Se o universo for assim:Citação:
Postado originalmente por _Raptor_
http://img212.imageshack.us/img212/1060/34335188wv3.jpg
/\ qual o diâmetro disso?
Versão Imprimível
Se o universo for assim:Citação:
http://img212.imageshack.us/img212/1060/34335188wv3.jpg
/\ qual o diâmetro disso?
Eu foico.Citação:
Postado originalmente por Van Der Whaals
Tu foicas.
Ele foica.
Nós foicamos.
Vós foicais.
Eles foicam.
Tás lendo muitos livros do herege Carl Sagan. Segundo este endemonhado, "se apenas a Terra possuir vida no cosmos, o universo seria um enorme desperdício de espaço".
Matematicamente é impossível calcular o diâmetro de uma não-circunferência ou esfera.Citação:
Postado originalmente por Pavel Heavy Metal
No entanto, para termos práticos, chamamos de 'diâmetro' a maior distância possível que um segmento de reta pode percorrer num objeto sem ultrapassar suas bordas.
Porém, no caso do seu desenho, muito mais semelhante a um polígono do que a uma circunferência, preferiria usar o termo 'comprimento'.
só gostaria de saber como sabem q só eh desse tamanho(um pokim grade)
e se for, o q deverá acontecer quando ultrapassamos essa barra? cairemos no vacuo do vacuo?
será q estamos realmente dentro de uma bola de gude ou de um armario?
perguntas q nunca saberemos a resposta porque morreremos antes...
triste...
<AWAY>
edit: q porra eh essa, botei no video pensando q seria um gordo cdf esplicando sobre o universo e vejo akela merda PQP
Ta eu falo eu tava zuando só pra movimentar o tópico lol
O gordo foi colocado pelo criador do vídeo para mostrar o contraste da futilidade de algumas coisas em nossa vida se comparadas ao esplendor do universo.
Sobre a forma do Universo, não vejo porque discutir. Parece que o Universo é tudo, e também auto-contido. Mas se forem considerar uma expansão uniforme para todas as direções, a partir de um ponto em comum (Big Bang), só pode ser esférico.
@Locke
Claro que é possível calcular a área de objetos tridimensionais, você deve ter esquecido, pensando que só dava pra calcular o volume ^^ É só somar a área de todas as faces, usando as fórmulas, e você tem a área total (da superfície). Mesmo uma esfera tem sua área calculada:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esfera_(geometria)
Muitos números, e graaaande ainda por cima...
Eu mesmo não duvido que possa ter vida em outros cantos remotos, e de que o universo é algo infinito, sem fim, mas em relação às vidas extraterrestres, não espero algo mais que seres inferiores a nós... Seria estranho e meio assustador saber que criaturas superiores aos humanos existam :wscared: ...
Enfim, gostei do ´topico, me deu vontade de ler uma coleção de 45 revistas que tenho aqui cujo único assunto é: Universo... Mas só que nunca fui de ler tudo por que são assuntos mais complexos, e por que não dizer, chatos...
Dard* :)
nossa foda isso cara, fico imaginando quem ou o que criou tudo isso o.O
tambem acredito que nao estamos sozinhos no universo
É verdade. Esqueci disto. Entretanto, o que me deixa intrigado é a associação de 'área' com objetos tridimensionais.Citação:
Postado originalmente por Wagner Rocamora
Na sua opinião, a superfície de um objeto não seria algo bidimensional? Afinal, são necessárias apenas duas coordenadas para apontar qualquer localidade (como latitude e longitude)?
Orra, eu não sabia disso, e não sabia que era tão grande assim O.O.
Belo tópico cara.
Sim, é que no caso dos tridimensionais, são várias faces (ou superfícies), o que nos deixa calcular a área total como a soma de todas as suas áreas. O volume, claro, serve para sabermos "quanto cabe" num objeto, mas falar da área do universo acho meio sem sentido, já que determina algo que não entendo como possa existir.Citação:
Postado originalmente por Locke Chere Cole
Como podemos imaginar a superfície do universo se não há nada além dela? :)
Se voce tentar aproxima-lo de uma esfera?Citação:
Vc podia por isso em notação cientifica, fica muito mais facil,so q eu acho q vc feiz uns calculos errados.
