depende a situaçao
cabe a tu saber a hr certa de ser sincero
Versão Imprimível
depende a situaçao
cabe a tu saber a hr certa de ser sincero
Vou citar dois exemplos.
"Não fiquei com vocÊ pois você é feia pra caralh*" DEFEITO
"Eu não tenho os memsos gostos que você, me desculpe" Qualidade.
Tem a frase " Quem fala o que quer, ouve o que não quer" é claro que a sinceridade, pode ja cortar o mal pela raiz do que ter que inventar toda aquela mentira e a pessoa no final descobrir e acabar ficando pior ainda.
Só que certas coisas a não se comentar são pessoais né?
Defeito. Na obra Freakonomics, o moralismo foi engendrado como um mundo teórico, mas não prático. Então, todos dirão que amam o outro pelo que é por dentro e não pelo que é por fora, todos dirão que se solidarizam com os cancerosos, aleijados e moribundos em geral, todos dirão que não tem preconceito algum. Mas na hora que o namorado/marido fica aleijado/pobre/gordo, a mulher é a primeira a tacar a bota no infeliz. Ou então lhe mete um belíssimo par de cornos. As pessoas também dirão "Eu ajudo os doentes", mas na verdade não levantam uma palha para auxilia-los. Também dirão que não tem preconceitos, mas basta ver um emo/punk/roqueiro para as críticas aflorarem.
Ou seja, todos são lobos em pele de carneiros. Não vou mentir e dizer aqui que sou um moralista, porque não sou. Pelo menos não por completo. Algumas verdades são complexas de mais para certas cabeças. E qualquer palavra honesta é suficiente para causar uma catástrofe.
Eu só sou verdadeiramente sincero com quem é inteligente, pessoas de mente aberta, depidas de preconceitos engendrados pelo senso comum. E acredite, posso contar nos dedos de uma mão essas pessoas.
Quando o que está em jogo o interesse pessoal, pouco importa o moralismo. Tem gente que ADORA gente falsa, dissimulada, hipócrita. Ou é inocente de mais para não perceber a maldade nos outros.
Por essas e outras que eu digo: seja moralista quando isso não implicar riscos para a sua reputação. Creio ser louvável a iniciativa de ajudar um pobre e poder dizer, sem pseudo-moralismos, que realmente ajudou. Mas não seria tão inteligente dizer a uma pessoa que a ama abertamente. Tem gente que prefere achar que tem um amigo que gosta muito de si.
Acreditem, eu detesto ser assim. Mas o sistema social não me deixou muitas opções ;).