Passando por cima da imagem já fotografada você vai desenhar exatamente o que está no papel, precisando apenas enxergar o contorno e contornar: uma criança de 5 anos faz isso.
Na hora de copiar à distância com uma foto - ou melhor ainda, de um modelo ao vivo - não tem como você passar por cima, então você precisa PRESTAR ATENÇÃO aos seus traços, para que não fiquem muito grandes, tortos, etc. Você presta atenção na proporção, pois não tem marcação no papel. Você precisa abstrair o corpo e pensar nos volumes 3D e perspectiva, porque senão você não sabe o que você está fazendo.
E com isso, seu cérebro exercita a visualização 3D, e vai ficando cada vez mais fácil chutar proporções corretas.
Em separado, é também sempre bom treinar o desenho sem referências, mas só depois que você já tiver algum treinamento visual e conhecimento sobre aquilo que vai desenhar de memória. E se você sabe o que está desenhando, fica fácil reconstruir depois.
Veja só, não sou lá um bom desenhista, mas fui capaz de entender a tridimensionalidade do esqueleto de um bode após copiar um modelo:
Depois fiz várias poses apenas baseado no que aprendi, por isso não tem foto ao lado: foi de cabeça.
Repare que o bode final não foi 100% copiado também: eu imaginei como seria o esqueleto dele por baixo e desenhei-o na posição, pra DEPOIS adicionar os pelos. Dessa forma, eu aprendi muito mais do que apenas copiando ou, pior ainda, passando por cima.
s=D|--<