-
@ Emanoel e Drasty
Sem dúvida vocês tem razão: tenho erros ortográficos e esse capítulo ficou bem frio. Eu pensei em colocar uma ação, uma explicação no primeiro capítulo mas o meu objetivo escrevendo essa história é deixá-los com aquele gostinho de quero mais: cheia de mistérios. Se eu revelasse coisas no primeiro capítulo, acredito que perderia um pouco a graça. Não sei do ponto de vista de vocês... Gostaria que comentassem em relação à isso.
-
Não é uma questão de criar mistérios ou manter suspense, mas de omitir as emoções do protagonista e utilizar descrições pobres. A frieza é consequência da anorexia literária: relato rápido, direto, superficial. Esse recurso funciona em crônicas ou contos, mas torna histórias sequenciais bastante insossas. O que falta é densidade; para ficar instigado, o leitor precisa adentrar no enredo, compreender o ambiente e os personagens.
Seus escritos parecem bagunçados. Por exemplo, no penúltimo parágrafo desse primeiro capítulo, o narrador admite que gostaria de se alistar pela adrenalina; percebe-se que ele aprecia o perigo e provavelmente possui algum sentido heróico (o que, por enquanto, não faz sentido, mas pode ser esclarecido com o desenrolar da história). Entretanto, essa informação confronta o resto do texto, onde o mesmo personagem demonstra desgosto e horror por estar vivendo aquela situação. Aparentemente, as informações foram jogadas, sem muito planejamento – isso passa uma sensação de descaso e confunde o leitor; não é nada interessante.
O bom texto é mais do que uma teia de informações ou um jogo de perguntas e respostas (excesso de lacunas desgasta as narrativas longas); profundidade, uma ideia bem trabalhada, é imprescindível para qualquer obra de arte com pretensões dramáticas.
-
Hey, Emanoel matou a pau xD
Concordo com o que ele falou.
Eu gostei da ideia do texto. Achei interessante o mundo que você me fez imaginar. Mas o final não me agradou, e como falaram, ficou meio frio o texto.
E realmente, a oração no prólogo, coisas que ele falou no começo do texto não combinam com o personagem aventureiro que quer apenas adrenalina.
Abraços