eu faço quest por diversão, eu sou level 90 e nunca fiz poi, eu não um dos motivos é a diversao e a segunda que eu nunca iria ter tempo pra fazer essa quest. Eu ja fiz arena warlord no level 80 e fiz por diversão nao pela recompensa.
Versão Imprimível
eu faço quest por diversão, eu sou level 90 e nunca fiz poi, eu não um dos motivos é a diversao e a segunda que eu nunca iria ter tempo pra fazer essa quest. Eu ja fiz arena warlord no level 80 e fiz por diversão nao pela recompensa.
Adorei o artigo...
Eu particularmente adoro explorar e ler coisas... como em Rook sei a história completa, mas depois que fui para Main confesso que perdi um pouco do interesse... Mas sei a história do Tibia.
Nossa essa história de exploradores é bem longa e antiga, muitas das quest foram decifradas com pesquisa e determinação dos jogadores, uma delas que foi encontrada é a Desert quest que com seu mistério desvendado deixou a grande maioria desconhecer de sua quest total, conhecendo apenas a parte final e pegar a recompensa, mas todo o que vem antes da quest está lá no deserto, pronto para que quiser descobrir:)
O fato é que, não importa quem seja, se você não tem nenhuma referência, procura que nem doido por dias, mas se tiver um sitezinho com spoil lá, com duas horas você perde a paciência, e vai dar uma olhada "Só pra passar aquela parte". De certa forma, spoils deveriam ser combatidos, ou pelomenos colocados InGame.
Mas, um pensamento isolado, o que faz de um desafio realmente recompensador é a sua restrição. Quero dizer, e se fosse feitas algumas quests que só poderiam serem feitas uma vez por mundo (e por jogador, caso haja renovações da quest), como é realmente nas estórias que lemos/assistimos, seria incrivelmente disputada, e, uma vez feita, o spoil não serviria muito. Prós: a mobilização dos jogadores seria algo realmente fora do comum, e a emoção de encontrar este rare item ainda maior. Contras: jogadores viciados se destacariam em relação a outros, e a renovação das quests seria trabalhosa. Mas ainda assim, acho que valeria a pena ter pelomenos 3 quests de rare itens deste modo...
Muito feio e anti etico.
Utilizar D&Dpra exemplificar um jogo como tibia é no minimo sacrilegio.
@Topico:
Tudo que existe já se sabem ,o problema que a maioria são quests inacabadas ou simplesmente feitas pra fingir um rpg que nunca existiu (nunca li mais nada relacionado a genesis do tibia , criaram mas é pouco explorada).
Discordo de todos que dizem q a linguagem é uma barreira, pois quem quer aprende, se n quer aprender, um tradutor como o da google quebra o galho facilmente, acho que a questão n é a linguagem, é a preguiça, fato q essa galera nova que ta ai so quer saber de level de se tornar forte e bla bla bla.....
no tibia tem tantas historias mto boas, uma das q eu mais gostei foi do black knight... das historias das hordas de orcs, tem tantas coisas que são tao interessantes, ja perdi varios dias indo de biblioteca em biblioteca pra ler, e isso é fato, melhora o ingles
jogo tibia faz um bom tempo 7 ou 8 anos ja, e acho que de rpg ainda tem, é como é dito, o pesoal deixou de acreditar...
Vcs acreditam mesmo que em algum dia existiram "exploradores"?
Já foi época que os jogadores de Tibia consideravam o RPG algo fundamental, esse é um dos problemas do level infinito do seu jogo, é uma disputa tão alucinada por level, que esquecem que o jogo não é só questão de upar.
Nem 1% dos jogadores devem saber ao menos sobre TibiaSula, o void e coisas do tipo, algo básico no universo de Tibia.
sei la ... no tibia sou anti rpg mesmo ... nao fico lendo oq o npc diz pra mim... nao tneho paciencia... mas em outros jogos eu até gosto de acompanhar a historia... pra mim tibia eh soh passa tempo pouca gente acompanha a historia de um jogo em 2D ... sem desmerecer o tibia mas é dificil o pessoal acompanhar a historia de jogos com graficos melhores como resident evil ou gta quem vai dizer q com tibia vai ser diferente ? soh aqueles rpg maniacos :P
ATENÇÃO :coolface: DE PLANTÃO : isso é minha opiniao, nao venham trollar
Engraçado você falar isso "Não consigo entender por que tanta gente só se preocupa com level e poder".
