[News] Respostas da Equipe de Conteúdo
Pergunta: É possível adicionar algum esporte (pro exemplo futebol) mas com regras? Tipo, mudar algo e jogar 3 contra 3 com contagem de gols, e fazer campeonatos individuais toda semana com um estádio de futebol fechado ou algo do tipo.
Lionet: Nós conversamos sobre um conceito muito parecido com este no ano passado e certamente é uma idéia interessante. Com a introdução das World Quests, nós estamos um passo mais próximos da inclusão técnica de eventos oficiais de grande escala, ou até competições. Esses também poderiam ser baseados em uma variedade de elementos, incluindo um sistema de regras específico. Contudo, a mecânica do Tibia não está apta para suportar o gameplay de um jogo de futebol. Então, atualmente, não há planos específicos para incluir uma competição de esportes completa e baseada em regras.
Pergunta: Há alguns anos atrás, quando vocês implementaram aqueles novos outfits, vocês também criaram uma grande quantidade de addons e quests para outfits. Os novos outfits que vocês lançam hoje em dia são aqueles que o pessoal adquire conforme avança na história da nova área e sinceramente são um pouco chatos já que todo mundo os consegue com rapidez. Vocês pensam em adicionar um monte de outfits como o mesmo tipo de quest que o Barbarian Outifit, por exemplo?
Chayenne: Sim, pergunta respondida :) Não, sério, nós adorariamos fazer isso. Para ser bem direta e honesta, adquirir um outfit após uma quest importante sempre foi um bom modo de implementar recompensas que agradam a maioria dos jogadores, enquanto que desenhar equipamentos ou outras recompensas de itens é muito mais difícil e geralmente leva à discussões controversas em nossa comunidade porque aparentemente não somos capazes de fazer todos felizes com isso. Eu concordo, não é a maneira mais interessante e desafiadora de se colocar novos outfits no jogo, mas o que nós gostamos a respito é que permite que muitos jogadores ganhem os outfits que eles gostam e cria diversidade entre os personagens. Até mais outfits, alguns mais fáceis e outros mais difíceis de se conseguir, seria, é claro, o melhor caminho, mas também é uma questão de tempo.
Criar novos outfits significa vários dias de trabalho para o departamento gráfico e criar uma boa quest para esse outfit significa cerca de 2 semanas no departamento de conteúdo. Já que nós geralmente trabalhamos 4 meses para uma atualização, seria possível implementar cerca de 8 outfits e suas quests, mas então a maioria de outros conteúdos possíveis como novos mapas, novos monstros, novos eventos, novos itens ou novas adições para eventos teriam de ser sacrificada em favor desses novos oufits. Isso geralmente leva os jogadores a perguntar "e onde está a verdadeira atualização do jogo?", especialmente aqueles que não gostam realmente de outfits. Além de que, no passado nós criamos atualizações de conteúdo "balanceadas" contendo diferentes elementos, para que cada jogador pudesse escolher algo que ele ou ela gostasse ao invés de focar em um tema especial como somente outfits. Contudo, para a próxima atualização você pode esperar algumas mudanças interessantes a respeito do assunto "outfit".
Pergunta: Vocês só criam novos monstros e locais para os fortes... Vocês não poderiam criar outros mais fáceis?
Count Tofifti: Quando eu joguei Tibia pela primeira vez eu tinha um pensamento parecido. Tentei resolver uma quest, tomei um hit de um monstro e morri. Fiquei um pouco desapontado já que morrer é um bem caro no Tibia. Em outros MMOs há muito mais auxílio em relação aos monstros que você enfrenta e geralmente você não encontra monstros que não consegue matar. No Tibia, você tem de sempre ser cuidadoso quando você não conhece certo lugar já que pode morrer em quase qualquer lugar, muito mais como low level. Essa é uma característica distinta do Tibia. Ainda assim, estamos trabalhando atualmente em um conceito para fazer locais de caça mais balanceados. Mas auase com certeza não teremos isso terminado para a atualização de inverno europeu. Estamos trabalhando em diferentes níveis agora que estão profundamente conectados.
Nós tentamos oferecer as novas adições do jogo para o maior número possível de jogadores e sim, nós queremos fazer o começo do jogo mais intuitivo e variado mas também manter o espírito do Tibia.
Pergunta: Vocês podem revelar alguma coisa sobre a Serpentine Tower Quest?
