Aí, sendo direto. Aeróbico em jejum é eficiente ou nem?
Versão Imprimível
Aí, sendo direto. Aeróbico em jejum é eficiente ou nem?
Tanto quanto qualquer outro aeróbico
Acho que vou fazer um textão pra sustentar a resposta do menino Sadeckss
na verdade acho que já fiz :D
portanto é como o palmeirense falou, não.
Tem base teórica para afirmar que o exercicio em jejum seria melhor para queima de gordura: que os níveis mais altos de insulina no estado alimentado dificulta a lipólise e portanto a mobilização de ácidos graxos como reserva de energia, que a menor quantidade de glicose e glicogênio levam a utilização de ácidos graxos e que tem uma melhora na capacidade de oxidação de gordura ainda nesse estado. Todas esses motivos pensando fisiologicamente são verdadeiros. Mas não se pode ignorar o estado dinâmico do corpo. Evidências não apontaram maior perda de massa gorda com exercicios em jejum (é o mesmo resultado para a combinação dieta hipocalórica + exercicios alimentado ou em jejum). Isso nos faz retornar ao velho conceito de que nosso corpo não pode desrespeitar a termodinâmica.
Então, de fato o exercício em jejum ou alimentado tem o mesmo resultado. Na verdade o exercício aeróbico tem resultado negligenciável em relação a perda de peso se está praticando exercícios de resistência já (e se está perdendo peso é portanto usando baixo saldo calórico e a ingestão de proteínas entre 1,2~2g/kg para diminuir a perda de massa muscular). A grande importancia do exercicio é criar um saldo calórico negativo, o que ele facilita bastante, além de ser bom para a saúde né :D.
Pode parecer clichê, mas nosso corpo não pode desrespeitar a termodinâmica: independente dos processos bioquímicos que levam a uma maior atividade lipolítica (que significa quebra de gordura) durante o exercício em jejum, isso é compensado por uma alteração no perfil de consumo de reservas de energia e mesmo na intensidade do metabolismo no restante das 24 horas. Nosso corpo é dinâmico, o que você gastou em 24 horas que importa, e não o que você gastou em 1 hora.
Agora tem um porém quando se entra no detalhe de saúde. Ali no mais ou menos inicio do meu post falei dos estados fisiológicos que tem no estado de jejum. Esses estados se relacionam a um maior transito de ácidos graxos particularmente entre os músculos. No final do dia isso não faz diferença, mas em um ponto da nossa fisiologia sim, e eu diria que isso seria benéfico para mulheres com bigode e adultos jovens que estejam começando a engordar.
Como eu acho que você não é uma mulher com bigode
e que ngm liga pra prevenção de porra nenhuma e só de já estar se exercitando e comendo saudável já é a maior parte da prevenção
eu diria que vc só faz se quiser se n quiser tanto faz
Dúvidas.
1 - Aeróbio pré ou pós musculação, muda alguma coisa?
2 - Ir pra academia antes ou depois das atividades diárias - trabalho, estudos e etc - muda alguma coisa (manhã ou noite)
3 - "Dia do lixo" funciona mesmo?
@Sete
1 - Muda o seu rendimento. Tem que analisar tanto seu aeróbico quanto seu treino. E seus objetivos.
Regra geral: Separados > Treino antes > Aeróbico antes
2 - Vc que tem que responder. Eu me sinto melhor dps, meu desempenho tbm. Na essencia não tem, mas vc tem que ver como vc gosta mais.
3 - "funciona" mais ou menos, se vc seguir uma dieta extramente restritiva ele é importante sim, mas ninguém que segue uma dieta assim. Então não tem desculpa pra todo domingo ir no rodizio, mas se quiser ir tbm da pra Dosar, o importante é ter uma boa alimentação na rotina.
Cada topico poderia criar um tcc, mas já foi o tempo que achava necessário. Isso ai são minhas opiniões.
Melhor como?
Vc gasta mais calorias em menos tempo. Ajuda na agilidade.
Mas correr pode ser mais terapêutico, tem as corridas de rua que é da hora... Ve ai oq vc prefere, tem gente que não vai conseguir pular mais de 30 segundos de corda, dai diria pra começar correndo.
Da pra fazer os 2 tbm.
Queima de gordura é uma questão alimentar e hormonal.
A produção de insulina em excesso, por exemplo: estimula o acumulo de gordura e a queima de glicose como combustível para o corpo. Se você for uma pessoa que come 5~6 vezes por dia e em todas as refeições você come carboidrato, isso vai dificultar a queima de gordura, vai ser um problema ainda maior se você tiver desenvolvido uma condição chamada resistência a insulina.
