Postado originalmente por
luizjuiz
Claro que eu não concordo com a forma de pensar dele mas sinceramente esses tipos de pessoa aí citados por você existem em toda parte, e o Brasil não é a assim por culpa delas, com certeza. O Brasil é assim por razões históricas, por ter sido colonizado, por ter tido a história do jeito que foi, a sequência dos acontecimentos e tudo mais, não pelo caráter das pessoas de hoje em dia. Aliás eu acho bem mais provável as pessoas terem esse tipo de atitude e idéia pelo Brasil ser um país de terceiro mundo do que o Brasil ser um país de terceiro mundo devido a esse tipo de pessoa. Um político por exemplo que vê a oportunidade de roubar uma boa quantia em dinheiro não pensa igual a você ou eu, é díficil se imaginar realmente no lugar dos outros e dizer "eu faria isso" ou "eu jamais faria isso", se o cara não pegar pra ele outro pegará, os políticos roubam muito mais pela facilidade que é roubar e a impunidade do que pela falta de caráter, políticos de países de primeiro mundo roubariam também se estivessem no lugar dos brasileiros. É o mesmo que você dizer "eu nunca roubei ninguém" num lugar que existe pena de morte e a justiça não falha, isso não quer dizer que você tem ou não "vontade" de roubar (o que aí sim significa falta de caráter). Além do mais ele dizer que vai votar em um cara que está disparado nas pesquisas e ganhar um emprego de 5 mil reais convenhamos que é um bom negócio, como você pode dizer "eu não aceitaria" se você nem conhece o cara? Você recusaria um emprego de 5 mil reais só para não votar num cara que vai ganhar de qualquer jeito (e que pode até ser um bom prefeito, o que é bem provável)?