.
Versão Imprimível
.
Ok, eu não expliquei porque eu não sabia se estava certo. Mas como o luizjuiz que pelo que eu vi entende bem também, confirmou vou tentar explicar melhor.
Tipo, o vetor da aceleração tem que ser decomposto em dois outros vetores.Aí tu faz um triângulo pra isso.Sendo a aceleração(4) a hipotenusa e o angulo de 60, o cateto oposto fica 2, e o adjacente fica como 3,48.Essa são as acelerações decompostas.Se tu fizer no papel, vai ver que a aceleração de 2 fica na mesma direção da velocidade 10m/s.E a outra fica perpendicular.
Essa aceleração perpendicular é a aceleração centrípeta.
Pela fórmula, a(centrípeta)=(V^2)/R
Como v=10, fica 100/r=3,48
r=28,73
Hmm... a parte algébrica eu consegui entender.
Mas eu não tô conseguindo visualizar o desenho... A aceleração centrípeta é perpendicular a o que e forma 60º com o que...?
E da onde é esse raio...? Esse triângulo maluco aí que se forma é dentro de uma circunferência?
E o módulo da aceleração escalar é qual desses?
E valeu aí, claro. :happy:
Tipo, primeiro esquece esse vetor velocidade, vamos olhar só pro vetor aceleração. Ele tem módulo de 4 e faz um ângulo de 60 com a horizontal.Certo, vamos decompor usando um triângulo(o triângulo é só imaginário), de acordo com o desenho:
http://img194.imageshack.us/img194/9...composicao.png
Aí você gerou 2 vetores apartir dele.Um na horizontal, e outro na vertical.Esses dois vetores estão atuando na partícula.O que está na horizontal está "em cima" do vetor velocidade, e não vai mais influenciar no problema.O módulo deste é 2m/s^2.
O outro vetor está na vertical, e tem módulo 3,48. Esses vetor é similar a aceleração centrípeta.Sim, aquela aceleração lá de movimento circular e tal.
A fórmula de aceleração centrípeta é: a=(V^2)/R
V=10, e a=3,48 certo?
Aí botando na fórmula você acha que R=28,7.Aproximadamente.
Acho que pode-se dizer que sim, tipo ela sempre aponta pro centro do círculo.O raio não é um vetor nesse caso, é uma medida.Então conceitualmente está errado, mas a idéia é essa mesmo.
Continuem postando essas paradas, preciso treinar enquanto estou de férias.Cálculo, física, química...Até prog eu sei alguma coisa.Sou viciado em resolver esses probleminhas hahaha.
Hauheauhea, valeu aí cara!
E, bem, na verdade tem outros aqui que eu não sei fazer, mas que nem devem ser tão difíceis... Tipo esse:
Citação:
Um carro faz um percurso de 140km em 3h. Os primeiros 40km ele faz com certa velocidade escalar e os restantes 100km com velocidade média que supera a primeira em 10km/h.
Qual a velocidade média nos primeiros 40km?
i) primeiros 40 km
v = 40/t1 (Equação I)
ii) 100 km restantes
v' = v+10 = 100/t2 (Equação II)
Sabemos também que o tempo total é de 3 horas:
t1 + t2 = 3 (Equação III)
As equações I, II e III nos dão portanto um sistema, contendo 3 incógnitas, v, t1 e t2. Resolvendo este sistema encontramos o valor desejado. Não resolverei aqui, mas o caminho é esse aí se não cometi erros.