Pq um ano-luz é a distancia em q a luz percorre em um ano, e em 78 BILHÕES DE
ANOS-LUZ, c minhas contas não tiverem erradas da algo em torno de octilhões(ow sei la como c diz esse oito lhão)
C eu tiver errado, foi mal.
Ty
:happy:
E quem sabe nós sejamos apenas vermes, e estamos dentro de uma "Bolinha de gude" de uns outros estraterretres, que também estão dentro de outra "Bolinha de gude" que seja de outro extraterrestre lol. Quem assistiu o filme, nao lembro o nome alguma coisa o homem de preto, ou se não estamos no armario de um estraterreste que seria "Deus" que vai nos mostrar na feira de ciencias dele.
lol, podem ter
99999999999999999999999999999999999999999999999999 99999999999999 de possibilidades
auhauhauhauhuahuah
Pra quem não percebeu estou sendo ironico.
sem agua ninguem vive champzCitação:
Ta cogitandu a possibilidade dele (o Universo) ser infinito e talz...
Mais e se ele naum for infinito? Ele taria localizado dentro doq?
E dps disso viria oq.... caraca fica doido se fica pensandu numas parada dessas.
Gratz Topic
eu sempre gostei do universo e tud oque diz a respeito dele, inclusive de vida em outros planetas em galaxias desconhecidas :)
A mente humana eh mesmo limitada a pensar se existe um fim para o universo e se tiver fim como disse Dread_Knight... e dps oque vem?? e assim vai :P
Universo Rulez ;D
caraca vei...depois dessa meu unico neurônio cerebral fiko ateh mais inteligente!
cultura inutil para uns...interessante para outros...muito util para poucos.
eu to na primeira classificação ^^
Interessante, tipo, vendo o video, olhando bem para os dados e avaliando os numeros de planetas imagino que devam existir diverças civiliazações inteligentes ao longo de todo espaço...
Aqui na terra nós chegamos ao ponto que somos hoje pelo contexto de onde a terra está posicionada, quais são nossos recursos, e assim os primeiros organismos unicelulares aquaticos foram evoluindo até chegarem na grande biodiverciade que conhecemos..
Agora imagine em planetas distantes da terra que possuam elementos quimicos diferentes dos que conhecemos, além de que poderiam existir outras substâncias que possam gerar vida...
Imaginem se no final das contas existirem uma espécie de lagartos mutantes zumbis do espaço comedores de cerebros... heuihauihea
ou bacterias desconhecidas, ou até uma civilização muito parecida com a nossa...
Caramba isso tudo é muito interessante XDD
Vei todo mundo fala eim alieniginas verdes com naves e talz...+ e se os extraterrestres ja estiverem aqui?existem varios seres diferentes do ser humano na terra como moscas,crocodilos,cachorros,gatos esses animais...e se eles forem os verdadeiros extraterrester???alguem ja pensou nissu?
Que saudades, Lemis! :oCitação:
Postado originalmente por Lemis
Respondendo à questão: já.
Citação:
Não deixem esses seres malignos dominarem o nosso planeta. Ajude-nos a defender o mundo
Baratas são microrobôs envolvidos numa conspiração alienígina puramente hostil. Junte-se a nós e ajude-nos a provar à comunidade científica a necessidade da construção de uma bomba termoquímica nanonuclear por isótopos de plutônio-239
Pra quem ainda duvida de que baratas são robôs:
*Elas sobrevivem a altíssimas radiações
*Vivem mesmo sem a cabeça (morrem depois de um tempo, cuja tola explicação biológica é de que elas morrem de "fome", mas na verdade esgotam-se os combustíveis motores)
*Sobrevivem debaixo d´água
*Algumas espécies chegam a atingir 10cm, tamanho absurdo para um inseto comum
*Elas tem capacidade regenerativa, chegando em alguns casos a ressucitar
*Elas comem de tudo. No cardápio baratófilo tem espaço para restos de comida animal ou vegetal, papéis, roupas e até madeira. Usam os nossos elementos químicos naturais para manuntenção da bateria magnética
Junte-se a nós! *****
Citação:
Se você,assim como eu,acham que as baratas são alienigenas que estão aqui na Terra apenas analizando nosso comportamento para com elas...só esperando o momento de fazer com a gente o que fizeram com os Dinossauros(jogar um meteoro em nossas cabeças) se nós continuarmos matando-as...junte-se a mim...afinal...um bicho que não morre com bombas atômicas só pode ter algo de alienigena!!! *****
Nossa Locke...quanto tempo XDD :) :) texto muitu interessante vlw ai xD me fez refletir :PCitação:
Disso eu já sabia afinal os flashman vem de um planeta desses ai.
