-
Se esses novos servidores não ficarem lotados, igual foi Morta/Mortera e também com Hydera, eu até animo de jogar. Porque sério, é rediculo você ir numa cabe de rotworm e ficar 10minutos e matar apenas 2 rotworms, porque tem 15 nego de bot, sim, 15, não é exagero. 15 mesmo.
-
Eu acho que não deu o resultado esperado os Retro Servers... O jogo caiu de médias de 50k players na epoca de ouro para menos de 20k atualmente... Uma diferença de 30k players a menos... Não acho que eles abriram os retro servers esperando 2 mundos com 1k cada apenas... Eles (e muita gente) esperavam pelo menos fazer o jogo voltar a seus 30k~35k players com os retro servers...
Quem jogou em 2004~2005 lembra que eram 2~4 mundos novos sendo lançados praticamente de 15 em 15 dias. E todos, sem exceções, ficavam cheios... Eles devem ter esperado acontecer o mesmo nos dias atuais...
Sinceramente, é até difícil dizer que muita gente voltou a jogar pelos Retro PvP, por que tá mais parecendo que quem tá jogando esses mundos era gente que já jogava nos Open PvP normais. Isso é facilmente observado quando se leva em consideração que a quantidade total de players continua a mesma de antes de abrir os Retro Servers (na realidade, está um pouco pior... com alguns dias registrando menos de 18k players em horario de pico, contra 20k... 21k antes)...
É nítido que a CIP está começando a se desesperar com os números negativos que o Tibia vem apresentando... Venda de outfits, addons e montarias por exemplo, não sou contra a medida, mas como o jogo nunca precisou em outros tempos, mostra que as coisas não estão bonitas no lado financeiro.
Agora os Retro Servers mostram uma falta de confiança no exito do próprio trabalho deles, provavelmente, passaram a duvidar se os caminhos que eles colocaram o jogo estavam certos. Esse lançamento de Eldera e Chrona mostra até um certo amadorismo nas estrategias da CIP... Passaram a "chutar" para todos os lados.
Nunca achei que a solução dos problemas do Tibia estejam em olhar para o passado. O não estouro dos Retro Servers me fizeram ter certeza disto. A CIP precisa olhar para frente, precisa pensar em coisas novas, ela precisa analisar os mercados, as tendencias, o que o pessoal está interessado em jogar, e não exitar em fazer mudanças até mesmo radicais no jogo para o colocar novamente no mercado. Na minha opinião, o Tibia hoje está totalmente fora do perfil de jogo que as pessoas gostariam de jogar.
Esse mundo Retro Servers não estouraram por que a maioria de quem jogava o Tibia antigamente hoje está jogando jogos como League of Legends, Dota 2, World of Warcraft, Runescape e Minecraft entre outros e certamente não viram nenhum atrativo em largar esses jogos para voltarem a jogar algo que eles já sabem como funciona.