Count Tofifti: Ei, eu recentemente fui dar uma olhada naquela torre e ela é...
Knightmare (olhar sério): SECRETA!
Count Tofifti: Bem. Uhm. Sim, provavelmente.
Lionet: Eu fico me perguntando se alguém já teve a idéia de usar…
Knightmare: E se eu grudasse no seu pescoço, igual o Homer Simpson faz?
Lionet: Oh. Ah. Eu só queria…
Knightmare (olhar sério)
Lionet (suspira): … calar minha boca e ficar em silêncio!
Knightmare: Esplêndido! Quanto a uma resposta… bem… como abordar de uma forma diplomática? Vamos lá: Alguns lugares que atualmente vemos no jogo podem desempenhar um papel importante em uma quest mais cedo ou mais tarde. Outros lugares estão apenas lá para dar um “sabor”. Outros podem fazer parte de algo que ainda não foi descoberto. Como você não pode interagir de maneira completa com cada objeto, você não pode interagir com cada tema. Se existem quests que não foram encontradas ainda, é improvável que alguma coisa sobre elas serão reveladas para forçar a sua descoberta, especialmente é improvável que tais informações não sejam reveladas no jogo.
Lionet (sussurrando): Mas você poderia pelo menos me dizer se…
Knightmare (sorrindo docemente): Mas é claro que eu poderia! (voz ficando ameaçadora) Mas então eu teria que matá-lo!
Lionet (rindo nervosamente): Você está brincando né?
Lionet (procurando por Count Tofifti): Ele está brincando, não está? Conde? CONDE?! Onde ele foi…?
Pergunta: Porque os Tibianos não podem usar cadeiras e relaxar?
Chayenne: Eu gostaria de ter tempo para explicar em detalhes como são os desafios gráficos e técnicos. Como você deve saber, os gráficos do Tibia são baseados em sprites em 2D feitos com pixels, e não em modelos poligonais como em 3D. Isso significa que o client do Tibia precisa da informação sobre a ordem em qual “pintar” os sprites para serem exibidos corretamente, semelhante à pintura de uma paisagem em uma tela. Por exemplo, se você desenhar a figura humana por último, ela irá sobrepor árvores e parecer “bugada”.
Mas o que isso tem a ver com as cadeiras? A maioria das cadeiras tem encostos e às vezes descanso para os braços, e se um personagem sentar nela e você vê-lo de frente, você espera que o personagem fique desenhado sobre a cadeira. Entretanto, se você ver pela parte de trás, a cadeira iria sobrepor o personagem. Olhando de lado, provavelmente parte do personagem ficaria desenhada sob o descanso para os braços, mas a cabeça ficaria desenhada sobre o resto das costas, e assim por diante, então o client não saberia a ordem de “pintar” esses objetos. O que torna as coisas piores é que cadeiras não são padronizadas de nenhuma forma – portanto se você tem cinco cadeiras, você tem cinco diferentes dimensões e localizações de áreas para sentar, o que torna difícil dizer ao client do Tibia “se um personagem ‘senta’, mude o seu sprite para o pixel xy sendo assim colocado-o na área certa” porque é sempre diferente.
E o que torna as coisas AINDA piores é que temos muitos outfits e addons, e todos eles devem ser redesenhados em posição sentada, garantindo que se o personagem usa o primeiro, o segundo ou ambos os addons, TODOS eles são exibidos corretamente sobre ou sob a cadeira em cada sentido. E uma vez que provavelmente não daria certo para cada cadeira, banco ou sofá, um monte de móveis seriam redesenhados também. “Sentando em cadeiras” é um projeto muito grande envolvendo programação e design gráfico com muito pouco benefício, exceto pelo lado RPGístico que sempre foi abandonado em favor de outras características, apesar que sempre discutimos sobre isso e muitos de nós, inclusive eu, somos grandes fãs dessa idéia. Por outro lado, se nós realmente implementarmos isso, já posso imaginar uma grande multidão enfurecida de jogadores gritando “SENTAR?!, por que vocês não corrigem os reais problemas primeiro? Que tal o balanceamento de vocações? Ou sobre anti-cheating?” – então realmente, é tudo sobre prós e contras, mas eu definitivamente não diria que nós NUNCA vamos implementar essa função. Eu não quero dar spoil, mas nós demos um primeiro passo nesse sentido e estou curiosa para ver o que vocês vão pensar após o lançamento