Régua de pau, milho pra ajoelha os muleque e umas professora freira bem do satanás pra da reguada na orelha de mlk fdp que enche o saco
Versão Imprimível
Régua de pau, milho pra ajoelha os muleque e umas professora freira bem do satanás pra da reguada na orelha de mlk fdp que enche o saco
Esses uniformes, desde a educação infantil:
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:A...aMnH84_rntAIjY
Tava raciocinando sobre isso esses dias. A escola não impõe nenhum respeito. Você coloca um tênis, uma calça jeans e uma camiseta e tá pronto. Isso contribui MUITO para as pessoas não levarem a escola a sério. Só a simples visão da organização e formalidade, as pessoas já ganhariam certo respeito.
Aula de ciências políticas obrigatória. Sim. Pelo menos uma aula por semana desde o primeiro ano do ensino fundamental.
Salas fora do padrão de colocação de cadeiras em filas. É bem mais dinâmico colocar em forma de U, fora que esse modelo remete ao militarismo. Na minha sala tem até plataforma pro professor ficar acima.
Outra coisa: as escolas de ensino médio estão virando cursinhos pré-vestibular. Pra atender a esse propósito, já existem os cursinhos. E, desde o sexto ano, os alunos já começam a fazer vestibular simulado. Deplorável.
mas tão importante quanto formar o cidadão ético é formar o cidadão competitivo que vai passar no vestibular e ser o melhor
tinha que fazer simulado desde a alfabetização, se pudesse
Primeiro de tudo é necessário parar de ensinar coisas inúteis que só vão servir para o vestibular, que é outra porcaria inútil. Segundo que deveriam focar bem mais no incentivo a leitura, em fazer o aluno descobrir no que ele se interessa, e ai, sim, é isso que ele iria estudar.
Esse culto a educação como solução de todos os problemas é uma bosta. Para mim, se alfabetizar plenamente já é o suficiente. A escola nem é tão importante assim, passamos horas sem aprender nada de útil, produzindo clichés, aprendendo coisas ultrapassadas, passando por doutrinação marxista nas aulas de história e todo o caralho.
Também não nos lembramos do que aprendemos no passado na escola, a não ser que trabalhemos nessa área. E mesmo se nos lembramos, para que usamos ?
E não me venham falar que na escola existe um conhecimento "básico" que é necessário à todos. Isso é o domínio da língua e de algumas operações matemáticas. As outras são, no máximo, um complemento. E não faz sentido nenhum complementos serem obrigatórios. Ademais, qualquer um pode ir no facebook e ver a enorme quantidade de pessoas analfabetas - que não tem apenas estudantes de escolas públicas.
Também temos notícias como essas > http://agenciabrasil.ebc.com.br/noti...s-diz-pesquisa
Não é nem um pouco raro encontrar pessoas que não sabem nem escrever uma linha em português inteligível. Parem as aulas de química e façam-as estudar concordância verbal.
E muitas pessoas também falam de socialização, que a escola é importante e tal nesse aspecto. Outra bullshit. Não estou falando do fim da educação, mas de uma reformulação do seu modelo, logo, a socialização não vai ser excluída. Mas vamos adiante... normalmente as pessoas fazem e mantém amizades com quem têm interesses em comum, e isso não é um atentado a "diversidade". Uma pessoa que desenha bem, por exemplo, e faça aulas de desenho, é provável que consiga fazer alguma amizade lá, mas não quer dizer que duas pessoas sejam iguais só porque têm um interesse em comum.
Então é o seguinte: um modelo escolar ideal seria um modelo que permita a pessoa estudar o que ela realmente se interessa, que incentive a leitura, que a faça descobrir o que quer para a vida. Como exatamente é isso ? Não sei, mas além de português e matemática(O BÁSICO) as matérias serem facultativas, é um bom começo.
Mas respondendo a pergunta do post: o modelo de escola ideal é um modelo que forme pessoas, não robôs.
~HardLife
vestibular não é inútil, é uma forma(ok, ruim) de selecionar, e seleção é inevitável se você quer qualidade nas instituições de ensino
se você não aprende nada na escola a culpa não é, necessariamente, do sistema educacional
no mais, afirmar que uma alfabetização basta é uma imbecilidade sem tamanho, se o Estado não permite que as pessoas tenham o mínimo de condição de competição, e a educação é obrigatoriamente um elemento para isso, forma-se o pior tipo de sociedade perversa, sem o mínimo de liberdade
ah, e aprender que não se usa pronome átono depois de vírgula tbm deveria ser ensinado nas escolas, bjs
Juuuulia, por que é que eu pensei que era um cara falando desses uniformes por eles serem sexy? HESAESAHESAHUSAEHUESAHUASEHU
Fui traido pela minha própria mente.
Só pra comentar algumas coisas e depois dar minha opinião:
Brother, não tem essa de tolerar. Simplesmente o professor acaba não tendo autonomia nem em sua própria sala de aula. Ele manda o aluno pra fora, vem o diretor falar que é sua obrigação controlar a sala. Deu alguma punição? Ai é hora da mãe do aluno vir brigar com você falando que você não é ninguem pra fazer nada com o filhinho dela.Citação:
Postado originalmente por Doritos
De que lado o diretor fica nessa escola? Se é uma escola paga, infelizmente, fica do lado de quem dá lucro pra escola. O problema da educação é exatamente esse: visa lucro, como tudo nesse sistema capitalista.
E ai o professor simplesmente não PODE fazer nada. Além do fato de que, se for uma escola mais "barra-pesada", o simples ato de colocar pra fora da sala pode acabar em ameaças.