Vocês (Tibiabr) dão valor pro cara que pegou level 50000, a primeira mulher que pegou level 40000000000, dão tanto valor que fazem entrevistas...Acredito que vocês devam informar sim, acho bacana o pessoal que conseguiu (sem bot), mais porque, já que vocês estão preocupados em não deixar o RPG acabar, não procuram quem conseguiu descobrir algo que quase ninguém saiba ainda (não é pra dar spoil e sim pra que digam "sim é possível olha o que eu consegui), aposto que se existissem reportagens assim as pessoas voltariam a procurar. Acho bacana de sua parte que você ainda procure as coisas sem usar os spoil, então se descobrir algo venha e fale gente é possível, eu consegui, vão e tentem por vocês mesmo. Agora a própria Cip atrapalha, nunca dao certeza de nada, como já falaram aqui, mande eles virem falar que é possível fazer a Serpentine Tower Quest por exemplo, você vai ver que logo vai ter gente tentando...Agora eles ficam falando vejam isso ou aquilo...nao precisa nem dar dica de nada, so falem é possível...pronto acabou...ai as pessoas vão e procuram por elas mesma.
Essa é minha opinião.
Concordo com o usuario Roges. Hoje em dia o próprio site promove isso de level, de guerras entre guilds, de pessoas buscando o top skill...A muito tempo não vejo o Tibiabr fazer uma entrevista com mitos (pessoas que conquistaram algo que não level ou skill).
Abraços!
Bom, a ideia principal da matéria é exatamente essa: encontrar esses heróis.
Assim que os encontrar-mos, entraremos em contato...
Mas onde estão? Viu algum BR descobrindo algo realmente interessante esses últimos dias?
EU, sinceramente, não.
Quero montar uma Explorer society em Harmonia, inspirado pela matéria. Se alguém quiser ir junto, "é nóix".
Concordo plenamente com seu comentário, só tenho uma cóisa a adicionar, o fato do jogo ser em inglês, atrapalha bastante os BRs no que se refere a "exploração", quem não tem um inglês fluente não tem como entender algumas "pistas" quando se deparam com uma.
Eu parei de pesquisar a respeito de quests quando liberaram a POI sem mais nem menos... a quest não existia antes apesar de ter várias informações sobre ela in-game!! Quem me garante que não seja a mesma coisa com tantos outros mistérios que tem no tibia? Vou ficar meses desvendando uma quest que se bobear nem existe...
Po, a ideia do GryllO foi genial, nem sei se foi uma idéia, foi um palpite.. Ah, foi uma idéia.
Se o jogo fosse brasileiro aí sim, o Tibia ia ganhar mais brasileiros que pl's e ingleses JUNTOS hoje em dia, e esses brasileiros 40% ou até mais iriam explorar e ler mais!! Feito isso, era só colocar conteúdo nos teaser!
Obs: GryllO, faz um topico, falando do jogo em português pedindo 300 assinaturas pra levar pra cip, comentários serão deletados.
Vai que...
EDIT: quase pulei da cadeira quando vi o "usuário" ali..
Ninguem explora porque a cip não da certeza se ainda existe quests.
Muitas foram trancadas ou bloqueadas por razões que ninguem sabe até hoje, enquanto ela nao der certeza que as quests estão ali ninguem vai perde seu tempo procurando as coisas!
Eu sou um desses exploradores que ficam parados em alguma parte do mapa estudando charadas e combinando objetos (use with...)
Nunca recorro a spoil de quest e me arrependo de ter feito a The Queen of the Banshee, completa e corrida, com um grupo sem poder explorar melhor aquela sala. Depois de não poder entrar mais naquela sala de recompensas descobri umas coisas fazendo a quest "Kissing a Pig".
Exatamente! Quase nada mudou nas quests e mistérios, o povo é que só se importa em caçar e lucrar.
O pessoal esquece que o RP do RPG é vestir a fantasia de seu sorcerer/knight/paladin/druid, pegar sua arma, escudo e poções, fazer party e sair com os amigos e desvendando mistérios. Isso significa quest: procurar coisas. Os monstros que encontram pelo caminho são só obstáculos que dão experiência. Tibia não é um jogo linear.
