Você só precisa baixar o JDK(java development kit) no site da SUN.
Sobre as IDE's você pode ver na apostila.
Versão Imprimível
Você só precisa baixar o JDK(java development kit) no site da SUN.
Sobre as IDE's você pode ver na apostila.
Já fiz um progaminha e funcionou, só tive uma surpresa:
Porque o nome do arquivo tem que ser o mesmo do lado do class aí? em C não tinha nada disso que eu lembre.Código:public class AloPessoal {
public static void main(String args[]) {
System.out.println("Alo pessoal!");
}
}
Porque eu não sei, mas tem que ser assim para o compilador aceitar. A classe (ou Interface, ou Enum) principal do arquivo tem que ter o mesmo nome do arquivo .java, senão o compilador javac não compila e as IDE's reclamarão.
É bom estudar um pouco do paradigma de programação orientada à objetos. A abstração muda um pouco, você passa a usar o conceito de classes de objetos e as regras que derivam desse modelo (herança, polimorfismo, interface e etc)
A rigor, você consegue programar de uma forma estruturada em Java, assim como faz em C, a sintaxe é bem parecida, mas aí perde todas as vantagens da linguagem orientada a objetos.
é uma linguagem toda orientada a objeto, seria bom aprender um pouco sobre, como o bob falou.
Aconselho a entrar nessa área se tiver conhecimentos intermediários mesmo.
Isso vem do conceito de OO, se não me engano, serve de identificação para que um outro programa que queira extender essa classe o ache.
Bom, semestre que vem terei de usar Java (em LP1) e já baixei o compilador e uma apostila decente para acompanhar. Se alguém quiser, só digitar programando em Java e baixar o PDF da UFBA :D
Pelo que eu percebi, muda bastante coisa na sintaxe.
Vou dar uma estudada sim, o problema é que no 1º semestre da facul ví apenas algoritimos e C, ou seja, não manjo nada de OO, por onde devo começar?
Se não me engano vou ter essa matéria semestre que vem (Linguagem de progamação I), quando começar o semestre muito provavelmente o professor vai disponibilizar o material inteiro da matéria dele para os alunos, então eu compartilho o material com você se quiser.
Comece com algum tutorial, veja a qualidade e manda bala.
Qualquer tutorial de java deve ensinar sobre OO, pois ela é uma linguagem toda orientada.
Como ensinar é algo um pouco pessoal, vai ter pessoas explicando de forma x e y, mesmo o conceito sendo 1 só. Então, vá baxando diversos tutos pela net, e vá lendo e aplicando até entrar na cabeça.
Como ja falaram do apostilando, também aconselho fortemente um dos melhoresfóruns de discussão sobre programação, que acho que todo programador deveria conhecer.
Foi lá que aprendi OO em php.
Muda sim, pois C é uma linguagem estrutural.
A parte de orientação a objeto da mesma, já vai para o C++, o ++ do C é justamente a linguagem C derivada para suporte a OO.
Como java é todo orientado, é "quase como" se você fosse ir de C para o C++.
Olá galera, voltei.
Estou no exercício de characters e strings da minha apostila e não estou conseguindo terminar um, então escolho pedir ajuda aos universitários.
Citação:
AUTO AVALIAÇÃO
Veja como você está:
b) Escreva um programa que leia duas strings e as coloque na tela. Imprima tambÈm a
segunda letra de cada string.
Ele vai até o final do programa, mas no final quando a minha ideia era mostrar a segunda letra de cada string ele mostra somente a letra "s".Citação:
#include <stdio.h>
#include <conio.h>
int main ()
{
char string[100];
printf("digite uma string: ") ;
gets (string);
char string2[100];
printf("digite uma string2: ");
gets (string2);
printf("strings sao: %s, %s\n", string, string2);
até aqui está indo tranquilo, imprimindo as duas strings.
char str[100]= "%s, string";
char str2[100]= "%s, string2";
printf("segunda letra: %c, %c", str[1], str2[1]);
getchar();
return(0);
}