E além disso eu acredito que o universo é redondo e gira em torno de si mesmo, fazendo o tempo passar.
E acredido que o homem não veio do macaco e que Deus não existe, nós somos alíenigenas que fomos manados para destruir uma raça dominante( essa sim evoluída do macaco ) e dominar esse planeta. Depois destruí-lo com nosso avanço tecnológico e migrar migrar para outro planeta cujo existe condições do ser-humano viver e repetir esse ciclo de distruição novamente. E assim por diante.
PS.: Eu que vc ta perguntando se eu sou louco, sim, eu sou louco e argumentos para provar minha loucura.
Respondendo perguntas...
Respondendo perguntas...Citação:
Postado originalmente por **Mandy**
Sois...
estrelas azuis são estrelas novas (no seu menor tamanho)
estrelas amarelas são estrelas maduras (caso do sol)
e estrelas laranjas/vermelhas são estrelas velhas (ja em constante crescimento para seu fim <super nova>)
branco são luas ou planetas =)
galaxias são complexos de massa que giram em torno de alguma coisa desconhecidas mas podemos crer que seja um buraco negro gigante...
galaxias possuem cerca de 500 mil estrelas dessas ai, grandes ou pequenas =)
~~
Locke, eu calculei a area usando a formula simples de 2 pi r ¬¬Citação:
pois se você observar bem como o universo está, vai ver que ele é uma grande "folha de papel circular"... ex:
um livro é retangular porém não deixar de ter muita coisa em sua profundidade...
(foda-se, 2pi r ta bom demais!)
sim, vocês ja viram o formato da barata? é igual a um tanque de guerra!!!Citação:
se você pisa nela, ela se agaixa e depois volta normalmente
se arranca um pneu(pata) ela continua andando...
~~
e se a vida que se desenvolveu em outro planeta não precisar de agua?Citação:
Postado originalmente por Rbarretto
nos precisamos de agua pra lubrificar, no processo de quebra dos alimentos, refrigeração corporal, na cadeia respiratoria...
parece absurdo mas tem N possibilidades...
imagina se um ser desses loucos por ai tem a "força" de obter energia do meio apenas absorvendo a radiação do cosmo?
e por ai vai..........
~~
velocidade da luz: 300.000 km/sCitação:
Postado originalmente por Slide
1 min = 60 s
1h = 60 min
1dia = 24 h
1 ano = 365 dias
300.000 x 60 x 60 x 24 x 365 x 78.000.000.000
viu? calculos corretos ¬¬
~~
Carl,
você se contradiz em varias coisas, e mesmo assim podes chingar a biblia??
tu diz que a igreja é a culpada por fazer o povo esperar um messias e não ir a guerra certo?
mas e você? que porra tu tas fazendo?!?!
tu falo outra vez que:
isso não seria sua espera de alguma coisa? por que não faz tu mesmo a "revolução"?Citação:
Postado originalmente por Carl Frederich Gauss
outra, o que eu falei e li, pode ser verdade sim, os ETs podem ser tão evoluidos que podem pensar assim:
bah, os caras são as autoridades do planeta, vai que tão certos e tem suicidio em massa...
ou
hum. não vamos influenciar a cultura desse povo, deixai-vos desenvolver a sós...
~~
outra...Citação:
Postado originalmente por Dread knight
alguem pergunto sobre o que tinha depois do espaço.. vo responder com uma teoria de Einstein:
ele dizia que apos sair do universo, (se alguem conseguisse) você se encontraria num plano onde não conseguiria ver o chão, nem o ceu nem nada...
porém tudo que você imaginasse tornaria real (não sei qual o por quê disso mas tava assim...)
dai eu penso: seria esse plano dentro de nossas mentes? =O
~~
PS:....
existe vida fora da terra, isso é CERTO ja ¬¬
vida que pode ser ou não mais inteligente que a nossa....
a vida pode residir em qualquer canto do universo, qualquer umzin do mais remoto possivel, desde que tenha local pra ela!