:knight-club:
O negósio que a cip tenta é fazer tipo hunt em grupo e mais, porém ninguem aceita isso é pior de upar porém vc se diverte +, mas ninguem vai nessa então ta recaindo as hunts em grupo ou desvendar algum mistério pois todo mundo só quer fazer tudo sozinho
voltei a jogar tibia recentemente...e direto eu me pegava lembrando sobre.
nossa era tão bom sair pra procurar mistérios, e quando você via o resultado de seus esforços...melhor sensação do mundo.
já tive muita sensação de nostalgia lembrando desses tempos xDDD
é uma pena que a grande maioria dos jogadores não estejam interessados em desvendar quests =/
admiro muito os movimentos/grupos de role players que ainda restam pelo tibia afora.
Se fizessem um filme com a história do Tibia... ia dar um PUTA filme medieval mano!!
Não é por nada, não, mas acho que o RPG do Tibia é extremamente fraco e limitado. Se eu quisesse "incorporar" um personagem medieval, daria preferência, por exemplo, a outros jogos que têm exatamente a mesma temática: RPG. Eu acho que explorar o Tibia é perda de tempo, mas cada um tem um conceito de diversão diferente, então essa é só minha opinião.
A história mais legal do jogo é a do Black Knight, mas Tibia ainda deixar muito a desejar nas quests concretas :]
É, hj em dia poucos players se interessam por investigar, explorar e tudo mais :x
Eu gostaria de ter tempo para explorar
Quando eu iniciei tibia adorava me aventurar em lugares que nunca conheci, mas depois do wiki tudo mudou...
Antes para entrar na sala de recompensa você precisava de muitas chaves e 6 livros de uma biblioteca no subterrâneo do deserto para fazer a quest, para isso vc precisava falar com os NPCS Hagor e Adrenius (para matar a charada dos 5 aventureiros e a primeira chave) para ir numa sala com 4 portais e cada vocação matar um respectivo monstro kkk para só depois ir para a sala das 4 vocações, colocar os itens e pegar a recompensa...
hj em dia n vale mais apena falar neh? k
eh simples falar responder o "pq falta exploradores" , hj tibia se tornou um jogo de power gamer, onde 80% dos jogadores q jogam soh pensanm em UPAR, UPAR e UPAR....
sem conta q pra ficar explorando terras tibianas n da muito lucro a n ser q vc tenha certeza de q ira encontrar alguma coisa nova do contrario eh waste... waste de dinheiro e tempo pra maioria dos jogadores q vao atras de novos lugares e misterio
Sou Rooker, portanto, explorador por natureza (não que todos sejam mas...) e posso dizer que sim, muito mudou no jogo nos últimos anos com relação a exploração. Como outros disseram, wikias e vídeos online dando spoils desmotivaram a muitos. Só que no caso destacado da SoF em Rookgaard, acredito que por mais que muitos a busquem a mais de 10 anos (como disseram em um dos posts aqui) ela será parte integrante da lista de quests de Rookgaard. No entanto, assim como a quest do lvl 999 (que também foi abordada em um dos posts) em Banuta, os elementos para a existência da quest ainda não estão prontos. Pelo menos no caso da SoF acredito que não seja por falta de lvl pois, já cansamos de nos deparar com inúmeros lvl 100 na nossa querida ilhota.
Eu ja desvendei mais da metade da SoF, conheco 5 jogadores que completaram ela, eles e nem ninguem que completa fala algo, exatamente porque a quest, até mesmo para quem ja desvendou metade dela, é muito dificil, nenhum deles vai dar o spoiler de graça, e eles não dizem que tem a sof, porque se falarem isso, vai ser uma nubaiada grotesca em cima...
hoje, não jogo mais, se querem uma dica sobre Sof so tenho uma dica...
