O Monstro da Expectativa. É por isso que não leio críticas antes de ver o filme. Gosto de ser surpreendido no cinema. Fiz isso com Inglorious Bastards e não me arrependi. Tarantino arrancou minha cabeça.
Versão Imprimível
O filme foi parte em documentário porque começou do meio pra frente. Já começa com eles mostrando a situação e apresentando o Wikus como o principal agente para despejo dos 'camarões' pro acampamento (que na verdade é o campo de concentração, parecido com os nazistas) que entraria no lugar do distrito 9.
Depois mostra a situação quando o governo oculta o fato que ele foi contaminado pelo combustível, dizendo que ele fez sexo com um dos alienígenas (com fake e tudo). Ai as pessoas dizem que ele é nojento e tudo mais, que é um fila da puta e etc.
Depois mostra mesmo a visão dele, como infectado resistindo aos testes com as armas, e indo se esconder no distrito 9 , antes com uma passadinha no McDonald's africano (-Ei, eu quero um hambúrguer). Justamente mostra a redenção do protagonista por estar na mesma situação que estão seus 'novos semelhantes' e também por uma parte egoísta já que o alienígena disse que poderia consertar ele e transformá-lo em humano.
No desenrolar do filme, o diretor de propósito quis demonstrar a crueldade do ser humano ao lidar em uma situação tão adversa como foi, e o ponto chave foi a nave ter caido em Johanesburgo (Cidade da África do sul) onde a alguns anos atrás foi alvo de um regime político chamado Apartheid, onde os brancos foram separados dos negros na cidade. E esses alienígenas estão na situação parecida que os negros estiveram ; e mostra que após esse regime ter sido abolido , continua na mente do ser humano essa idéia de segregação por causa de desigualdades e tudo mais.
Mostra também a ganância do ser humano, ao lidar com os camarões apenas para conseguir o Dna, com técnicas de tortura e assassinatos, apenas para desenvolvimento da tecnologia bélica.
Sinceramente eu não gostei do final, eu achei que ele merecia uma coisa melhor, quase tirou uma lágrima do meu olho na última cena. E acho que uma continuação seria alguma coisa sem nexo, apenas para consertar o final deixado em aberto ; ou talvez mostrando a vida dos camarões no distrito 10. Mas eu achei o filme muito bom mesmo, só recomendo as pessoas que gostam de filmes de ficção bem inteligentes (Se bem que eu também gostei de Terminator), e enfim , na minha mente virou cult
Não achei de todo o ruim, é o fim do clichê 'Protagonista fica r0x no fim do filme' e deixou aberto uma continuação. Se o público odiasse não teria, mas o público gostou demais (20 milhões orçamento, 180 arrecadados em 2 semanas) e os caras já tão pensando no Distrito 10 (lugar onde os camarões foram removidos). Eu li isso num blog
Mas a gente cria meio que um sentimento pelo cara ter passado todo filme mesmo correndo atrás e no fim é lembrado como salvador e tudo mais.
Que nem no 'Eu sou a lenda' eu não queria que ele morresse, eu saí do cinema muito MUITO PUTO. Ai vem os caras e botam o final feliz, eu mesmo fiquei feliz, mas já sabia que era fake porque tinha visto ele morrer no cinema.
Perde a graça
ahh, eu duvidava muito do final feliz, porque pareceu que quiseram deixar o filme menos previsível possível, entende? queriam fazer diferente, e fizeram, mas eu tinha CERTEZA que ele não ia se dar bem no final do filme.
eu gostei do filme, nao eh tao viajado pra um filme de extra terrestres, vc n gostou curte filmes de porrada eh? =/
eu gostei do filme
até o final foi legal, deixou bem aberto... mais para nossa interpretação (o alien falou "daqui a 3 anos eu volto, eu prometo" mas sera que ele volta mesmo? etc)
mas n ia ser legal uma continuação...
o filme foi excelente na minha opinião. Eu tava té pensando em fazer um tópico sobre ele, mas enfim... o filme mostro claramente o apartheid, a segragação racial e etc.
E tem aquela diferença dos filmes comuns de ETs, onde eles sao mals e os humanos os indefesos, nao que eles nao tenham suas defesas e sejam mais inteligentes q nós, mas deu pra mostrar como a nossa raça é egoísta e má. E o Wikus nada mais é que um egocentrico, a figura que nós humanos teríamos para outras raças, só pensar em nós por causa de um motivo maior, que no caso era voltar a ser humano, se nao ele tava pouco se fodendo... tanto que no começo os chamavam de ratos e no fim se tornou um deles. Ele nao merecia final de herói.. curti muito o fim e espero a continuação, melhor ainda c fosse o christopher voltando com um exercito de camaroes e matassem essa poha toda d MNU, mas duvido que seja assim.
Na minha opinião foi um dos melhores filmes de Ets que jah vi
to pensando em ir ver amanha, mas sei lá heim
ficção científica não é o meu forte