claro,elas são espiãs dos conpiradores da nova ordem mundial...eu mesmo as projetei para roubar suas informações através da captação de uma frequência inaudivel às pessoas normais.Mas minhas baratas sagazes forma trocadas pela malefica bic verdeCitação:
Postado originalmente por angel of the nightmare
especies de bacterias podem sobreiver em "n" situações diversas,mas não podem se digevoluir para seres repitilianos conspiradores sagazes que lutam contra a grande fraternidade arcana universalCitação:
se o seu querido Deus me ajudasse a ser Lucifer...eu tomaria as redeas e instauraria a nova ordem,fuzilaria 1/3 da população mundial,destruiria a tecnologia,reorganizaria a humanidade sob os valores de igualdade,liberdade e fraternidade e ainda lhe daria um chapeu de comodoro:riso:Citação:
e a humanidade não está destruindo a si mesma?Citação:
ou a fome,as guerras,a degradação do meio ambiente,a bibria,a intolerância religiosa e a falta de mulheres gostosas na minha sala não é uma especie de suicido?
isso sim seria o "céu"Citação:
pra mim o universo era infinito.
@topic
sim, somos pequenos. mas tem que pegar aquela escala de antares. tem-se uma noção melhor.
EDIT:
http://www.apolo11.com/curiosidades....011-120632.inc
1ª: Utilizando cálculos com base em anos luz, idade do universo e velocidade de expanção.Citação:
Postado originalmente por jpacardosinho
2ª Cairemos no nada, que seria um vácuo infinito (de acordo com estudos), ou talvez um vácuo até um novo universo, e depois outro, etc.
3ª pode ser que sim, pois as bolas de gude podem ser os universos, e o armário o vácuo.
alguem conhece fisica quantica?
intão(sei quase nada msm), todos sabem que, a menos distancia entre dois pontos é uma reta, mas segundo a fisica quantica, o menor ponto entre dois pontos é um ponto!...entenderam?não?entra no wikipedia e procura lah.
Segundo essa teoria poderiamos viajar muito rapidamente em um curto espaço de tempo!
legal naum?
flw
edit: outra coisa, seria meio impossivel de sair do universo, por que ele ainda esta em constante expansão, e um dia todos nos vamos morrer, por que?como todos sabem o sol eh uma estrela, e as estrelas "incham" e depois volta ao normal e explodem causando o buraco negro, e daqui a alguns bilhoes de anos o sol vai fzer o mesmo =)
Segundo estes cálculos a criação da "vida" é quase impossivel, então a terra teve muita sorte ou simplesmente teve uma mãozinha divina.
40.000 zeros (nem me arrisco a escrever) é muita coisa mesmo. Improbabilidade matemática.Citação:
Menssagem original de Sir Fred Hoyle
Alguma possibilidade de que vida inteligente tenha evoluído por acaso na Terra ou em qualquer outro lugar pode ser rapidamente duvidosa. O eminente astrônomo britânico Sir Fred Hoyle salienta que "mesmo se o Universo tivesse consistido, a princípio, de um caldo orgânico" do qual a vida seja feita, a chance da produção das enzimas básicas da vida pelo acaso, sem um norteamento inteligente, pode ser aproximadamente de uma em 10 seguido de 40.000 zeros. A impossibilidade desse número pode ser vista na seguinte ilustração. A probabilidade de se "estender a mão" ao acaso e apanhar um átomo específico do Universo seria de cerca de 1 em 10 seguido de 80 zeros. Se cada átomo deste Universo se tornasse num outro Universo, a chance de "estender a mão" a esmo e pegar um átomo desses universos seria de cerca de 1 em 10 seguido de 160 zeros.
Cara o universo e grande sim e acho bem impossivel so tr agente aqui acredito que tenha outros planetas "Terras" por ai bem espalhados universo a fora mas naum acredito que eles tenham visitado agente. E os tais Ovinis e OSnis sejam da propria Terra =p
Segundo a teoria do big bang a singularidade explodiu para todas as direções iniciando o processo de expansão, e como não há nada que pare essa expansão é sugerida uma esfera como forma definitiva.Citação:
Realmente, o nosso planeta é bem insignificante ._.