Orc x Minotaur
Não, não foi. Ele disse que havia muitos segredos escondidos nas áreas criadas por ele e que não seriam necessariamente quests, essa frase dele já tem vários anos e em entrevistas posteriores ele disse que boa parte destes segredos tinham sido descobertos. Pra mim o grande segredo é que existem mistérios insolussionáveis no jogo pra atiçar a curiosidade dos jogadores, afinal muitos jogadores (inclusive eu) já varreram toda a ilhota de Rookgaard sem achar um único sinal de que é possível se obter a SoF, revirei todos os livros da ilha em busca de códigos, questionei todos os npc's, vasculhei todas as cavernas e lugares acessíveis e não descobri absolutamente nada, isso é muito decepcionante, se pelo menos eles revelassem uma única ponta do fio, eu continuaria investindo meu tempo em desfazer o novelo todo.
falta mesmo, agora com spoiler, mtas pessoas preferem usa-los, eu mesmo uso muito...
Tem quest q é quase impossivel de decifrar ¬
Os exploradores tibianos morreram, junto com o RPG (claro que não totalmente, ainda existem alguns que trazem esperanças) .
Procurar mistérios, falar com NPC's, ler livros, sou apaixonado por esse lado do jogo. Quem sabe algum dia não achem alguma quest como a Sword of Fury, ou Magic Longsword, só falta mais interesse. Como disse o Knightmare, pode estar na nossa cara, a gente pensa ser um lugar tão escondido e tão distante e vamos procurar por esses lados, o que pode ser um tremendo engano.
Seria legal formar grupos de começar a pesquisar e explorar a fundo esses mistérios tibianos.
Aqui vai minha opinião a respeito deste fato.
Eu venho de uma "turma/galera" muito antiga no tibia, especialmente de Libera (pois na época que jogava para valer só existiam 13 mundos), com o passar do tempo a percepção do jogo foi mudando, como se imaginava no passado, hoje não há um interesse por descobertas, hoje o que temos são os chamados level up, que por sua vez só fazem a quest com spoil ou para obter certo item.
Não desmereço quem joga assim, porém admiro muito mais jogadores antigos ou novos que gostam de ver os detalhes nas coisas, e o que falta é exatamente isso.
No meu ver existem vários motivos para a atual situação em que se chego - lembre-se que isso já era comentado por jogadores a uns 4 anos - :Uso de Bot (para upar o char) Spoil, idade dos jogadores, os Updates da CiP e - acho que o fundamental para tal mudança - o fator tempo.
Acredito sim que o tempo é a questão chave, hoje não há possibilidade de se passar mais de 10 horas tando descobrir algo em um jogo, puts 10 horas é muito tempo, da para fazer muitas outras coisas mais importantes, então vejo isso como um fato a ser analisado com um outro olhar... pois para se fazer PoI na minha época levou-se quase o dia todo, onde é que a pessoa passa o dia todo no pc? infelizmente se isso acontecer me descupe ser sincero, é caso de Viciados.
Bem ai já é outra historia... em fim, em suma acredito que hoje seja uma coisa rara você fazer e ou encontrar alguém que faça, eu mesmo nem faço, não jogo mais por entender que existem outros focos que hoje são mais importantes. Mas fazer o que né já fui um viciado e para deixar de ler ou falar algo de uma coisa que você passou 7 anos é muito tempo... 2004 minha acc, faz tempo ein?
Abraços
Eu penso que ...
quando algumas coisas perdem importância para a maioria, é lógico que vai haver situações como essa.
Os jogadores de hoje querem fama e poder, isso os leva a querer pegar level. Pegar level, level e + level para fazer dinheiro. você acha que vão querer perder tempo em explorar buracos de "rotworm" em venore, montanhas em folda?
Hoje eu vejo nego criando "chars" para fazer + dinheiro com bots e já procurando "spoilers" para viajar à Yalahar!.
Antes! quando havia mais jogadores de respeito, mais honestidade e mais humildade, não era assim ou era?!? Ou você vai me dizer que o nível de qualidade dos jogadores que estão aí aumentou???
o aumento de baixa qualidade de jogadores que levou à essas situações!
Vai procurar saber quais são os objetivos dos HIGH LEVELs de hoje ?
pegar level 600, 700, 1000, 2000. ou então querendo aparecer vendendo DSLs, G-Helmets, G-boots da vida!
OBS: DEPOIS dizem que posts assim são de Trolls!
