Eu acho que já ouvi sobre a hístoria do livro da iracema...
Ela é uma india que tem um filho com um portugues não é?
Versão Imprimível
Já li resumo da maioria deles pra fazer provas de literatura no terceiro colegial, mas quando prestei fuvest nem estudei nada, só prestei porque minha mãe me obrigou.
Odeio livro, ainda mais quando são essas histórinhas babacas.
Ta, vejamos, já que vou fazer Letras, é meu dever saber sobre esses livros.
O que importa é associar a história do livro com o periodo que o poeta se encontra, por exemplo, Auto da Barca do Inferno é de Gil Vicente, que é um poeta Humanista. O periodo Humanista foi o periodo de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo, era um periodo Teocrata, ou seja, Deus era o centro do universo, e a igreja comandava.
Gil Vicente simplesmente fez o que hoje todos fazem na cara dura, falou mal e criticou todos. Mas de um modo sutil. Em vez de falar mal como as ex-cantigas de maldizer do Trovadorismo, ele utilizou muito a ironia, e esteriotipos para criticar. Em vez de falar da igreja, ele utilizou a figura de um frade, e assim por diante.
Mas, voltemos aos livros...
É bom, aconselho a ler o livro e depois ver o filme "O auto da compadecida", vale a pena, e ajuda a fixar.Citação:
* "Auto da Barca do Inferno", Gil Vicente
Não li. Simplesmente peguei o resumo. Alias, memórias nem foi pedido na minha escola, tenho que ler agora =xCitação:
* "Memórias de um Sargento de Milícias", Manuel Antônio de Almeida
* "Iracema", José de Alencar
Li os três. Dom Casmurro é MUITO bom. Vidas secas é ok. Agora A cidade e as Serras é irritante, pelo amor de deus.Citação:
* "Dom Casmurro", Machado de Assis
* "A Cidade e as Serras", Eça de Queirós
* "Vidas Secas", Graciliano Ramos
A rosa do Povo, e Poemas Completos, o importante disso não é decorar os poemas, e sim entender o que o autor estava passando naquele periodo.Citação:
* "A Rosa do Povo", Carlos Drummond de Andrade
* "Poemas Completos de Alberto Caeiro", Fernando Pessoa (heterônimo)
* "Sagarana", Guimarães Rosa
Com Drummond, lembrar das 3 "eras" = "Eu maior que o mundo" "eu igual ao mundo" "eu menor que o mundo".
Com Pessoa, lembrar do contraste feito no próprio livro, ele começa todo apaixonado, e do nada é como se a morte atingisse-o.
Ja o ultimo livro, é para o 4° bimestre, não lerei.
Perguntinha final, não cai Clarice Lispector na Fuvest? =x
Nunca li um livro desses O.o
Minha escola já levou o povo num teatro para ver Vidas Secas, mas não fui.
Dom Casmurro parece ser bom e é alvo de comentários no TibiaBR todo mês.
Auto da Barca do Inferno é escrito em forma de auto (Um teatro mais simples) =D
Parece ser legal, nesses dias eu li o auto da compadecida.
Já li vidas secas, dom casmurro, memórias de um sargento de milícias, as cidade e as serras, iracema
odiei os dois últimos
vidas secas curti bastante
falta ler os outros 4
Claro que não, Clarice Lispector é um lixo só. Escreveu apenas um livro bom, A Hora da Estrela e mais nada.Citação:
Perguntinha final, não cai Clarice Lispector na Fuvest? =x
Pra mim, literatura é ridículo. Não devia cair em nenhum vestibular. Nunca levou a humanidade à nada e nunca vai levar.
Não li nenhum, sei que não passo pelo vestibular da Fuvest este ano, mas aqui no paraná passo em todos sem chegar perto do catálogo de lixos literários recomendados.