A insulina é o principal hormônio para o acumulo de gordura. Tem alguns outros por exemplo: baixa produção de hormônios sexuais - no caso dos homens testosterona e no caso das mulheres progesterona -, cortisol em excesso junto com o excesso de insulina e tem umas enzimas que eu não lembro o nome agora.
Você não precisa deixar de comer carboidrato ou entrar em cetose para queimar gordura - o que você precisa é diminuir o número de refeições para 2 ou 3 ao dia. E o teu corpo vai usar o que estiver disponível, se você comeu um pão teu corpo vai dar prioridade em queimar a glicose e quando a glicose acabar e se você for um indivíduo saudável o seu corpo vai passar a queimar gordura.
Embora o vídeo a seguir não discorra especificamente de "pular corda versus corrida", a ideia central é a mesma: qual exercício emagrece mais - corrida rápida ou lenta?
https://www.youtube.com/watch?v=iBlU5_Mdzmk
Ainda que o comentário do Doguinho esteja correto, para você compreender a fisiologia toda de como funciona o metabolismo energético, sugiro ler quando tiver tempo algum livro como o Guyton.
Eu discordo do comentário do doguinho (eh tois). É mais um daqueles casos que se você analisa cada componente separadamente faz sentido, igual os argumentos pró low carb, pró uma modalidade de aeróbico a outra, mas no fim, quando é tudo jogado em uma avaliação dinâmica não se confirma por algum motivo que tem que ser teorizado. No fim dormir bem e comer bem (ao menos as quantidade mínimas de cada nutriente), independente do esquema adotado, considerando que você esteja enquadrado na maioria das pessoas que não tenham problemas metabólicos e/ou hormonais, um tumor na cabeça, epilepsia e não esteja usando nada para modular uma resposta qualquer, o resultado depende das kcal consumidas e gastas (claro que considerando a necessidade energética de cada pessoa). Mas também prefiro menos refeicoes por dia. Teve uma época ai que eu comia toda hora, fazia arroz com frango no café da manhã, levava whey e albumina pra onde ia e era um saco. Mas crescer nem tem mais prioridade na minha vida hoje, só me preocupo em não ficar zuado, então nem vigio mais alimentação, mas hoje se quisesse crescer consumiria igual fazia 3-4 anos atrás so que nos mesmos horários de hoje (3 refeicoes) por comodidade, embora eu duvide que conseguiria (mandar muita comida em cada refeição, ficar cheião dia todo argh melhor fracionar).
Não pude ver o vídeo.
Putz, acho que não consigo segurar só com 3 refeições por dia não... Se eu faço minha última refeiçãi 22 horas quando dá 1 da manhã já ta batendo fome de me atrapalhar a dormir...
Ai é algo para ser averiguado, eu não sei exatamente qual é a sua condição - se você está obeso ou só se você quer perder um pouco de gordura. Ou o quanto você come diariamente, se come muita porcaria ou se entope de carboidratos de alto IG. Pode ser que você esteja com resistência a insulina/síndrome metabólica/pré-diabético. A algo de errado e precisa ser investigado. Você precisaria fazer um exame de Curva Glico-Insulinemica para o diabetes. Só a curva glicemica ou o de sangue normal tem grande margem de erro e normalmente só detectam se a pessoa estiver já com diabetes por anos.
Em teoria fome - mas fome de verdade - nós só deveríamos sentir se ficássemos semanas sem comer. Essa sensação de fome após poucas horas da última refeição é mais por questão de hábitos, seu corpo está acostumado a receber comida em certos horários.
Não mude a sua dieta ainda e faça o exame se der positivo, você vai ter que alterar a sua dieta e ir para uma dieta low-carb. Pode ser a dieta mediterrânea ou uma dieta high fat.
Eu tô de dieta para emagrecer desde 4 de janeiro, fiquei no sedentarismo por uns 7~8 meses por causa de doença. Não tenho dificuldades com dieta, felizmente. Quase não como besteira (quase nunca mesmo) e estou indo a academia de segunda a sabado, faço musculação e aeróbio todos esses dias, além de jiu jitsu terça e quinta. Tenho 1,85 e algo em volta de 100 quilos. Estou gordinho mas não obeso, como você pode ver: http://i.imgur.com/FMv1LRU.jpg eu fininho e saudável antes da doença com 86 quilos: http://i.imgur.com/lby5xqW.jpg
Será que não é meu tamanho? Vou ver esse negócio de exame
Como assim? Se a fome tem a ver com o seu tamanho? Até tem, mas não a ponto de fazer as suas necessidades calóricas diárias subirem consideravelmente. O que deu para ver pelas imagens é que você tem uma reserva energética alta e você deveria ser capaz de utiliza-la.
