido se os eventos A e B forem independentes um do outro, isto é, o fato de acontecer A não afeta a probabilidade de acontecer B.
No caso do seu problema, é basicamente um lançamento de dois dados.
A resposta do item a acho que é 2/6
A resposta do item b acho que é 1/36
Não tenho certeza, mas acho que é isso.
Já que estão falando de probabilidade, me ajudem num exercício aqui, não lembro exatamente o enunciado mas em linhas gerais era assim:
Uma caixa tem duas bolas vermelhas e uma bola azul.
Ganha quem tirar a bola azul.
Se tirar uma bola vermelha, ela volta pra caixa.
Com dois jogadores (A e B), qual a probabilidade do primeiro jogador ganhar após n rodadas?