É bem provável que em algum lugar exista vida fora do nosso planeta, mas talvez eles estejam tão distante de nós que nunca vamos nos comunicar uns com os outros =/
Uia, muito loco :D
Depois de umas coisas, caraca, impossível estarmos sozinhos. Talvez tenha milhares de civilizações, mas acho que é impossível haver um choque entre elas. Acredito que tenha mais raças parecido com a humana, visto que tem astros como o sol espalhados, dando condição de vida.
Ah, aí vai horas de discussão hauaihuaha.
@Tio'Pepa
Você acaba de entrar no 12º Erro Criacionista, com o argumento que a probabilidade invalida a Evolução.
Nenhum cientista que se preze jamais disse isso, até porque seria loucura, suicídio profissional, delírio. As pessoas que dizem isso são apenas aquelas que não sabem o básico da teoria da origem da vida.Citação:
Alguma possibilidade de que vida inteligente tenha evoluído por acaso na Terra ou em qualquer outro lugar pode ser rapidamente duvidosa. O eminente astrônomo britânico Sir Fred Hoyle salienta que "mesmo se o Universo tivesse consistido, a princípio, de um caldo orgânico" do qual a vida seja feita, a chance da produção das enzimas básicas da vida pelo acaso, sem um norteamento inteligente, pode ser aproximadamente de uma em 10 seguido de 40.000 zeros. A impossibilidade desse número pode ser vista na seguinte ilustração. A probabilidade de se "estender a mão" ao acaso e apanhar um átomo específico do Universo seria de cerca de 1 em 10 seguido de 80 zeros. Se cada átomo deste Universo se tornasse num outro Universo, a chance de "estender a mão" a esmo e pegar um átomo desses universos seria de cerca de 1 em 10 seguido de 160 zeros.
Não é assim que a vida se formou, de uma hora para outra, algumas partezinhas se juntam ao acaso. Mas sim, aos poucos, ao longo de milhares de anos, formando compostos estáveis, se tornando pouco a pouco mais complexas. E isso não é assim tão improvável.
Portanto, não vai ser uma análise combinatória simples que vai derrubar a teoria, porque não é desse modo que ela funciona.
E mesmo assim, se alguém ainda achar pouco provável, vamos ver um exemplo qualitativo:
As chances de eu ganhar na mega sena é de uma em 50.063.860. Ou seja, há uma grande probabilidade de eu passar o resto da vida jogando, e jamais acertaria os 6 números premiados. Mas então, como é que, apesar de acumular muito, sempre tem alguém que ganha? Ora, simplesmente porque junto comigo outros milhões de brasileiros também estão jogando! Eventualmente, e inevitavelmente, alguém vai acertar.
Agora, imagine os zilhões de moléculas, em cada um dos quase infinitos planetas espalhados no universo, ao longo de bilhões de anos. Será assim tão improvável o surgimento da vida em algum, ou alguns, desses planetas?
cara, falou tudoCitação:
Postado originalmente por Mr eMe
MAS, esqueceu de citar o que eu venho falando aqui...
por ex: precisamos de O2 basicamente so como ultimo aceptor de eletrons na cadeia respiratoria... (que nos fornece energia), ele se combina com o hidrogenio que não eh necessario e sai em formato de vapor d'agua..
mas e se numa atmosfera alienigena não existisse hidrogenio nem O2 nem CO2 nem porra nenhuma? se a temperatura fosse de 170 ºC???
agora, imaginem as moleculas fundadoras da "vida" se agrupando, ela teria que se adptar as formas do ambiente... não seria dependente de O2 nem do resto que nos dependemos...
há bilhoes de possibilidade de obter-se energia para uma função de um corpo...
a unica coisa que toda forma de vida precisa pra "viver" é uma fonte de energia...
se há N fontes possiveis, certamente haverá N formas de vidas =)
~~
PS:.
pegue uma folha de papel e desenhe um ponto A aqui, e B ali...
qual seria a menor distancia entre os dois pontos? uma reta ou...:
dobrando o papel e furando os 2 pontos???
~~
etc etc
Imaginem as formigas, andando pelo seu formigueiro em escavaçao.
Digamos que elas sejam conscientes e inteligentes no mesmo ponto que nós,Homo Sapiens:
Elas imaginariam seu planeta, com sendo o quintal e seu formigueiro.Imaginariam o universo como sendo o resto do planeta que elas desconhecem.