Eu era que nem você, vivia esfomeado - eu ganhei 20kg em cerca de uns 2 anos - tinha dias que eu comia, me sentia estufado do tipo que eu sabia que se eu comesse mais algo eu iria vomitar e continuava sentindo fome. Era normal depois de 1~2h depois de uma refeição eu estar sentindo fome. Hoje por exemplo, se eu estou com fome basta eu praticar alguma atividade física que essa sensação passa.
E o que é exatamente essa dieta para emagrecer? E você se sentia faminto como hoje antes de iniciar essa dieta? Dieta é algo complicado, dieta não funciona, o único tipo de dieta que funciona é se você puder seguir isso pela vida inteira e isso é conhecido com reeducação alimentar. Não adianta começar um dieta só pra emagrecer, porque quando você parar você vai recuperar o peso novamente.
No tempo que eu fiquei sedentário não sentia não, mas tava comendo que nem um boi. "Dieta para emagrecer" que eu digo é basicamente não comer besteira, não uso açucar, não como biscoito recheado, e essas coisas básicas... Como muita fruta em lanches, no lugar de sandoiches e essas coisas, não tomo refrigeirante e etc, o básico mesmo
Ai é que está, frutas não são necessariamente saudáveis. Para uma pessoa que tem síndrome metabólica elas são seus piores inimigos.
A frutose industrial por exemplo tem IG de 173 ou seja é 1,73x pior que o açúcar. Eu não sei qual é o IG da frutose contida nas frutas por que em cada lugar eu encontro uma informação... Comer frutas pobres em frutose como: frutas vermelhas, coco, abacate são opções melhores. E ainda tem o fato de que as empresas costumam escolher a dedo os frutos mais doces e cada vez mais ricos em frutose.
Excesso de frutas acaba fazendo mal também.
O que eu digo é, tente fazer o exame que eu sugeri.
Não digo que seja uma péssima ideia, mas também não acho que seja uma ótima ideia. O meu único problema com nutricionista é: se ele for cabeça dura de mais, e continua com aquela ideia de que a única maneira de perder peso é se exercitando e comendo menos do que você gasta porque foi isso que o mesmo aprendeu nos 4~5 anos de faculdade.
Minha visão de nutrição mudou muito depois que o Bob Joe me apresentou para o blog do Doutor Souto. A sua visita a um nutricionista pode ser frustrante, se o mesmo sugerir que você faça algo que você já tentou e não deu certo.
Se você conhece um bom nutricionista cabeça aberta eu recomendo que você vá, depois de ter o resultado dos exames.
Nem li nada msm, desculpa. Mas passei o olho e vi alguem falando de IG.
Meu conselho, esquece essa parada de IG se vc nao tem diabetes. So coma fibras e mantenha as calorias e nutrientes equilibrados. mas rlx.
Abigos.
Como falei no tópico sobre a canelite, o ortopedista falou pra eu ficar 3 meses sem correr. Como ainda estou em fase de emagrecimento, perder o meu principal exercício aeróbico seria meio duro para os meus objetivos. Neste sábado conversei com o professor da academia e sugeri uma coisa, ele achou uma boa ideia. A partir de segunda feira estarei fazendo novas séries na musculação, tudo reformulado bem mais voltado para o aeróbico. Será em circuito. (Ex.:Se são 12 exercícios em um dia, eu faço a primeira série de 20 repetições dos 12 exercícios em sequência, sem descanso, depois faço 5 minutos de elíptica, volto pra segunda série de 20 dos 12 exercícios em sequencia sem descanso, depois mais 5 min de elíptica e etc e no final de tudo 20 min de elíptica). Alguém já fez algo deste tipo? Comentários?
Obs.: Só não posso fazer nada de impacto, como correr e pular corda, mas elíptica e bicicleta, por exemplo, eu posso.
@xÐoguinhox @Sadeckss @Tudokz @Sete
Olha desde que eu comecei o LCHF (Low Carb High Fat), eu deixei de acreditar que a função principal do aeróbico seja a perda de peso, aliás eu deixei de acreditar que exercício e uma refeição calórica pobre são o ponto chave para perda de peso. Por exemplo se você gastou calorias suficientes para queimar uma unidade de pão francês, nada garante que você não vai comer um pão a mais para compensar essa perda de energia ou outros alimentos - já que exercício físico uma ótima maneira de estimular a fome e nesse caso você teria que se supervisionar continuamente para ter resultados e possivelmente você teria que passar fome principalmente por causa da sua situação que você descreveu anteriormente - se você realmente tiver uma resistência a insulina, e o exame confirmar isso, perder peso vai se tornar uma tarefa muito mais fácil e sem necessariamente com necessidade de fazer aeróbicos.
Acho que o problema de intercalar aeróbico com musculação, é que você vai se cansar mais e talvez não tenha energia para terminar suas repetições.