Concordo... jogo Tibia a muito tempo, e essa era uma das coisa mais magicas do jogo. Explorar, desvendar... eu lia bastante livros, guardava cada vez que encontrava um difeferente, como se fosse um intem que poderia mudar minha sorte no Tibia, me levando a encontrar algo unico, mass... com o tempo as constantes faltas de pistas, e principalmente a nao confirmação da existencia ou nao de algo a ser encontrado, foi me desanimando, até queee desisti.
Acho que ficaria muito interessante a confirmação desses misterios, mas de forma muuito discreta, e até mesmo subliminar... Acho que um NPC contardor de historias seria bom... ele nao deveria dar pistas, apenas contar velhas "lendas" sem dar dicas, ou qualquer coisa concreta. Tipo vc pergunta sobre o Basilisk e ele conta a "lenda" ou até contar que viu ou conheceu alguem q viu... algo do tipo.
abraço
Tche, e daí que a maioria dos jogadores só se preocupe com level, gold e skills; isso não é desculpa para abandonar a exploração.
Eu acho que o maior problema é não ter certeza se estamos procurando algo que realmente exista. Pois muitas areas foram criadas por players, como o própio Knightmare, não tem como saber se a cip não acabou alterando algo que acabou com a quest que ali existia, ou então certas coisas foram colocadas somente para iludir os players.
Uma coisa que eu acho muito estranha, é o modo que se faz a SoF sumir em rook, não tem lógica nenhuma, pelo menos eu descobri com spoil, não sei se há algo que nos induza a fazer aquilo para ela desaparecer.
Já explorei bastante pelo tibia, mas sempre sem sucesso, mas pode ser que seja por sempre ter desistido de continuar por surgirem duvidas da existencia das quests.
Não sei se vcs sabem, mas aquele dragon de thais é aquele lá perto dos minotauros, hoje achei um livro dizendo que ele proteje alguma coisa procurei por tudo lá usei a pick em tudo e o q achei?? um buraco com muitas caixas e 2 lavancas.será um começo de uma nova quest:yousir:
A maioria dos "mistérios" do Tibia o são porque a CIPsoft não construiu passagens. Podem reparar...a coisa fica ali como um mistério simplesmente porque não há caminho até lá... LoL
O que tinha de ser descoberto já foi...jogo Tibia desde 2004 e já me envolvi em muitos mistérios...
Aqueles botões em Kazordoon, por exemplo? Mistério? Nenhum. Só são botões sem sentido algum e uma porta que nunca vai abrir no fim do corredor...-.-
Acabou pq a cip está acabando com o jogo.
Estão mais preocupados em botar cavalo,burro,urso,... pra montaria (montaria?ja virou mini fazenda isso),colocar addon,mudar magia.
Tibia na minha opinião deixou de ser RPG a tempos.
E os exploradores estão rumando a outros RPG menos problematicos que Tibia.
Tibia em flash??se virar flash acaba os botters e mais de 90% para de jogar,hoje os HL só jogam pq tem bot e só burro n ve isso
Na minha opinião, e raro ver players com a quela gana de explorar novos lugares quem sabe descubrir itens raros.
Hoje a preocupação e aumentar level e não se expor por pouca coisa.
Quem nunca passou uma tarde no Desert Dungeon tentando achar algo pode dizer que nunca jogou tibia, acho que o dia que fiquei mais feliz foi quando consegui entrar na sala da banshee no deserto SAHUSAHU
Que nada! Tibia deixou mesmo de ser RPG!!!
Não há nada para explorar!!!
Ficar andando de um lado para o outro especulando coisas que não te levarão à lugar nenhum é pura perda de tempo!!!
Hoje em dia as pessoas descobrem tudo no test server!
Existem algumas coisas que simplesmente não podem ser acessadas, como a espada de rook! Aí a gente fica lá rodeando ela, especulando como chegar até lá, só pra dizer que há algo misterioso a ser desvendado, mas é pura mentira!
O dia que Tibia começar a colocar mistérios que POSSAM ser solucionados, aí sim os exploradores voltarão!!! O que não da é ficar procurando algo que não existe!
Tibia já é um jogo que toma a vida inteira de alguém pra upar, treinar, fazer grana, etc. Além disso, temos que ficar procurando coisas que não existem!!! Fala sério, né!!!