Postado originalmente por WindScar
Veno, primeiramente, se você não percebeu, o tópico não fala apenas MMORPGs, e sim de qualquer jogo online. A maior parte dos jogos online são MMORPGs e isso é uma das coisas que eu critíco.
Segundo, você deve estar confundindo "interpretação de personagem" com "escravização de jogador". Essa é a minha segunda crítica. Além de não ter quase nenhum MMOG online decente, os que existem, MMORPGs, são escravizadores. Eu já joguei milhares de RPGs, e nenhum deles me obrigava a ficar horas e horas fazendo uma atividade desagradável pra conseguir level.
Terceiro, MMORPGs atualmente não tem mais nada de interpretação de personagem, e nem precisa ter. Roleplaying Game se refere a interpretação do jogo, e não dos personagens do jogo. Qualquer jogo com uma história que você tenha que entender pode ser considerado um Roleplay.
Quarto, me diz uma coisa, você já viu um MMOG sem level-up com um mapa? Ou seja, um jogo "decente", que exija prática e dedicação, que tenha uma comunidade viva e atuante, mas sem level-up? É esse o problema. Existem, sim, jogos online bons sem level up, mas eles falham na parte do MMO (massive multiplayer online), digo, não possuem uma comunidade fixa, são aqueles jogos de salas separadas que você costuma jogar contra sua lan ou contra amigos que você já conhece (ex: CS).
E, quinto. Só para sua informação, sim, eu estou planejando fazer um jogo nesse estilo (dentro de minhas limitações, claro). Obrigado por perguntar.