Que punições? Você não tem como punir o aluno por causa do maldito estatuto da criança e do adolescente. A escola fica de mãos atadas quanto a isso.Citação:
Infelizmente, também é inconstitucional.Citação:
Credo, eu como professor não quero isso. Isso tira toda a sua já quase inexistente autonomia na sala de aula.Citação:
Eu sempre fiz isso na minha sala de aula, mas eram salas com 15 alunos no máximo. Me diz como colocar as carteiras em U em uma sala com 50 alunos?Citação:
Postado originalmente por /Julia
Eu concordo com todas as suas sugestões, agora me diga: que horas os alunos vão aprender isso? Vai substituir as disciplinas básicas? Se sim, vai cortar o quê pra colocar isso?Citação:
Postado originalmente por Esponjudo
Eu adoraria estudar em uma escola dessas, mas a escola NÃO QUER isso. Ela quer LUCRO. E colocar tudo isso infelizmente não traz lucro para ela, por ter que contratar diferentes profissionais. Se existisse(e até deve existir, eu conheço colégios que estão perto disso), a mensalidade iria lá em cima(o que eu conheço chega a quase 3 mil por mês, com mil cursos extras, um monte de línguas, tempo integral, etc etc).
Ou seja, só os ricos teriam acesso a isso, infelizmente.
@Topic:
O maior de todos os problemas da educação é o fato dos que estão atrás das mesas do controle da educação NÃO QUEREREM melhorá-la. É pro povo ficar burro mesmo, porque se ficarem inteligentes vão perceber a merda que fazem com esse país.
A distribuição de renda para as escolas chega a ser ridicula. Eles mandam o dinheiro X, mas é um dinheiro já marcado, falando exatamente onde deve ser gasto. Isso porque pregam sobre a "autonomia da escola".
O salário dos professores de fundamental I, II e médio chegam a ser ridiculos, fazendo com que o professor tenha que trabalhar nos 3 períodos, todos os dias da semana pra ter alguma renda que lhe permita sobreviver na classe média. Isso faz com que ninguem mais queira ser professor, e os cursos de licenciatura são jogados as traças nas universidades. Com isso, os que entram nesses cursos acabam sendo mal-preparados e fazem um trabalho sem qualidade nas escolas, prejudicando ainda mais a educação.
Os valores deturpados da atualidade também prejudicam nisso. Antigamente, o professor era uma figura a ser respeitada, sendo motivo de orgulho pras pessoas. Hoje, falar que é professor é motivo de chacota. O desrespeito dos alunos perante a figura do professor faz com que seja muito mais dificil ensinar e aprender.
O problema da educação não é só a escola em si, e sim todas as pessoas do país e do mundo. Não é só aqui. Infelizmente, precisa acontecer uma revolução na educação e em seus métodos de ensino.
Eu tenho trabalhado com um método legal, criado por um professor de uma universidade no Panamá e aplicado em diversas escolas pelo Brasil, com resultados impressionantes, principalmente em relação a diminuição da taxa de evasão dos alunos e do índice de criminalidade nos arredores, em tempo recorde.
Vou ser fuzilado no tópico mas tudo bem... :fckthat:
Ok, vestibular não é inutil, serve como modo de seleção. Mas concordamos que é um dos piores possíveis.
Não falei que não aprendo nada. Falei que a escola, em geral, apenas ensina coisas sem utilidade alguma, que nunca vamos usar em nossas vidas, em nenhum momento. A não ser que você trabalhe nessa área, e é provável que tenha que estudar de novo. Também não falei que educação é dispensável, falei que o modelo atual é dispensável, justamente por ensinar inutilidades.
O Estado não tem que garantir que as pessoas tenham "condição de competição", porque elas já têm. Só por pertencerem a sociedade já o tem. Ademais, há quem defenda, como Milton Friedman, que o governo deve ficar longe da educação, pois além de péssimos gestores utilizam as escolas como máquinas doutrinárias O modelo de vouchers educacionais é uma excelente pedida.
Pelo quê você entende liberdade ? Estou indo de acordo com Mises, nesse sentido, não vejo nenhuma forma para pensar que forma-se uma sociedade sem liberdade, mas exatamente o oposto.
Qual a ligação do movimento filosófico surgido nos EUA com o libertarianismo ? E ele não é utópico, o anarco-capitalismo é. De qualquer jeito, fico meio distante desses libertários anarquistas, estou mais próximo do liberalismo clássico, de Adam Smith.
Sabia que meu post iria gerar polêmica :reactionface:
Que método é esse ?Citação:
Eu tenho trabalhado com um método legal, criado por um professor de uma universidade no Panamá e aplicado em diversas escolas pelo Brasil, com resultados impressionantes, principalmente em relação a diminuição da taxa de evasão dos alunos e do índice de criminalidade nos arredores, em tempo recorde.
~HardLife
mas cara
mises e milton friedman eram economistas intrinsecamente libertários, a escola austríaca é a maior expoente do libertarianismo e a de Chicago(apesar de mais moderada) também vai na mesma linha do libertarianismo americano
e eu também sou a favor que o Estado não seja o gestor da educação, mas existe uma enorme diferença entre
GARANTIR algo
e
PROVER algo
e não vou falar mais do libertarianismo porque vai fugir da discussão, mas a maioria dos economistas da Escola Austríaca são considerados heterodoxos justamente porque ela carece de pragmatismo, de aplicação real e demonstração matemática
(o caso da Escola de Chicago é diferente, como você deve saber, o Chile provou muito bem que ela é aplicável)
Eu não neguei que era libertário, só não sou anarco-capitalista, já que está cheio de gente por ai confundem os termos. E também sou adepto da Escola Austríaca, da de Chicago não conheço muito.
Não entendi o que quiseste dizer com a diferença entre garantir e prover, lol.
~HardLife