-
Parabéns pela análise, de verdade. Já vi outro tópico de economia tibiana, talvez mais organizado e bonito, mas não tão inteligente. Você explicou a maioria das coisas que tinham que ser explicadas.
Achei bastante interesasnte o fato de você ter especulado a quantidade de gold gerado por tal bixo, por exemplo.
Discordo do fato de preços de runas/potions serem classificados como controle. São altamente variáveis, na minha opinião. Quer dizer, o preço realmente é fixo, mas o quanto eles geram varia a cada dia, conforme o level médio dos jogadores aumenta (o que é uma tendência que nunca vai parar)
É interessante também classificar itens como injetores de dinheiro ou não. Exemplo, um demon shield dropado é injetor de grana na economia, porque apesar de poder ser vendido e revendido algumas vezes (o que representa apenas circulação), uma hora ou outra, vai ser vendido no NPC. Já um ferumbras hat, apeasr de valer 35kk, não representa dinheiro entrando na economia, ele é apenas uma ferramenta de circulação de capital, porque o item, ultimamente, vai ser consumido.
-
ótimo tópico sobre o mercado tibiano, como já foi falado foi menos organizado, mas melhor pensado do que o outro postado a um tempo atras.
só acho que deveria colocar no topico o post seu explicando sobre o assunto de que em qual tipo de item ocorre a inflaçao.
até mais.
-
ae cara, seu topico ficou muito bom.
acabo de te dar 7 pontos de reputaçao por ele,
continue fazendo topicos interessantes como esse,
-
Infelizmente essa é a pura realidade.
Os preços baixaram absurdamente.
Me recordo de um amigo meu que pagou 400k numa Avenger.
E nesses tempos, sofria pra conseguir vender por 30k, consegui vender por 22k+dragon shield.
-
nao sei se vcs lembram, mais o golden helmet http://images2.wikia.nocookie.net/__...den_Helmet.gif em Antica custava 5kk, depois do update que podia trocar de server passou avaler 25kk, impressionante nao?
-
Ótimo texto! :bompost:
Não entendo nada de economia, mas achei bem legal o texto. Dá pra entender as doideiras que acontecem no Tibia ultimamente.
Tem umas coisas que são meio absurdas. Por exemplo, no NPC cada runa de SD custa 108gp. 100 SD seria 10.800gp, quase 11k. Como runemakers, vendemos mais barato que no NPC, mas se a gente faz por 9k a galera não quer comprar! Tem uns que nem por 8k querem. Já vi gente me xingando porque não quis vender por 7k. Absurdo! Querem cada vez mais barato.
Antigamente, pagavam 6k numa BP de SD (que tinha apenas 1 carga cada runa! 20 cargas!). Praticamente pagava-se 300gp em cada carga! Agora a CipSoft diminuiu pra 36gp cada carga, e ainda tem gente que quer mais barato! :bravo:
:y:
-
A famosa lei da oferta e da procura, só que com uma modificação básica: Se ninguém comprar, os amigos de toda hora 'NPC's estarão lá para te pagar o preço rs.
gostei.
-
mta bala sua materia :y:
gostei bastante XD
mas eu ja sabia q a economia tibiana era complexa
as moedinhas azulzinhas estao em abundancia na praça
=x