Elas imaginariam que as "catastrofes" como destruiçao de seus formigueiros e inundaçao de seus pequenos tuneis atraves de uma agua-morna amarelada como sendo efeitos colaterais desse universo.Do mesmo jeito que nos imaginamos buracos negros, super-novas,etc.
Imaginem agora, nosso universo como sendo um átomo e ao nosso lado, outros atomos semelhantes formando uma matéria,formando um "multiverso".
Esses universos sao de mesmas proporcões e cada um tem as suas peculiaridades, cada um desses universos crê que eh unico e infinito.
Nao sei se eu consigui me expressar bem.Mas eu acredito que nosso universo nao e unico.Mas acredito que todo esse "multiverso" exteja em constante e incalculavei expansao, e a cada segmento dessa expansao surgem novos universos, cada vez maiores e com seres peculiares a suas grandezas e condiçoes.
Nosso universo e só um atomo no multiverso.Assim como nos somos maiores que outros universos anteriores a nós.
Para simplificar: (ou não)
Lembre-se do primeiro filme MIB, eles tem que achar a galaxia, sendo que ela e so um pingente de uma coleiro de um gato.Minusculo em relaçao a nos, porem com zilhoes de seres.E no final do filme, é demonstrado que a nossa galaxia e apenas um "pingente" sendo jogado pra la e pra ca por seres irreconhecíveis.
Nós seriamos as formigas daqueles seres.
Não sei se me entendem =\
EDITED:
Eu encontrei neste site algo que eu interpretei como semelhante ao que eu disse ali em cima
http://209.85.165.104/search?q=cache...ient=firefox-a
Citação:
A inflação caótica
Essa teoria foi proposta por Andrei Linde, pesquisador do Instituto de Física Lebedev de Moscou, Rússia.
Para ele o universo é uma entidade auto-reprodutora, que existe eternamente, e que está dividida em vários
mini-universos(como eu disse, multiversos) alguns dos quais são muito maiores do que a porção observável do nosso universo.
Na teoria de Linde as leis da física de baixas energias e mesmo a dimensionalidade do espaço-tempo podem
ser diferentes em cada um desses mini-universos.
Na inflação caótica de Linde o campo quântico que dá origem ao universo não é suave em uma escala
microscópica mas em vez disso ele lembra uma "espuma de espaço-tempo", caótica e näo homogênea.
Nessa teoria outros Big Bangs poderiam começar em qualquer lugar nesta "espuma" e permanecerem
totalmente disconectados um do outro para sempre. Poderia até mesmo ocorrer que um número infinito de
universos se originassem desse campo caótico sem interferir um com o outro.
Similarmente, nosso próprio espaço-tempo ordinário poderia ser caoticamente "espumante" na escala muito
pequena de 10
-33
centímetros. Ele também poderia dar origem a outros universos. As criações poderiam
assim formar uma cascata uma a partir da outra, cada uma produzindo talvez muitos outros universos.
Alguns desses universos recém nascidos colapsariam logo ao nascer mas outros se expandiriam em uma
ampla inflação.
http://img160.imageshack.us/img160/4...tiversowo2.jpg
Teria sido o nosso universo o primeiro nessa cascata? Linde considera muitíssimo improvável que o nosso
universo esteja no topo dessa árvore de universos
se isso acima for verdade, voltariamos ao ponto x da questão...
qual foi o primeiro universo?!?!
o primeiro do primeiro, o que gerou toda essa ocasiao caótica, seria um unico ponto, menor que qualquer atomo ou quark.Ele teria incontaveis anos de vida e seres tao evoluidos que talvez teriam se tornado deuses?
agora como tal vida ou tal ponto(que eu chamaria de Titan) surgiu seria simplesmente inesplicavel por qualqer inteligencia, pois se algo o criou, ele nao será mais o primeiro.
E aí que nós nos deparamos com as questoes religiosas e simplesmente inesplicaveis até dado momento e com certeza por no minimo algumas centenas de anos adiante de estudos.
de qualquer jeito, eu não acho essa teoria muito provavel não...
primeiro que o tempo não pode surgir do nada Oo!
e seria um choque toda vez que um universo fosse gerado dentro de outro, ja que estão em constante crescimento, chegaria uma hora que o universo que foi gerado esbarraria no seu universo criador que faria um choque =PP
isso resultario em um Big Bang que implodiria varios universos, porem nao interrompendo o ciclo.Citação:
sei la =\